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Ao volante dos novos Volvo S90 e V90

Fomos conhecer as novas apostas da marca sueca em Estepona, perto de Málaga, Espanha.

Pedro Amante
25 de julho de 2016, 23:26

Vivem-se tempos de mudança na Volvo. Num prazo de quatro anos a marca sueca pretende renovar toda a sua gama. Começou com o XC90, seguiram-se os S90 e V90 e confesso que estou curioso para saber como serão os próximos modelos a adotar este novo ADN da marca.
Já tinha tido a oportunidade de conduzir o XC90 e fiquei agradavelmente surpreendido. Desta vez, fui até Estepona, perto de Málaga, em Espanha, para conduzir a berlina S90 e a carrinha V90. A Volvo aposta forte nestes dois modelos, mesmo a nível publicitário, já que a campanha é protagonizada por aquele que é um dos grandes símbolos atuais deste país escandinavo, o futebolista Zlatan Ibrahimovic, a nova contratação do Manchester United.
A plataforma modular SPA é a base da nova geração 90 e já tinha sido estreada no novo XC90. Esta plataforma permite ajustar-se consoante o modelo, daí as inúmeras semelhanças que encontramos entre o SUV e estes dois novos carros. A altura e a posição de condução são, sem dúvida, a maior das diferenças. O design segue a nova linha da marca e um dos grandes trunfos é, sem dúvida, o espaço a bordo e o conforto. Os materiais utilizados são sóbrios e de excelente qualidade e é um prazer conduzi-los. Tudo foi pensado ao pormenor num habitáculo dominado pela consola central e pelo imponente ecrã tátil onde podemos configurar e controlar os vários sistemas de segurança, sistema de navegação, áudio ou climatização. Tudo muito intuitivo, sem botões em excesso, e à distância de um toque. O sistema de som Bowers & Wilson é uma opção, mas marca a diferença.
Impossível falar de um Volvo sem realçar a segurança, umas das grandes bandeiras da marca. Nos novos S90 e V90 estão disponíveis sistemas tão variados como o City Safety, o Pilot Assist (disponível até 130 Km/h), o BLIS (sistema de alerta de objeto no ângulo morto), câmara 360 graus, assistência ao estacionamento, ou o alerta de colisão traseira com travagem. No caso de sofrermos um embate na traseira do carro este trava para que não siga desgovernado.
Quanto a motores, longe vão os tempos em que a Volvo recorria a motores de outros fabricantes para equipar os seus modelos. Os S90 e V90 estão equipados com motores Volvo Drive-E: D4 de 190 cv com tração dianteira ou integral com caixa de velocidades automática; D5 de 235 cv com tração integral e caixa de velocidades automática; T6 a gasolina com 320 cv. Lá mais para o final do ano chega o D3 de 150 cv e mais para a frente chega a versão híbrida T8 Twin Engine, que permite fazer cerca de 45 Km em modo tatalmente elétrico.
Os novos S90 e V90 chegam a Portugal em setembro com os níveis de equipamento Momentum Connect e Inscription. O S90 D4 estará disponível a partir de 53.800 euros. A carrinha V90 custam mais 2.800 euros.
A concorrência que se cuide!

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