Nas Bancas

Motores: Ao volante do Kia Picanto GPL

Os constantes cortes no orçamento familiar obrigam-nos a ser racionais quando chega a altura de pensar em trocar de automóvel.

Luís Cáceres Monteiro
20 de março de 2014, 18:42

Os carros citadinos são uma opçãoa ponderar para todos os que têm de enfrentar diariamente a selva do trafegourbano. Os constantes cortes no orçamento familiar obrigam-nos a ser racionaisquando chega a altura de pensar em trocar de automóvel.
Esta semana na Caras Motoresconduzimos o simpático Kia Picanto. Uma proposta acessível. As notícias dosúltimos dias sobre uma nuvem de poluição em Paris, que obrigou o governofrancês a tomar medidas drásticas no condicionamento do tráfego, dão quepensar. O Kia Picanto é um pequeno veículo urbano, design descontraído, amigodo ambiente (110 g/km de CO2), económico e com uma autonomia gigante, graças adois depósitos - Gasolina/Gás. O pequeno motor de 998 centímetros cúbicos tem69 CV de potência, o binário de 92 Newton Metros às 3.500 rotações é um bomaliado deste carro que pesa pouco mais de 1000 kg. Quando pretendemos poupar ecircular a gás é só carregar no botão GSL. Vale a pena, atualmente o preço deum litro de GPL Auto custa €0.872. Ao longo dos três dias que conduzi o Picantonunca ultrapassei um consumo médio de 6,5 litros.
O Kia Picanto encontra-sedisponível em duas motorizações a gasolina. O motor 1.0 de 69 CV e a versão 1.2de 85 CV, associado a uma caixa manual de 5 velocidades de série, podemos optarpor uma transmissão automática de 4 velocidades (apenas no motor 1.2).
O membro mais pequeno da famíliaKia comporta-se relativamente bem em estrada. É possível "rodar" ,semstress, até aos 120 km/h. O volante é ajustável apenas em altura, de qualquerforma, a posição de condução é aceitável. Nota-se que o Picanto mexe-se melhorcom o motor a gasolina do que quando é movido a gás. Uma diferença ligeira.Desde que as viagens não sejam muito longas, é possível transportar quatroadultos. Para abrir os vidros traseiros temos de dar à manivela. Para compensartemos ar condicionado de série, um rádio/cd que funciona de forma fácil eintuitiva, vários locais para guardar pequenos objetos, como a carteira e otelemóvel, e ligação para MP3. A capacidade da bagageira está de acordo com osegmento - 200 litros. O Picanto More GPL não traz pneu sobressalente. O preçodo carro que vê nas imagens é de 12.037 euros.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras