Nas Bancas

Garrett McNamara usa prancha feita totalmente em cortiça

A prancha é resultado de uma parceria entre a Mercedes-Benz Portugal e a Corticeira Amorim

CARAS
1 de novembro de 2014, 09:11

É um projeto 100% nacional e contou com o apoio da Polen Surfboards, uma empresa portuguesa que deu forma à nova prancha de Garrett McNamara e que vai ser usada pelo surfista nas ondas gigantes da Nazaré.

A prancha, feita totalmente em cortiça, foi entregue a Garrett McNamara por Joerg Heinermann, CEO da Mercedes-Benz Portugal, e Alberto Baptista, diretor comercial da Amorim Cork Composites. 

O desafio era conceber uma prancha com materiais originais mas que têm comprovado a sua eficácia, resistência e durabilidade nos mais variados projetos a nível mundial, da indústria espacial à automóvel, passando pela produção têxtil às típicas rolhas de garrafa: a cortiça portuguesa. A produção de uma prancha totalmente em cortiça foi feita com o apoio e expertise do maior produtor mundial de cortiça, a Corticeira Amorim.
A escolha deste material sustentável foi clara para Garrett, que afirma ser “altamente resistente e ao mesmo tempo flexível para suportar o impacto de ondas gigantes”. Segundo o surfista: “Sendo Portugal o maior produtor do mundo de cortiça faz todo o sentido usar este material para produzir uma prancha de alta performance para a Nazaré. Quando surfamos ondas gigantes é preciso uma prancha flexível mas com alta resistência para que não possa quebrar. Acredito que estas pranchas serão a referência em termos de tecnologia para todos aqueles que surfam ondas gigantes, é por isso, uma honra poder estar envolvido neste projeto inovador que é o MBoard, da Mercedes-Benz, agora com o apoio adicional e know-how da Corticeira Amorim e a tecnologia da Polen Surfboards.”
Garrett McNamara, é atualmente o detentor do recorde mundial da maior onda alguma vez surfada, com um registo certificado pelo livro dos recordes do Guiness. Com as pranchas desenhadas pela Mercedes-Benz em 2013 surfou as ondas gigantes da Nazaré a 62,4 km/hora. Este feito tecnológico só foi possível de ser medido graças ao sistema de telemetria desenvolvido pela Mercedes-Benz, no âmbito do MBoard Project.
Segundo Joerg Heinermann, CEO da Mercedes-Benz Portugal: “Estamos muito satisfeitos por realizar esta parceria que envolve várias empresas e órgãos nacionais."

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras