Nas Bancas

Motores: Conheça a nova Vespa 946

Um autêntico objeto de design, mas fiel à identidade de uma das marcas mais míticas.

Redação CARAS
8 de agosto de 2013, 02:20

Com mais de 17 milhões de veículos vendidos em todo o mundo, aVespa tornou-se num ícone mundial e acaba de ser distinguida pelaCNN como um dos doze objetos que marcaram o design mundial nosúltimos 100 anos.

Inspirada no protótipo MP6, que deu origem ao lançamento daprimeira Vespa, na primavera de 1946, surge agora a nova Vespa 946,desenvolvida pelo Centro de Estilo de Pontevedra. Esta nova scooter funde referências, projeções, tradição einovação.

Concebida para desempenhar, ao mais alto nível, a sua funçãonatural de mobilidade, a Vespa 946 reúne todos os valores de estiloe elegância que derivam da nobreza da sua origem e destaca-se napaisagem urbana e metropolitana pela sua elegância.
Como sempre tem acontecido na história da Vespa, o elementotécnico distintivo é a carroçaria. Um componente único, de aço e dealumínio, que integra também a função de apoio, alojando esuportando o motor e todas as partes mecânicas. Destaque para aqualidade de construção a que a marca já nos habituou.
A nova Vespa 946 foi apresentada no novo showroom da marca,em Lisboa:

A 946 incorpora as melhores características das Vespas que aprecederam ao longo de décadas, conjugando o melhor das váriasfamílias Vespa. Com peso reduzido e ângulo de viragem semelhante aoda pequena LX, a 946 é excecionalmente ágil. As luzes, comtecnologia full LED, são um dos elementos distintivos, destacando-se,em particular, o farol.

O selim, montado num suporte de alumínio, é um elemento de design extraordinário e é feito em tecido de qualidade,impermeável. O guarda-lamas dianteiro, em alumínio, cobre com ahabitual elegância a roda de 12 polegadas (o mesmo tamanho da rodatraseira). As jantes destacadas, com o maior tamanho alguma vezalcançado numa Vespa, embelezam ainda mais a Vespa 946. Estáequipada com o inovador sistema de controlo antipatinagem ASR, umsistema eletrónico avançado que impede a derrapagem da rodatraseira, evitando a perda de aderência e garantido a tração idealde forma constante. Uma sofisticação tecnológica única do GrupoPiaggio, utilizado pela primeira vez na Vespa.
A Vespa 946 está disponível com um motor moderno que revelaas linhas de desenvolvimento de motores do futuro, caracterizadopelo reduzido consumo de combustível e por uma drástica redução dasemissões. O motor de 125 cc foi totalmente concebido, desenvolvidoe fabricado na maior fábrica do Grupo Piaggio, em Pontevedra.

Este motor epresenta uma nítida melhoria ao nível da performance por comparação com os motores da geraçãoanterior: a potência máxima aumenta 7,1% e o binário máximo aumenta10,3%. Apesar do significativo aumento das prestações, obtiveram-seexcelentes resultados em termos do consumo de combustível: a 50km/h, o alcance é de 55 km/l (cerca de 30% mais do que no motor dageração anterior). Adicionalmente, os intervalos de manutenção,agora programados para os 10.000 km, significam que o novo motor 3Vtem custos ainda mais baixos.
A Vespa 946 é quase na sua totalidade feita à mão e estádisponível por 9 mil euros.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras