Nas Bancas

Motores: Os novos smart fortwo e forfour

No dia em que começa a maior concentração mundial de Smart, apresentamos-lhe as características dos novos modelos.

Divulgação
17 de julho de 2014, 18:06

A revolução entra na fase seguinte – o smart fortwo sofreu melhorias em virtualmente todas as áreas e está marcadamente mais confortável. O conceito de referência de motor atrás do smart é disponibilizado pela primeira vez também no smart forfour de quatro lugares. A potência é fornecida pelos motores tecnologicamente avançados de três cilindros, com 45 kW/60 cv, 52 kW/71 cv e 66 kW/90 cv, enquanto a transmissão é conseguida através de uma caixa manual de cinco velocidades ou pela caixa automática de dupla embraiagem. Um conjunto de detalhes inovadores garante ainda mais diversão na cidade. A nova geração smart será lançada no mercado europeu em novembro. O preço do smart fortwo com motor de 52 kW será inferior a 11.000 euros, enquanto o smart forfour custará mais 1.000,00 € com o mesmo motor.
A marca apela tanto para o coração como para a mente. Um idioma expressivo de design e cores personifica a pura alegria de viver. As proporções compactas e os detalhes inteligentes atestam a funcionalidade exclusiva. O novo smart fortwo e o novo smart forfour são reconhecidos claramente como membros da mesma família. Por exemplo, muitas funcionalidades de design, tais como os faróis, a grelha do radiador à frente e a icónica célula de segurança em tridion, são idênticas e ambos os veículos estão equipados com motores atrás, tornando-os particularmente ágeis no trânsito urbano.
Extrema agilidade e utilização ótima do espaço – mais diversão na cidade
Pequenas saliências, comprimento mínimo, elevado ângulo de viragem. Os novos modelos smart têm tudo o que é necessário para manobrar elegantemente em qualquer lugar de estacionamento - e também em qualquer curva. Em termos do raio de viragem, o novo smart fortwo estabelece uma nova referência: com 6,5 m (de passeio a passeio) e 7,30 m (de parede a parede), simplifica extremamente as manobras de viragem. E o novo smart forfour vira praticamente no mesmo espaço dos fortwo anteriores (parede a parede: 8,75 m). As suas estatísticas são de 8,65 m (passeio a passeio) e 8,95 m (parede a parede).
Os novos modelos têm uma vez mais trunfos em relação ao espaço máximo em dimensões mínimas, tal como é comprovado pelo excelente índice de espaço da carroçaria. Os pontos a realçar adicionais incluem ainda a abertura das portas traseiras, quase a 90° no smart forfour, e a possibilidade de rebater o encosto do banco do passageiro, standard em todas as versões.
Segurança real – funcionalidades de segurança
O conceito de segurança essencial incorporado com tanto sucesso nos modelos anteriores foi mantido. Como uma noz, o interior é protegido contra danos por uma concha rígida: a célula tridion. É utilizada agora no novo smart uma elevada percentagem de aços de alta resistência formados a quente e aços multifaseados de máxima rigidez. Mantendo a filosofia "Real Life Safety" da Mercedes-Benz, o foco dos testes de colisão com outros veículos incidiu na compatibilidade com veículos substancialmente maiores e mais pesados. Os novos veículos smart tiveram um bom desempenho nas colisões frontais com o Classe S e com o Classe C.
Os sistemas de assistência avançados, que estavam anteriormente reservados às classes superiores de veículos, melhoram ainda mais a segurança e o conforto. Estes incluem o Assistente de ventos laterais (standard), o aviso de colisão frontal (opção) e o Assistente de mudança de faixa (opção).
Um eixo dianteiro com novo desenho que adota elementos do Classe C da Mercedes-Benz, um eixo traseiro De Dion otimizado, um curso dos amortecedores substancialmente aumentado, pneus com paredes mais altas e um raio de viragem reduzido sem precedentes são os realces do novo chassi. O chassi e a suspensão da nova geração do smart evoluíram com base na experiência adquirida com os modelos anteriores do smart, e foram desenhados para melhorar significativamente o conforto em viagem.
Novos motores de três cilindros, transmissão com embraiagem dupla - o sistema de condução
Estarão disponíveis no lançamento duas motorizações a gasolina, de três cilindros: o motor naturalmente aspirado gera 52 kW/71 cv com uma cilindrada de 999 cc. O elevado binário do motor disponível a partir das 1000 rpm (máximo: 91 Nm a 2850 rpm) permite uma condução particularmente económica nas velocidades superiores, mesmo em trânsito urbano.
O topo de gama é o motor turbo com 66 kW/90 cv. O motor de 898 cc disponibiliza o binário máximo de 135 Nm às 2500 rpm. O turbocompressor totalmente novo possui uma válvula de escape controlada eletronicamente que permite o aumento da resposta do motor, em conjunto com uma redução do consumo de combustível. Outra funcionalidade distinta é o sistema de start/stop automático.
Para além do turbocompressor, uma vasta gama de outras medidas técnicas contribuem para a excelente eficiência do motor em termos de consumo de combustível e desempenho. Estas incluem o controlo variável de compressão e o ajuste variável das válvulas de admissão. Alguns meses depois do lançamento no mercado, a gama será alargada com um motor a gasolina básico com 45 kW/61 cv.
As duas versões da transmissão são igualmente novas no smart: os clientes podem optar entre uma transmissão manual de cinco velocidades e a transmissão twinamic de seis velocidades com dupla embraiagem.
passion, prime e proxy – as novas linhas
As três linhas de equipamento (passion, prime e proxy) e um conjunto de itens opcionais, alguns dos quais destinados exclusivamente aos segmentos mais elevados, tornam cada smart fortwo ou smart forfour numa joia única por direito próprio. Mesmo na versão de acesso, os dois modelos oferecem um conjunto global de funcionalidades de segurança e conforto. Estas funcionalidades incluem luzes LED de condução diurna, fecho centralizado com comando à distância por rádio, sinal visual de verificação de fecho das portas e imobilizador, cruise control com limitador (limite de velocidade variável), indicador de temperatura exterior com aviso de gelo, painel de instrumentos com visor LCD monocromático e computador de bordo e vidros elétricos à frente.
passion, prime e proxy são os nomes das três linhas que servem para configurar o smart fortwo e o smart forfour e proporcionar diferenciação, particularmente no interior. As suas funcionalidades incluem um volante multifunções de pele, um painel de instrumentos com visor a cores de 3,5 polegadas e bancos aquecidos.
Para combinar com o lançamento no mercado da nova geração smart, a edição #1 estará também disponível durante um período limitado. Esta versão oferece funcionalidades exclusivas de design, tais como uma célula de segurança tridion em cor-de-laranja lava, combinada com painéis/carroçaria em branco no fortwo e cinzento grafite no forfour.
Os sistemas multimédia cumprem os padrões mais elevados, com integração global de smartphones, navegação em tempo real e operação intuitiva com ecrã tátil. O smart está a oferecer pela primeira vez o sistema de som JBL, que produz um som impressionante. Incorpora um amplificador DSP de 6 canais (240 W) no fortwo e um amplificador DSP de 8 canais (320 W) a bordo do forfour. Um total de oito (fortwo) ou doze (forfour) altifalantes de alto desempenho oferece um prazer de som extraordinário.
smart cross connect é uma nova aplicação revolucionária da smart disponível gratuitamente para os clientes no smart fortwo e no smart forfour. smart cross connect oferece ainda mais funcionalidades em movimento e fora do veículo. smart parking encontra-se entre as funcionalidades que oferecem agora um design mais fácil de utilizar e que incorporam novas funções.
FUN.ctional – o design exterior
Saliências extremamente pequenas à frente e atrás – a nova geração smart possui igualmente estas proporções típicas. E, graças à largura entre rodas 100 mm maior, estão posicionadas mais para fora. Estas proporções características oferecem visibilidade e agilidade extraordinárias e, em conjunto com o motor atrás, permitem que a célula dos passageiros tenha um espaço sem paralelo nestas dimensões compactas. O contraste das cores entre a célula tridion e os painéis da carroçaria é outra característica da marca smart.
Os designers da smart referem-se à evolução da silhueta como design "uma caixa e meia". Tornou-se necessária uma alteração às proporções de "uma caixa" por dois motivos: O capot mais elevado dá ao smart um caráter mais adulto e desportivo.
O smart apresenta uma face amigável mas confiante. Uma funcionalidade decisiva desta face amigável é a assinatura da grelha smart, que é agora ligeiramente maior. A estrutura perfurada da grelha resulta de um padrão alveolar. Os alvéolos reduzem-se para o exterior - os designers referem-se a isto como "esbatimento". O aro da grelha está disponível em várias cores para combinar ou contrastar com os painéis da carroçaria, incluindo preto, prata e branco. A segunda abertura de refrigeração preta no para-choques apresenta igualmente o padrão alveolar.
O logótipo smart marcadamente maior no centro da grelha também demonstra autoconfiança. É agora tridimensional e com uma forma quase esférica, harmonizando com as linhas distintamente mais sensíveis do smart. O logótipo tem um acabamento mate, em vez da aparência brilhante, tal como todos os pormenores cromados aplicados moderadamente.
As luzes dianteiras rômbicas, oferecem uma aparência desportiva atrativa. As luzes de condução diurna em forma de U acrescentam um design característico. Em combinação com o pacote LED & Sensor, os faróis incorporam uma função de boas-vindas: quando o veículo é destrancado, a luz dos faróis pisca, como se o smart estivesse a dar as boas-vindas ao seu dono.
Uma atenção dedicada aos detalhes é demonstrada, por exemplo, pelo modo como o padrão alveolar é usado nas coberturas dos faróis. Nos indicadores de mudança de direção, o padrão alveolar tem ainda a função de dispersar a luz. O capot também revela as novas linhas esculturais, descrevendo uma curva descendente poderosa e desportiva entre os faróis.
O novo smart forfour é reconhecido claramente como um membro da nova família smart, partilhando muitas características de design com o smart fortwo. Naturalmente, é no perfil que se encontra a maior diferença entre o fortwo e o forfour: o smart fortwo tem uma porta grande que se estende até ao pilar B com uma janela sem estrutura. Os genes típicos do smart são assim reconhecidos de longe na estrada: os contornos apelativos das portas e a célula tridion exclusiva. Características padrão como os pormenores no centro das portas sublinham a imagem da marca. Isto é acompanhado pela tampa do depósito de combustível do lado direito e a entrada de ar do motor traseiro debaixo do pilar B do lado esquerdo. Tal como anteriormente, a porta é revestida com um painel de plástico leve de alta qualidade. Isto permite que o rei do estacionamento se livre dos toques e dos para-choques dos outros condutores.
A vista de perfil do smart forfour revela os mesmos elementos do fortwo, mas tem uma célula tridion mais longa e também a porta adicional. As saliências dianteiras e traseiras são tão pequenas como no fortwo. A linha do tejadilho do forfour desce para a traseira com um estilo coupé.
Uma nova característica dos dois modelos é o contorno pronunciado. Esta característica transmite às duas versões uma aparência firme na estrada e estabelece uma separação visual entre a carroçaria e o habitáculo do veículo.
A porta traseira com duas secções conquistou o coração dos condutores do smart. O novo smart fortwo possui de novo esta funcionalidade especial, permitindo carregar o veículo mesmo em espaços de estacionamento reduzidos.
As luzes traseiras rômbicas incorporadas na célula tridion são reminiscentes da primeira geração do smart e combinam com a grande largura entre rodas para realçar a largura na traseira. Está disponível opcionalmente um cenário LED único, em conjunto com o pacote LED & Sensor: cada luz traseira tem onze cubos iluminados individualmente, proporcionando um design noturno impressionante. O típico padrão alveolar aparece de novo em vidro claro sobre os indicadores de mudança de direção e luzes de marcha atrás, no centro das luzes.
O smart forfour tem essencialmente os mesmos elementos que o smart fortwo. Está equipado com porta traseira de uma secção que abre para cima, para permitir a carga conveniente da parte inferior do compartimento de bagagem.
As novas cores exteriores ricas e cerca de 40 possíveis combinações entre os painéis da carroçaria e a célula tridion aumentam a imagem alegre da marca. As novas cores disponíveis incluem branco(mate), cor-de-laranja (metalizado) e castanho(metalizado), que podem ser aplicadas para contrastar com as novas cores da célula tridion, tais como prata (metalizado) ou cor-de-laranja(metalizado).
Descontraído e encantador – o design interior
"Loop" é o nome que os designers atribuem ao ambiente emocional dominante no interior, incorporado no painel e nas portas, por exemplo. O próprio painel escultural é composto por duas secções - uma secção arrojada e sensual que pode ser coberta opcionalmente com tecido, e uma grande secção interior côncava que incorpora os elementos funcionais. Em frente do painel, o centro de informações e entretenimento com rádio/navegação e o painel de instrumentos parecem flutuar.
O tablier e os painéis centrais das portas têm coberturas extensas de tecido nas três linhas. Esta superfície têxtil de alta qualidade é muito agradável ao toque e é semelhante à malha utilizada nos sapatos desportivos modernos. A estrutura de malha é um USP neste segmento de veículos.
O conceito de cor e de material sublinha o caráter descontraído e encantador da nova geração smart, com a aparência distinta e individual das linhas de equipamento. Os bancos dianteiros desportivos com contornos escuros são desenhados como bancos integrais.
O painel de instrumentos e a sua segmentação semicircular dos indicadores de velocidade e de aviso são dos modelos smart anteriores, mas com uma nova aparência. Os ventiladores esféricos atraentes são simples e divertidos de usar. A unidade de controlo do ar condicionado, posicionada centralmente, tem uma aparência pouco habitual: a temperatura pretendida pode ser definida numa escala no centro com a ajuda de uma lupa deslizante.
Está disponível opcionalmente um volante de três raios como versão multifunções, que pode ser utilizado para controlar o rádio ou a unidade de navegação no centro do painel. O centro de informação e entretenimento, com um estilo eletrónico moderno, parece flutuar em frente do painel. O interior reflete assim os valores de uma geração nova, ativa e ligada em rede.
As portas assumem o "loop" do painel, com as suas linhas elíticas. O grande apoio-de-braços oferece conforto. O padrão alveolar do exterior é usado no altifalante integrado e no tweeter do triângulo do retrovisor.
O mais pequeno raio de viragem de qualquer veículo – o conceito
Pequenas saliências, comprimento mínimo, elevado ângulo de viragem. Os novos modelos smart têm tudo o que é necessário para manobrar elegantemente em qualquer lugar de estacionamento - e também em qualquer curva. Em termos do raio de viragem, o novo smart fortwo estabelece uma nova referência: com 6,5 m (de passeio a passeio) e 7,30 m (de parede a parede), simplifica extremamente as manobras de viragem. E o novo smart forfour vira praticamente de modo tão compacto como os fortwo anteriores (parede a parede: 8,75 m). As suas estatísticas são 8,65 m (passeio a passeio) e 8,95 m (parede a parede).
O smart fortwo e o smart forfour utilizam o espaço disponível de modo excecional. Os engenheiros da smart desenvolveram o índice de espaço da carroçaria (BSI) para descrever a eficiência de utilização do espaço. Descreve o rácio do interior para o comprimento exterior, onde o comprimento interior é medido horizontalmente desde o pedal do acelerador na posição de descanso até à extremidade traseira, constituindo um modo simples de comparação entre veículos diferentes. Os dois modelos novos da smart conseguem classificações de topo com este critério: 75% (smart fortwo) e 77 % (smart forfour).
O novo smart forfour oferece naturalmente ainda mais capacidade de carga. Os encostos dos bancos traseiros podem ser rebatidos para criar uma superfície de carga nivelada com 1285 x 996 mm e um volume de carga de 975 litros – a referência no seu segmento. O comprimento de carga com o encosto do banco do passageiro dianteiro rebatido é também excecional, 2,22 metros.
E, acima de tudo, estão disponíveis opcionalmente assentos reversíveis para os bancos traseiros no forfour. Os bancos "ready space" na traseira podem ser rodados e baixados substancialmente de modo muito rápido para permitir mais 12 cm de altura de carga interior, que é muito simples de usar graças à abertura das portas traseiras num ângulo de quase 90°.
Marcadamente mais confortável – o chassi
O novo smart foi configurado essencialmente para conseguir características suaves de comportamento subvirador. Os tamanhos diferentes dos pneus à frente e atrás foram assim mantidos, enquanto os pneus dianteiros mais estreitos, em conjunto com um ângulo de viragem exterior elevado, contribuem para um reduzido raio de viragem sem precedentes. O ABS, ASR e ESP® estão prontos para intervir nos limites críticos de aderência à estrada. Uma função de arranque em subida e a assistência de travagem estão integradas no sistema de travagem.
Os engenheiros desenharam uma nova suspensão McPherson com um rolamento de via tripla para o eixo dianteiro. Cada roda é controlada por uma forquilha debaixo do centro da roda, estrutura McPherson e um braço de ligação. Os rolamentos guia e de conforto das forquilhas proporcionam conforto adicional, em conjunto com o aumento acentuado do curso global dos amortecedores. Particularmente durante a fase de compressão, o novo smart é significativamente mais suave em superfícies irregulares do que anteriormente.
Os novos modelos smart possuem também um eixo traseiro De-Dion sofisticado, que foi modificado para aumentar substancialmente o conforto. Os novos elementos são os amortecedores de tubo duplo e molas helicoidais em forma de barril separadas. Dois espaçadores de elastómero permitem a separação eficaz do ruído das molas helicoidais entre a carroçaria e o eixo traseiro.
O pacote de suspensão Sport está disponível opcionalmente para quem procura um comportamento mais desportivo para o seu smart. Os amortecedores são mais rígidos e o veículo é dez milímetros mais baixo.
Como standard, os novos modelos smart têm direção de cremalheira mecânica. O sistema Direct-Steer com rácio variável e assistência elétrica permitem um prazer de condução consideravelmente melhorado, um comportamento ainda melhor e o aumento da eficiência.
Assistente de ventos laterais como standard – segurança ativa
Os sistemas de assistência avançados, que estavam anteriormente reservados às classes superiores de veículos, melhoram ainda mais a segurança e o conforto. Estes incluem o Assistente de ventos laterais (standard), o aviso de colisão frontal (opção) e o Assistente de mudança de faixa (opção).
Todos os condutores estão familiarizados com situações arriscadas quando são surpreendidos por fortes rajadas de vento quando ultrapassam camiões ou em pontes. O Assistente de ventos laterais instalado de fábrica consegue resolver estas situações perigosas efetuando intervenções de travagem específicas quando o veículo ameaça sair da estrada.
Como resultado, é necessário menos esforço do condutor para compensar a direção. O Assistente de ventos cruzados está ativo a partir de 80 km/h quando conduz a direito e em curvas pouco pronunciadas. O indicador ESP® acende no painel de instrumentos em resposta à intervenção sensível do Assistente de ventos laterais.
Uma breve falta de concentração é suficiente para que o condutor se aproxime demais do veículo à sua frente – esta é uma das principais causas de acidentes graves. O aviso de colisão à frente (opção) ajuda a resolver estas situações perigosas. Pode evitar colisões na traseira quando o condutor se aproxima do final de uma fila de trânsito, por exemplo. O sistema também pode pedir ao condutor que atue em situações de trânsito perigosas na cidade, ajudando assim a evitar acidentes. A distância até ao veículo da frente e a velocidade de aproximação são monitorizadas continuamente por um radar de alcance médio.
O condutor é avisado em duas fases: quando é detetado um veículo à frente, acende primeiro uma luz de aviso no painel de instrumentos se a distância não se encontrar dentro do intervalo de segurança (fase 1). Se a aproximação ao veículo da frente se tornar crítica, aumentando o perigo de colisão, é emitido adicionalmente um aviso sonoro (fase 2). O condutor é assim instado a atuar sob a forma de travagem de emergência ou manobra evasiva segura para evitar uma colisão de traseira. Os avisos visual e sonoro combinados são iniciados no caso de veículos em movimento ou parados no intervalo de velocidade entre 7 km/h e a velocidade máxima. Os veículos parados são detetados quando o condutor circula a uma velocidade entre 7 e 90 km/h.
Os veículos que se despistam ou colisões com o trânsito em sentido contrário encontram-se ente os tipos mais comuns e mais graves de acidentes. O Assistente de mudança de faixa (opção) ajuda a evitar essas colisões. Uma câmara de vídeo analisa as marcações da estrada e deteta diferenças em tempo real entre a superfície da estrada e as linhas delimitadoras. Uma unidade de controlo processa os dados da câmara e as atividades do condutor. O sistema consegue reconhecer se o condutor pretende sair da faixa verificando se o indicador de mudança de direção foi ativado, por exemplo. Se for detetado um perigo, é emitido um sinal sonoro de aviso e é visualizado um aviso sob a forma de um símbolo no painel de instrumentos.
Proteção global dos ocupantes – segurança passiva
A estrutura da carroçaria da nova série de modelos e a célula de segurança tridion conheceram uma evolução adicional para se adaptarem aos requisitos de segurança mais rigorosos no teste de colisão e no smart forfour. É utilizada agora uma elevada percentagem de aços formados a quente de alta resistência e aços multifaseados de máxima rigidez. Estes são utilizados nas paredes laterais e, em particular, na subestrutura.
Para assegurar um grau elevado de deformação das estruturas e capacidade de absorção de energia em colisões frontais, a nova geração smart foi recheada com as maiores zonas de absorção possíveis para assegurar um fluxo eficaz das forças resultantes. Numa colisão frontal grave, a estrutura traseira também ajuda a absorver a energia que atua no veículo, por exemplo. As forças são canalizadas para a célula de passageiros extremamente robusta, desenhada como gaiola de segurança. Foi desenvolvido um trabalho particularmente extenso na adaptação do suporte do novo eixo dianteiro às exigências das colisões.
A célula de segurança tridion altamente robusta consegue prevenir deformações importantes, mesmo em colisões muito graves, ajudando assim a proteger o espaço dos ocupantes. O depósito de combustível está localizado em segurança fora da zona de deformação, em frente do eixo traseiro.
Os engenheiros de segurança da Mercedes-Benz estiveram envolvidos no projeto de cooperação com a Renault durante todas as fases do processo de desenvolvimento e puderam contribuir com os seus conhecimentos. Na área de simulação por computador, por exemplo, onde foi possível calcular detalhadamente o comportamento dos pontos de soldadura individuais ou os métodos de ligação recém-introduzidos, tais como na soldadura MIG.
O número de casos de colisão avaliados excede largamente o âmbito regulamentar, tanto nas simulações como nos testes de colisões reais. O novo smart fortwo foi submetido ao mesmo programa de desenvolvimento que no novo Classe C da Mercedes-Benz, por exemplo. Dado que evoluiu para o mercado global, o número de testes de colisão foi quatro vezes superior ao exigido para os veículos desenhados sobretudo para o mercado Europeu.
Mantendo a filosofia "Real Life Safety" da Mercedes-Benz, o foco nos testes de colisão com outros veículos incidiu na compatibilidade com veículos substancialmente maiores e mais pesados. O novo smart fortwo teve de comprovar as suas capacidades em colisões frontais com o Classe S e o Classe C.
O modo como todos os componentes (carroçaria, cintos de segurança, airbags e sistema sensor) interagem é crucial para a proteção efetiva. O espaço de deslocação dianteiro para os ocupantes é suficiente para lhes oferecer uma distância de desaceleração adequada para minimizar o stress físico induzido por acidente em caso de colisão.
O condutor e o passageiro dianteiro têm à disposição um cinto de segurança de 3 pontos com limitador de força e tensor pirotécnico. Os bancos traseiros no smart forfour têm cada um deles um cinto de segurança de três pontos com tensor pirotécnico e limitador de força – funcionalidades que outros fabricantes não fornecem necessariamente como standard, mesmo em veículos de classes mais elevadas. Existe um indicador do estado do cinto de segurança traseiro no painel de controlo superior como standard.
O sistema de fixação ISOFIX com TopTether está instalado de fábrica no banco do passageiro do fortwo e nos bancos traseiros do forfour, oferecendo um meio simples de instalar rigidamente cadeiras para crianças no veículo. Os bancos para crianças são da gama da Mercedes-Benz.
Os encostos de cabeça do condutor e do passageiro estão integrados nos encostos dos bancos. Reduzem o risco de ferimentos nas vértebras cervicais numa colisão de traseira.
Os modelos smart são equipados de fábrica com airbag para o condutor, airbag para os joelhos do condutor e airbag para o passageiro dianteiro. O airbag para os joelhos tem uma influência positiva na cinemática dos ocupantes numa colisão frontal, oferecendo assim ao condutor uma proteção adicional em muitos cenários de colisão frontal. O princípio da coluna da direção telescópica foi adotado 1:1 da gama da Mercedes-Benz.
Os airbags laterais instalados de fábrica (airbags da cabeça-tórax) estão incorporados nos encostos dos bancos do condutor e do passageiro dianteiro, abrangendo assim a cabeça e o peito dos respetivos ocupantes. Os airbags laterais incorporam duas câmaras para permitir a devida adaptação aos diferentes tamanhos de cabeças/troncos. Quando enchem em colisões laterais, conseguem diminuir o grau de stress a que a área do peito é exposta e reduzir o risco de a cabeça colidir diretamente com o vidro lateral ou com outros objetos que causariam provavelmente ferimentos, tais como um poste, uma árvore ou partes do veículo com que colidiu. As zonas pélvicas dos ocupantes são protegidas adicionalmente pelos elementos de deformação instalados em pontos apropriados nos painéis das portas.
Produção – a fábrica de Hambach continua a ser um modelo
Operações de montagem e de logística altamente eficientes e fornecedores instalados diretamente na fábrica como parceiros: desde a sua abertura em outubro de 1997, a fábrica smart em Hambach, Lorraine, é sinónimo da história de sucesso de um conceito de produção particularmente inovador e simples que continua a estabelecer novos padrões na sua área da indústria automóvel. Com investimentos na ordem dos 200 milhões de euros para a produção da nova geração do dois-lugares, a fábrica alinhou o seu conceito de produção original com operações de produção tecnologicamente avançadas, aumentando ainda mais a sua flexibilidade. O conceito de produção inovador e simples na 'smartville' baseia-se no controlo global inteligente da fábrica e na responsabilidade pelo produto final, aproveitando simultaneamente as competências dos fornecedores especializados e das empresas de serviços em numerosas áreas de produção.
Existe um contacto próximo entre a fábrica smart em Hambach e a fábrica da Renault em Novo Mesto, Eslovénia, onde o novo smart forfour sai da linha de produção como parte do acordo de cooperação entre a smart e a Renault. O envolvimento de especialistas em produção e qualidade da fábrica de Hambach assegura que todos os veículos da nova geração smart cumprem totalmente os padrões de qualidade da smart, independentemente de onde forem produzidos.
A história de sucesso – uma ideia vencedora
1998 assistiu ao lançamento de um veículo verdadeiramente diferente – o smart city coupé, que ficou conhecido desde então como o smart fortwo. Medindo pouco mais de dois metros e meio de comprimento, o dois-lugares cabia atravessado em lugares de estacionamento, estabelecendo uma nova classe. Ideia e marca estabelecidas com sucesso a nível mundial.
Com o seu desenho curto exclusivo, o smart é simplesmente imbatível na condução citadina – para o deleite dos condutores do smart em cada vez mais cidades de todo o mundo. A seguir ao lançamento inicial do smart fortwo na Alemanha e em oito outros países Europeus, está agora disponível em 46 países de todo o planeta.
Tem feito parte do conceito smart oferecer aos clientes numerosos serviços adicionais na área da mobilidade individual. Na fase inicial da história da marca, por exemplo, o programa smartmove permitiu aos clientes alugar um veículo maior em condições favoráveis, reservar lugares de estacionamento especiais e recorrer a um programa de partilha de veículos – serviços que sofreram um desenvolvimento adicional e que permanecem atualmente relacionados com a smart como "smart add-on" ou "car2go".
A smart é igualmente pioneira da motorização elétrica sem emissões locais: 2012 assistiu ao lançamento da terceira geração do smart fortwo electric drive. Com os novos modelos, os clientes da smart podem divertir-se ainda mais ao volante de um veículo com um preço atrativo que tem as dimensões compactas familiares, tanto em estilo coupé como cabrio. Com o seu motor elétrico de 55 kW o smart fortwo electric drive acelera de 0 a 60 km/h em 4,8 segundos, e com uma velocidade máxima de 125 km/h o prazer de condução é também garantido nas autoestradas urbanas. A bateria de 17,6 kWh permite que o dois-lugares citadino circule aproximadamente 145 quilómetros no trânsito urbano sem produzir emissões locais. O novo modelo sale&care torna a escolha da mobilidade elétrica particularmente atrativa: oferece aos clientes uma oportunidade de comprar, financiar ou de leasing do veículo com um preço atrativo e alugar a bateria com uma taxa mensal.
2012 testemunhou também a introdução do primeiro smart com apenas duas rodas: a smart ebike possui um design pouco convencional, em linha com o estilo da marca, funções apropriadas para a utilização urbana e elevados padrões tecnológicos, que são refletidos por um pacote de motorização de alto desempenho extremamente eficiente, entre outros méritos.
As vendas totais do smart fortwo, que excederam 1,5 milhões, demonstram o sucesso da smart ao transformar a ideia deste veículo citadino único em realidade. As vendas anuais também permaneceram estáveis, em redor da marca dos 100.000, nos anos finais do ciclo de vida do modelo. Em 2013, o smart electric drive foi o líder de mercado na Alemanha, classificou-se em 3º na Europa e em 5º a nível mundial na estatística de registo de veículos elétricos. No início de 2014, o smart fortwo conquistou o título de "Microcar of the Year" pela quinta vez consecutiva na China. Atualmente, cinco anos depois do lançamento no mercado, a China é o terceiro mercado melhor sucedido para a smart, depois da Alemanha e da Itália.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras