Nas Bancas

Volkswagen Passat eleito Carro do Ano em Portugal

A 9.ª geração do modelo alemão conquistou o Troféu Essilor Volante de Cristal.

Luís Cáceres Monteiro
26 de fevereiro de 2015, 00:35

O Júri do Carro do Ano/Troféu Essilor Volante de Cristal elegeu o Volkswagen Passat como Carro do Ano em Portugal. O anúncio foi feito hoje na cerimónia de entrega de prémios que decorreu em Lisboa, onde foram ainda distinguidos os vencedores das diversas Classes do Carro do Ano e atribuído o prémio Personalidade do Ano à Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), pelo seu papel na promoção do desporto motorizado.
Ao longo de três meses os 21 jornalistas que compõem o Júri tiveram oportunidade de realizar intensos testes aos 15 modelos que se apresentaram a concurso da 31ª edição deste prémio, organizado pelo Expresso e SIC Notícias, e que conta com a colaboração de alguns dos mais importantes meios de comunicação social portugueses.
Nos testes dinâmicos foram avaliadas as valências de cada candidato em matérias tão diversas como design, comportamento e segurança, conforto, ecologia, conceção e qualidade de construção, performances, preço e consumos. O objetivo do Júri é encontrar a proposta mais homogénea e adequada à realidade socioeconómica do nosso país.
O Volkswagen Passat acabou por merecer a preferência da maior parte dos jornalistas na ronda de votação final onde se defrontou com outros cinco finalistas: Citroen C4 Cactus, Nissan Qashqai, Opel Adam Rocks, Peugeot 308 SW e Renault Twingo.
A 9ª geração do modelo alemão conquista assim mais uma vez o mais importante e prestigiado prémio atribuído a um automóvel em Portugal. Recorde-se que o Passat já havia conquistado o troféu Volante de Cristal nas edições de 1990, 1997 e 2006, tornando-se assim no modelo que mais vezes inscreveu o seu nome no palmarés desta iniciativa.
Além da escolha do prémio principal o Júri do Carro do Ano/Troféu Essilor Volante de Cristal distinguiu ainda as versões vencedores das Classes do Carro do Ano, bem como a Personalidade do Ano.
Vencedores das Classes do Carro do Ano:
Citadino do Ano: Renault Twingo Energy TCE 90 S&S Sport
Familiar do Ano: Nissan Qashqai 1.5 dci 110 CV N-TEC
Carrinha do Ano: Volkswagen Passat Variant 2.0 TDI 150 CV
Executivo do Ano: Volkswagen Passat 2.0 TDI 150 CV
Crossover do Ano: SEAT Leon X-Perience 1.6 TDI CR 110 CV 4 drive
Desportivo do Ano: Audi TT Coupé 2.0 TDI 184 CV
Ecológico do Ano: Volkswagen e-up 82 CV
Personalidade do Ano: Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK)




Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras