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Ao volante do novo Mazda MX-5

O roadster mais vendido do mundo renovou-se e já está à venda em Portugal. As novidades são muitas e o preço de entrada é muito interessante

Luís Cáceres Monteiro
5 de outubro de 2015, 18:56

A quarta geração do modelo icónico da marca japonesa já está à venda em Portugal. O Mazda MX-5 prepara-se para atingir a marca de 1.000.000 de unidades com esta nova geração, a quarta. O visual é agressivo e as linhas fluidas, inspiradas na filosofia de design KODO - A Alma do Movimento.
Novo motor 1,5 litros de 131 CV

O MX-5 está à venda com dois motores a gasolina, um bloco de 1,5 litros e 131 CV às 7.000 rpm, com um binário de 150 Nm ás 4.800 rpm, e outro de 2,0 litros e 160 CV às 6.000 rpm e 200 Nm às 4.600 rpm. Gostei bastante do comportamneto dinâmico deste roadster com o novo motor 1.5 a gasolina. É a partir das 1500 rpm que o som rouco chega ao interior do habitáculo, sem incomodar. A caixa de seis velocidades é dura e de relações curtas, fácil de utilizar, a direção direta. Um dos aliciantes deste modelo sempre foi o prazer de condução, a aerodinamica é apurada. O MX-5 pesa "apenas" uma tonelada e o comprimento total não chega aos quatro metros. Não julgue que o dois lugares japonês é pastelão com este pequeno motor, pelo contrário, não é um foguete, é verdade, no entanto, revelou-se bastante disponível, agil, divertido de conduzir. Neste primeiro ensaio consegui fazer médias de 7 litros.
A gama do Mazda MX-5

Os clientes do novo Mazda MX-5 podem optar por uma gama que se divide em três patamares de equipamento - Essence, Evolve e Excellence - todos associados à motorização SKYACTIV-G menos potente, de 131 CV. Já a variante de 160 CV está apenas disponível no nível Excellence. Em Portugal e para o nível Essence, o novo Mazda MX-5 integra direcção assistida, imobilizador, travões de ABS com Distribuição Electrónica da Força de Travagem (EBD), Assistência à Travagem de Emergência (EBA), Controlo Dinâmico de Estabilidade (DSC), Sistema de Monitorização da Pressão de Pneus (SMPP) e faróis de LED, para além de duplo airbag e airbag lateral, sistema de áudio com leitor de CD e Bluetooth, vidros eléctricos, ar condicionado, computador de bordo e jantes de liga leve.
No nível intermédio Evolve, acresce o sistema de Luzes Diurnas de LED, volante em pele, cruise control, Interface Homem-Máquina (HMI); nos Evolve HS somam-se os conteúdos do Pack High Safety, nomeadamente o ar condicionado automático, o Lane Departure Warning, sensores de luminosidade/chuva, estofos em pele e bancos aquecidos; os MX-5 Evolve Navi e Evolve HS Navi incluem ainda o sistema de navegação.
Associada aos dois motores SKYACTIV-G 1.5 e 2.0, a gama Excellence subdivide-se em duas propostas: a Excellence Navi que integra tudo o atrás descrito e ainda os sensores traseiros de estacionamento, sistema de áudio BOSE, sistema de chave inteligente; e a Excellence Pack Sport Navi, propostas também equipadas com Bancos Recaro, Blind Spot Monitoring System (BSMS), Adaptive Front Lighting System (AFLS) e diferencial autoblocante (LSD).
Os preços do novo Mazda MX-5 integram-se no intervalo dos 24.450 euros aos 40.490 euros. Acrescem em 260 euros se o cliente optar por pintura metalizada e mais 150 euros se o cliente optar pelo tom Vermelho Soul.

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