Nas Bancas

CARAS integra pela primeira vez o júri do Carro do Ano

A 35.º edição do Essilor Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal foi apresentada esta quinta-feira e apresenta várias novidades

CARAS
29 de setembro de 2017, 00:24

Começou a contagem decrescente para a eleição do sucessor do Peugeot 3008 como vencedor do Essilor Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal, o prémio mais importante da indústria automóvel em Portugal.
A 35.ª edição do Carro do Ano arranca com uma série de novidades que prometem aumentar a eficácia na escolha dos melhores automóveis do mercado português, bem como a visibilidade e o impacto público da iniciativa. Pela primeira vez, a CARAS integra o painel de jurados, composto por representantes de alguns dos mais importantes orgãos de comunicação nacionais.
As inscrições estão abertas e as várias marcas de automóveis preparam-se agora para inscrever os modelos cuja comercialização tenha ocorrido de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2017. Os jurados preparam-se para iniciar testes dinâmicos com os diferentes modelos a concurso. Estética, performances, segurança, fiabilidade, preço e sustentabilidade ambiental são algumas das áreas de avaliação dos jurados. O nome da totalidade dos carros a concurso será divulgado no final do mês de outubro. Numa segunda fase, em meados de janeiro, ficaremos a conhecer os sete finalistas.
Uma das novidades da edição deste ano é a criação de um galardão anual designado por “CARRO DO ANO” que visa premiar o modelo que represente, simultaneamente, um avanço tecnológico significativo no âmbito do mercado automóvel nacional e o melhor compromisso para o automobilista português em termos de economia (preço e custos de utilização), segurança e agradabilidade de condução. O modelo premiado será distinguido com o título de “Carro do Ano/Troféu Essilor Volante de Cristal 2018”, recebendo o respetivo representante ou importador o “Troféu Volante de Cristal”. Em paralelo, será galardoado o melhor produto automóvel (versão) em segmentos distintos do mercado nacional: Citadino, Familiar, Executivo, Desportivo (inclui descapotáveis), SUV (inclui Crossovers), e ecológico.
Referência, ainda, para o prémio Ecológico do ano. Uma distinção especial reservada a veículos com motores elétricos ou híbridos (que combinem motor elétrico e motor térmico).
Prémio Tecnologia e Inovação

Para esta edição, a organização voltará a selecionar cinco dispositivos inovadores e tecnologicamente avançados que consigam beneficiar diretamente a condução e o condutor, que serão apreciados e posteriormente votados pelos jurados em simultâneo com a votação final.
RTP, SIC e TVI juntas no Carro do Ano 2018

A 35.ª edição do Essilor Carro do Ano/ Troféu Volante de Cristal é o grande evento anual de consagração da indústria de comércio automóvel em Portugal. Pela primeira vez, desde que existe o troféu, os três maiores canais de televisão portugueses integram o júri garantindo um retorno mediático inédito. Estão presentes um total de 18 jornalistas que representam a imprensa escrita, os meios digitais, a rádio e a televisão. O Carro do Ano/Troféu Essilor Volante de Cristal 2018 é organizado pelo semanário Expresso e pela SIC/SIC Notícias.
Júri da 35.ª edição do Carro do Ano:

Carros e Motores – Miguel Rodrigues

Correio da Manhã – Rui Faria

CARAS/SIC CARAS – Pedro Amante

Expresso – Rui Cardoso

Jornal de Negócios – Adriano Oliveira

RTP – Paulo Solipa

Rádio Renascença/RFM – Francisco Brandão Ferreira

Razão Automóvel – Guilherme Costa

Record – Paulo Renato Soares

Revista do ACP – António Xavier

SIC/SIC Notícias – Rui Pedro Reis

Público – Carla Ribeiro

TVI – Pedro Pinto
Júri convidado

Automonitor – Álvaro De Mendonça

Digital Motores – Luís Cáceres Monteiro

Exame Informática – Sérgio Magno
História do Carro do Ano / Palmarés

1985 – Nissan Micra

1986 – Saab 9000 Turbo 16

1987 – Renault 21

1988 – Citroën AX

1989 – Peugeot 405

1990 – VW Passat

1991 – Nissan Primera

1992- Seat Toledo

1993 – Toyota Carina E

1994 – Seat Ibiza

1995 – Fiat Punto

1996 – Audi A4

1997 – VW Passat

1998 – Alfa Romeo 156

1999 – Audi TT

2000 – Seat Toledo

2001 – Seat Leon

2002 – Renault Laguna

2003 – Renault Mégane

2004 – VW Golf

2005 – Citroën C4

2006 – VW Passat

2007 – Citroën C4 Picasso

2008 – Nissan Qashqai

2009 – Citroën C5

2010 – Volkswagen Polo

2011 – Ford C-Max

2012 – Peugeot 508

2013 – VW Golf

2014 – Seat Leon

2015 – Volkswagen Passat

2016 – Opel Astra

2017 – Peugeot 3008

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras