Nas Bancas

Motores: Novo SEAT Leon ST

A concorrência que se cuide! No final do ano chega a Portugal a nova carrinha Leon. Uma relação preço/equipamento competitiva e uma qualidade de constução acima da média. Argumentos importantes que prometem agitar um mercado que vive dias muito complicados

Luís Cáceres Monteiro
26 de julho de 2013, 13:27

O novo Leon ST, a versão familiardo compacto da Seat que têm vencido vários comparativos na imprensaespecializada, é o terceiro membro da família Leon.
Com um comprimento de 4,54metros, o volume da mala é de 587 litros, que pode ir até aos 1.470 litroscom o encosto dos bancos traseiros rebatidos.
A versão de acesso à gamapesa 1.233 quilos, apenas mais 45 kg que o Leon de 5 portas. A partetraseira foi esticada 27 centímetros, enquanto que a maior inclinação dovidro traseiro, o ligeiro arqueio do tejadilho e uns ombros marcadosrealçam a presença do novo modelo da marca. Por outro lado, os faróisintegrais de LEDs em combinação com os grupos ópticos traseiros, também emLEDs, acentuam a elegância do novo modelo.
Motores para todos os gostos
O novo ST conta com uma gama depropulsores muito parecidos com a do Leon 5 portas e do Leon SC. A ofertade motores a gasolina engloba um leque alargado de potências. Os clientes podemoptar por duas variantes do propulsor 1.2 TSI: um com 86 CV e o outrocom 105 CV de potência. Equipado com o sistema Start/Stop e a função derecuperação de energia, o motor de 105 CV consegue consumos, de acordo asprimeiras informações avançadas pela marca, 4,9 litros aos 100 km e asemissões situam-se nos 114 g/km. Os 1.4 TSI que desenvolvem 122 e 140CV consomem 5,3 litros aos 100 km. O exponente máximo da oferta a gasolinaé o propulsor 1.8 TSI, que desenvolve 180 CV de potência e 250 Nm debinário.
A gama de propulsores TDI CRapresenta potências que vão desde os 90 CV aos 184 CV. O motor de acesso éo 1.6 TDI CR com 90 CV de potência e um binário de 230 Nm. O 2.0 TDI CRcom 150 CV de potência e 320 Nm de binário. Não posso deixar de chamar aatenção para o propulsor 2.0 TDI CR de 184 CV de potência e 380 Nm debinário, disponível exclusivamente na versão FR.
Controlo de Chassis Adaptativo DCC e Cruise Control AdaptativoACC
No caso da versão FR, a Seatoferece a última geração de Controlo de Chassis Adaptativo DCC com trêsmodos distintos de condução que se podem escolher mediante o Seat DriveProfile. O Pacote Dinâmico opcional inclui DCC e direção progressiva que,em função da velocidade do automóvel, facilita as manobras deestacionamento e permite conduzir por estradas mais sinuosas com maisintensidade.
O Seat Leon ST estreia o CruiseControl Adaptativo ACC no pacote de sistemas de assistência ao condutor.Este sistema utiliza sinais de radar para manter a velocidade desejada auma distância de segurança predeterminada, acelerando e desacelerandoo veículo de modo automático dependendo do trânsito. Pode estabelecer-seuma velocidade de cruzeiro entre 30 e 160 km/h. O controlo inteligente develocidade ACC pode usar-se de forma indistinta com uma caixa develocidade manual ou DSG.
O novo Leon ST apresenta umalonga lista de avanços tecnológicos na matéria de assistência ao condutorque inclui um travão multicolisão de série, detector de fadiga, assistentede máximos e assistente de faixa de rodagem.
O preço da nova carrinha aindanão foi divulgado. De qualquer forma, apenas como referência, a berlina maisacessível da nova gama Leon com o motor 1.2 a gasolina custa 17.477euros.
O novo Leon ST chegará ao mercadono final deste ano de 2013.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras