Nas Bancas

Motores: Conheça a 11.ª geração do Toyota Corolla

A segunda novidade que a marca japonesa apresentou recentemente no nosso país é a nova geração do Toyota Corolla. É o carro mais vendido em todo o mundo. Até ao momento, mais de 40 milhões de Corolla foram comercializados desde a primeira geração, apresentada em 1966.

Luís Cáceres Monteiro
26 de outubro de 2013, 17:35

O design exterior é completamente novo.Destacando a maior distância entre eixos e um peso reduzido, o design combinaas linhas fluídas e de proporções equilibradas para dar ao novo modelo umaaparência mais sofisticada, mais Premium. Com 4620 mm de comprimento, 1775 mmde largura e 1465 mm de altura, o novo Toyota é 80 mm mais comprido, 15mm maislargo e 5 mm mais baixo do que o seu antecessor. A distância entre eixosincrementou 100 mm e a posição de condução foi revista. O nível de ajustamentode altura do banco foi aumentado de 15 mm para 60 mm e o nível de deslizamentofoi estendido de 200 mm para 260 mm. Nos bancos da frente, a posição decondução está 5 mm mais avançada.
O aumento da utilização do aço ao longo dacarroçaria permitiu a aplicação de materiais mais leves noutros pontos tendocomo consequência a redução de 5.7 kg em cada unidade, sem prejudicar a rigidezglobal.
O painel de instrumentos pode ser equipadocom dois tipos de mostradores, dependendo da versão escolhida. Os modelos dasversões Comfort e Exclusive estão equipados com três mostradores. Oconta-quilómetros, de tamanho grande e com posicionamento central, incorpora umcomputador de bordo. A versão topo de gama apresenta dois mostradores com umecrã TFT multi-informação. Os mostradores nas versões Comfort e Exclusiveencontram-se destacados com aros cromados.
O novo sistema Touch & Go 2 apresenta umnovo ecrã, mapas atualizados de navegação, melhor orientação por voz,visualização de tráfego e possibilidade de consulta ao portal de clienteToyota. O upgrade para o sistema Touch & Go 2 permite também atualizar aunidade multimédia com a função de envio/receção de SMS no ecrã, incorporando aexibição da imagem do contacto. Para tornar ainda mais personalizável o sistemapermite a instalação de aplicações no Touch & Go 2 disponíveis paradownload, incluindo preço de combustíveis, tempo e informação deestacionamento. Uma nova aplicação Twitter foi desenvolvida para permitir aosproprietários Toyota contactar a sua rede social, que atualmente conta com 500milhões de utilizadores.
O Corolla disponibiliza uma gama de motoresque inclui o diesel o 1.4 D-4D e dois blocos a gasolina - o 1.33 Dual VVT-i e1.6 Valvematic. Todos os motores podem estar acoplados a uma caixa de velocidadesmanual de 6 relações. A unidade 1.4 D-4D contempla possibilidade de estaracoplado à transmissão automática MultiMode.
O bloco de 1.33 litros a gasolina é capaz deproduzir 99 CV e um binário máximo de 128 Nm às 3800 rpm. A notícia de que oorçamento de estado para 2014 pretende equilibrar a variação de preço entre agasolina e o gasóleo abre espaço para reflexão e ponderação no momento deaquisição de um automóvel novo. Disponível em Portugal apenas com caixa manualde 6 relações este bloco 1.6 Valvametic desenvolve 132 CV e um binário máximode 160 Nm às 4400 rpm, averbando um consumo anunciado pela marca de 6 l/100km.
A motorização mais popular em Portugal, atéao momento, o 1.4 D-4D encontra-se disponível com dois tipos de transmissão, acaixa manual ou a caixa MultiMode (ambas de 6 velocidades). Cumprindo com asnormas de emissões Euro 5+, o bloco de 1329 cm3, debita 90 CV de potência e 205Nm de binário entre as 1800 e as 2800 rpm.
Os sistemas de segurança ativa forammelhorados através da adoção da última geração do sistema ABS e pedal de travãocom curso mais reduzido melhora a sensação mais precisa e uma melhor respostado sistema. Está disponível o Controlo de Tração (TRC) o Controlo deEstabilidade (VSC), tal como a Assistência ao arranque em subida (HAC).
O novo Corolla está equipado com 7 airbags,frontais para condutor e passageiro, um airbag para os joelhos do condutor,dois airbags laterais dianteiros e airbags laterais de cortina em todo ocomprimento do habitáculo.
Os bancos dianteiros e traseiros apresentamcintos de segurança com sistema ELR (Emergency Locking Retractor) e apoio emtrês pontos. O ELR foi concebido para travar o cinto de segurança quando éaplicada uma carga excessiva ao longo de uma força predefinida. Os cintos docondutor e do passageiro da frente beneficiam ainda de um pré-tensor e defunção de limitadora de força. Durante a colisão, o limitador de força reduzprogressivamente a tensão do cinto de segurança, para reduzir o impacto nopeito dos ocupantes.
O Novo Corolla está equipado com sistema antichicote (WIL) nos bancos dianteiros para proporcionar proteção cervical, emcaso de colisão na traseira.

O preço deste modelo é muito interessante,senão repare. O Corolla 1.33 Dual VVT-i Active custa 20.295 euros, na versãoConfort com o mesmo motor sobre ligeiramente para os 21.295 euros e a unidadeExclusive vale 22.296 euros.
O Corolla 1,4 D-4D Active custa 23.950 euros,o Confort ascende aos 24.850 euros e o Exclusive para os 25.950 euros. Adiferença entre o preço dos motores a gasolina/gasóleo é tão próxima que deixanas mãos do cliente escolher a opção se valoriza mais determinado motor ou maisequipamento.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras