Nas Bancas

Volvo aposta na condução autónoma e nos veículos elétricos

A marca sueca está a preparar um ambicioso programa tecnológico baseado na consução autónoma e nos carros elétricos

Luís Cáceres Monteiro
8 de junho de 2016, 13:32

A Volvo aproveitou a visita ao nosso país de Anders Gustafsson, vice-presidente da marca para a Europa, Médio Oriente e África, para promover uma conversa informal com a imprensa portuguesa. Aproveitámos a ocasião para saber quais são as principais novidades da marca sueca a curto prazo e também antecipar a visão da Volvo para o futuro
.A Volvo Car Group anunciou um crescimento das suas vendas mundiais no mês de Maio. Naquele que foi o 12º mês consecutivo a crescer, as 42.107 unidades vendidas. De Janeiro a Maio a Volvo está agora a crescer 10,4% a nível mundial.
Em Maio, a China foi o maior mercado para a Volvo com um total de 7.045 unidades o que representou um ligeiro crescimento em relação a 2015. Os modelos mais vendidos neste mercado foram o XC60 e o S60L. Os Estados Unidos, mercado onde o XC90 foi o modelo de maior sucesso seguido do XC60, apresentou um aumento de vendas na ordem dos 10,2%. Na Europa, com o V40 a liderar as vendas, o resultado subiu 3,3% cifrando-se nas 22.638 unidades.
Em Portugal, a Volvo continua a confirmar um crescimento positivo. Com 352 unidades matriculadas a marca cresceu, no mês de Maio, 10,69% quando comparado com o ano anterior.
Na conversa com Anders Gustafsson os jornalistas portugueses trocaram algumas ideias com o vice-presidente da Volvo sobre a sua visão para a marca a curto e médio prazo. Ao longo dos últimos anos, a Volvo tem vindo a preparar-se para o desafio dos veículos elétricos. Para isso, desenvolveu duas novas plataformas para os seus automóveis de maiores e menores dimensões que sejam capazes de incorporar, não só a tecnologia híbrida, mas também a tecnologia totalmente elétrica – Plataformas SPA - Scalable Product Architecture e CMA - Compact Modular Architecture (CMA) respetivamente.
As series 90 e 60 serão construídas tendo como base a plataforma SPA, e, em breve, será lançada a nova série 40 na plataforma CMA. Todas as séries terão versões elétricas.
A Volvo pretende posicionar-se como um dos fabricantes da linha da frente no caso dos veículos eléctricos. Os gestores da marca confirmam a entrada em produção de um novo automóvel 100% eléctrico até 2019, acreditando que a médio prazo as vendas anuais de carros eléctricos da marca cheguem aos 10 por cento.
Outro dos temas em debate na conferência de imprensa foi a condução autónoma. A Volvo pretende iniciar já em 2017 um novo programa de testes dinâmicos na cidade de Gotemburgo. Cerca de 100 clientes vão conduzir carros equipados com diversas tecnologias para optimizar a condução autónoma. Estes testes estão integrados no programa Drive Me com iniciativas previstas para diferentes países como Inglaterra ou a China, além da Suécia, e pretendem dar corpo ao desafio Visão 2020 que tem como lema – “ninguém perderá a vida ou ficará gravemente ferido num novo Volvo”.
VOLVO OCEAN RACE REGRESSA A LISBOA EM 2017
Esta será a terceira vez que a Volvo Ocean Race visita Lisboa, etapa que é unanimemente considerada por todas as equipas como uma das melhores de toda a regata.
Com início previsto para a cidade espanhola de Alicante, a edição de 2017 terá na capital portuguesa o segundo stopover.
Como curiosidade, destaque para o facto de esta ser a primeira vez na história da Volvo Ocean Race que os barcos, depois da partida, rumam a norte. A segunda etapa da competição ligará Lisboa a Cape Town, numa recriação histórica do percurso realizado há mais de 500 anos por Vasco da Gama.
BOATYARD” FICA EM LISBOA
Uma das novidades para a próxima edição da Volvo Ocean Race será a instalação do estaleiro oficial na Doca de Pedrouços. A instalação do boatyard em Lisboa reveste-se de capital importância pois irá assegurar um ano de stopover das várias embarcações da prova. Assim, toda a manutenção e upgrade dos barcos será feita em Lisboa.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras