Nas Bancas

Motores: Ao volante do Mercedes CLA

Um automóvel de 'design' marcante, ao qual poucos conseguem ficar indiferentes.

Pedro Amante
26 de novembro de 2013, 00:41

Pegando na filosofia que criou com o lançamento do CLS, em 2003,a Mercedes dá agora continuidade ao conceito dos coupés de quatroportas com a introdução do CLA. Dono de um estilo verdadeiramenteinconfundível, marcado por um design vanguardista e muito próprio, o Mercedes CLA édaqueles carros a que poucos conseguem ficar indiferentes. Àprimeira vista, parece tratar-se de uma simbiose entre o CLS e oClasse A, mas na realidade, o CLA é muito mais do que isso.Arrisco-me a dizer que junta o melhor dos dois, mas ainda lheacrescenta importantes desenvolvimentos a nível tecnológico.
O estilo do CLA é marcante, chegando a ser até agressivo,principalmente quando o encaramos de frente. A grelha em forma dediamante e os faróis com conjuntos de LED's alojados junto ao vidrosão apenas dois dos detalhes mais significativos. Olhando para atraseira, salta à vista o contorno ligeiramente inclinado dotejadilho e a pronunciada curvatura do óculo. É um carro elegante,mas que não abdica de um porte atlético, também reforçado pelaorientação na horizontal dos grupos óticos. Como opção, estádisponível um amplo teto de abrir panorâmico que se estende desde opara-brisas até ao óculo traseiro.
Ao nível dos interiores, o CLA segue a linha deexclusividade, conforto, bom gosto e qualidade. Nota-se uma cuidadae harmoniosa seleção de materiais, muito agradáveis ao toque.Abundam os acabamentos em pele e as superfícies galvanizadas emprateado que contrastam com o ecrã central suspenso com um painelfrontal lacado a preto e uma moldura prateada à face.

Conduzir o CLA resulta numa agradável experiência e não possodeixar de destacar os bancos integrais tipo bacquet, à frente eatrás. De referir que os lugares traseiros são 3, mas o espaço émais adequado para duas pessoas.
Quem fala em conforto, fala em segurança, e são muitos ossistemas de assistência à condução que equipam o novo CLA. Desérie, podemos contar com o Attention Assist e o CollisionPrevention Assist com sistema adaptativo de assistência à travagemde emergência. Este sistema está ativo a partir dos 7 Km/h, quandoanteriormente só era ativado a mais de 30 Km/h. Este sistema podeser combinado com o dispositivo Distronic Plus, que faz que quandoo perigo de uma colisão persiste e não é detetada qualquer reaçãoda nossa parte, o sistema é capaz de travar autonomamente o veículoa velocidades até aos 200 km/h. Se circularmos a velocidades atéaos 30 km/h, o sistema trava ao detetar veículos imobilizados e écapas de evitar colisões traseiras até aos 20 Km/h.

Entre os outros sistemas disponíveis estão o alerta de ângulomorto, a assistência à manutenção na faixa de rodagem ou aassistência adaptativa das luzes de máximos. Para quem estacionar éuma dor de cabeça, o sistema Active Parking Assist permite-nosestacionar automaticamente em espaços de estacionamentolongitudinais e transversais.
Os sistemas multimédia também são vários, com novas funções,aplicações, cores e gráficos. Uma das novidades é a aplicaçãoDigital Drive Style, particularmente interessante se formosutilizadores de iPhone. Em destaque estão o controlo vocal Siri e osistema de partilha de loclização Glympse, que nos permitepartilhar, em tempo real, a nossa localização com outrosutilizadores. Entre as outras funções disponíveis estão facebook,twitter, rádio pela internet e um completo sistema de navegação.
Em relação a motores, o CLA está disponível com duasmotorizações a gasolina e duas a Diesel. Neste ensaio, coube-nos oeficiente 220 CDI com 170 cv, emissões de apenas 109 g de CO econsumos na ordem dos 4,5 L/100 km. A caixa 7G-DCT, com setevelocidades e dupla embraiagem, proporciona-nos uma conduçãodesportiva, mas ao mesmo tempo muito confortável.

Todas as motorizações contam de série com a função ECOstart/stop e podem ser combinadas com a caixa 7G-DCT ou com a caixamanual de seis velocidades.
Preços:

CLA 200 com 156 cv - desde 36.550 Euros

CLA 200 CDI com 136 cv - desde 39.500 Euros

CLA 220 CDI com 170 cv - desde 44.750 Euros

CLA 250 com 211 cv - desde 47.900 Euros

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras