Nas Bancas

Motores: Conheça o novo Toyota RAV 4

Apesar da concorrência ser agora bem diferente, o RAV4 tem estabelecido uma reputação de conforto, facilidade de condução, maneabilidade e capacidades de progressão em terrenos mais complicados.

Luís Cáceres Monteiro
23 de outubro de 2013, 22:33

A Toyota criou em 1994, o mercado SUVcompacto com o lançamento do primeiro Recreational Active Vehicle com tração às 4 rodas (RAV4). O segmento dos SUVcompactos, hoje, é um dos poucos que continua em crescimento na Europa, com oaumento das vendas de 18% entre 2008 e 2012. Em 2011, no mercado Europeuocidental o segmento totalizou 772.346 unidades.

Lançado como um veículo compacto (3,69 m), de3 portas, o primeiro "4WD urbano" foi bastante diferente dostradicionais 4x4. O RAV4 estava equipado com um motor de 2.0 litros montadotransversalmente, numa carroçaria/chassis monobloco e com conjunto de suspensãoindependente. Hoje, existem mais de 20 modelos diferentes neste segmento.

Em 2010 existia mais de 10 diferentes modelosno segmento dos SUV compactos, em 2012 esse número aumentou para 19.
Disponível em mais de 150 países, as trêsgerações de RAV4 acumularam vendas superiores a 4,5 milhões de unidades. Averdade é que apesar da concorrência ser agora bem diferente, o RAV4 temestabelecido uma reputação de conforto, facilidade de condução, maneabilidade ecapacidades de progressão em terrenos mais complicados.
A 4ª Geração Toyota RAV4
O design e as linhas marcantes foramfundamentais para o sucesso do modelo; estas continuam a ser igualmenterelevantes nesta 4ª geração. Tal como nos últimos 18 anos de comercializaçãodas gerações anteriores. O design é agora mais forte, mais sofisticadoacompanhado por um design interior com maior qualidade, mais espaço para osocupantes, maior capacidade de carga e também mais conforto e segurança. Ostempos são outros!
O habitáculo afunilou em direção àretaguarda, enquanto e os ângulos das óticas traseiras, a linha de tejadilho eo spoiler integrado foram otimizados para estabilizar o fluxo de ar por cima dacarroçaria, minimizando a turbulência e reduzindo a resistência.
A tranquilidade a bordo - e estabilidade -foi reforçada também pelas medidas tomadas na parte inferior do RAV4. Aaerodinâmica também foi revista nas cavas das rodas dianteiras e traseiras,assim como nas proteções do motor, do piso, do depósito de combustível, nosbraços de suspensão traseiros e nas extremidades traseiras.

Em conjunto com a reduzida projeção frontal,estas melhorias aerodinâmicas em diferentes aspetos do veículo baixaram o seucoeficiente aerodinâmico para apenas Cd 0.31.
A distância entre os passageiros dianteiros etraseiros de 970 mm coloca o novo RAV4 como o melhor da classe. Em complemento,os encostos dos bancos dianteiros de design fino proporcionam uma generosaacomodação e espaço para os passageiros traseiros, sendo este um dos atributosque se destaca na nova geração.

Os bancos traseiros, que podem ser rebatidosna proporção máxima de 60:40, são agora mais confortáveis beneficiando dareclinação do assento em 2º, permitindo um melhor apoio.

O comprimento da superfície de carga aumentoupara 1,025 mm, elevando a capacidade para 547 litros. O espaço inferior dabagageira também aumentou 51 litros, de 49 para 100 litros (para versõesequipadas com kit de reparação de emergência).
Para Portugal estão disponíveis asmotorizações diesel 2.0 D-4D, 2.2 D-4D e 2.2 D-CAT. O novo RAV4 está disponívelem tração dianteira ou integral graças ao sistema Integrated Dynamic Drive que interagecom outros sistemas dinâmicos, como o controlo de binário 4WD, o controlo deestabilidade (VSC) e a direção assistida elétrica (EPS). O sistema de controlode binário dinâmico 4WD utiliza informações provenientes de vários sensores(como a velocidade, o ângulo de viragem, a carga do acelerador e as aceleraçõeslaterais) para controlar automaticamente a transmissão de potência para o eixotraseiro enviando binário sempre que necessário.
Motor diesel 2.0 D-4D
Equipado com turbocompressor com geometriavariável, o novo 4 cilindros diesel de 1998 cm3 desenvolve 124 cavalos às 3600rpm e produz 310 Nm de binário máximo entre 1600 e as 2400 rpm, com adisponibilidade de 300 Nm desde as 1400 rpm. Ligado a uma caixa manual de 6velocidades e tração dianteira, este novo RAV4 é capaz de acelerar dos0-100km/h em 10.5 segundos e atingir 180 km/h de velocidade máxima.

O bloco 2.0 D-4D, 4 cilindros, 2231 cm3 D-4D,desenvolve 150 cavalos às 3600 rpm e um binário máximo de 340 Nm entre as 2000e as 2800 rpm. Em opção encontra-se disponível uma caixa manual ou automática,ambas de 6 velocidades aliada apenas à tração integral.

O novo RAV4 partilha a mesma estrutura desuspensão frontal McPherson e a constituída por multi braços na suspensãotraseira, ambas utilizadas na geração anterior. Contudo ambos os sistemas foramrevistos e otimizados para melhorar o conforto a bordo e melhorar a resposta dadireção, assim como a precisão.
Os preços variam entre os 33.660 euros da versãode acesso 2.0D - 4DV Active 4X2 e os 38.020 euros para o 2.0D-4D Exclusive. Aunidade com tração 4X4 do RAV4 está à venda a partir de 47.850 euros.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras