Nas Bancas

Motores: Tiago Monteiro acelera ao volante do corta-relva mais rápido do mundo

Na semana passada o piloto da equipa WTCC Castrol Honda Racing, acelerou aos comandos do corta-relva mais rápido do mundo na lendária curva e subida Eau Rouge do circuito de Spa Francorchamps, trocando o conforto relativo e o apuro tecnológico do seu Honda Civic WTCC pela potência pura e agressiva desta máquina.

Divulgação
29 de abril de 2014, 17:30

Apesar das condições húmidas da pista, após uma forte tempestade, Tiago Monteiro conseguiu levar o Super Corta-Relva Honda de 1.000 cm³ e 109 CV a ultrapassar os 130 km/h, em aproximação à curva mais famosa do mundo do desporto motorizado. Além disso, com vontade de saber como é que o Super Corta-Relva se saía nas tarefas para as quais foi concebido, o piloto fez o aquecimento para este test drive em pista cortando alguma da relva à volta do circuito, terminando depois com uma série de piões, para contentamento de alguns curiosos.
O piloto parece ter gostado de trocar um automóvel por algo um pouco mais hortícola e comentou: "Já pilotei vários carros neste circuito de Spa mas isto é algo um pouco diferente! É rápido, muito rápido e bastante sensível, dificultando uma condução em velocidade. Com tamanha potência e aceleração, temos de estar muito concentrados na Eau Rouge, especialmente numa pista assim tão molhada".
Recentemente, este Super Corta-Relva da Honda tornou-se oficialmente no corta-relva mais rápido do mundo, com uma média superior a 187 km/h, batendo o anterior recorde do GUINNESS em cerca de 48 km/h. Esta tentativa vitoriosa teve o testemunho do olhar atento dos representantes do GUINNESS WORLD RECORDS no Centro de Testes IDIADA num percurso com um perímetro de 2 km, em Tarragona, Espanha, no dia 8 de Março de 2014, pulverizando o anterior recorde de 141, 35 km/h.
A ideia por detrás do Super Corta-Relva foi demonstrar o espírito inovador da Honda, a sua herança em termos de desporto motorizado e a diversidade de produtos da marca. O Super Corta-Relva foi concebido e fabricado no Reino Unido pelo parceiro da equipa Honda para o Campeonato Britânico de Carros de Turismo (BTCC), a Team Dynamics. A equipa redesenhou integralmente um tractor corta-relva Honda HF2620, adicionando um chassis totalmente novo fabricado especificamente para esta aplicação em chromoly 4130, originando uma plataforma forte, segura e muito leve.
Como motorização, foi usada uma unidade de 1.000 cm³ de uma Honda VTR Firestorm, juntamente com a suspensão e as rodas de fabrico específico de uma moto 4 de corrida.
Como resultado deste notável processo de engenharia, obteve-se um corta-relva preparado para atingir uma velocidade superior a 209 km/h, pesando apenas 140 kg, com 96 N·m de binário, numa incrível relação peso-potência de cerca de 540 CV/tonelada e um tempo estimado de apenas quatro segundos para ir de 0 aos 100km/h.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras