Nas Bancas

Motores: Corvette faz 60 anos

Um dos super-desportivos mais míticos nasceu há seis décadas.

Redação CARAS
1 de julho de 2013, 19:34

É considerado um dos modelos míticos da história automóvel, o super-desportivo americano por excelência e fez ontem 60 anos. Falamos do famoso Corvette, cuja primeira unidade foi produzida em Flint, estado do Michigan, a 30 de junho de 1953. "Ao longo das últimas seis décadas, o Corvette tornou-se parte integrante da cultura americana e o preferido de estrelas de cinema, músicos e até astronautas", afirma o vice-presidente da Chevrolet para a área de marketing, Chris Perry.
Para assinalar a data, a marca recorda alguns marcos históricos do Corvette:
- É o automóvel de passageiros há mais tempo em produção contínua no mundo - Chevrolet Suburban.
- Fez a sua estreia como concept-car na 'General Motors Autorama' a 17 de janeiro de 1957, em Nova Iorque. O sucesso foi tal que a 30 de junho desse mesmo ano saíam da fábrica as primeiras 300 unidades.
- Todos os Corvette de 1953 tinham a cor 'Polo White' com interior vermelho. O seu preço era de 3498 dólares. Em 2006, a terceira unidade produzida foi adquirida num leilão pela quantia de 1,06 milhões de dólares.
- Inicialmente, o Corvette estava disponível exclusivamente com um motor de seis cilindros em linha, o que aconteceu até 1955. A partir desse ano, o motor V8 opcional foi a escolha de 90 por cento dos clientes. O seis cilindros foi retirado em 1956. Desde aí, o Corvette passou a estar equipado exclusivamente como motorização V8.
- Nos seus primeiros dez anos, o Corvette estava disponível apenas na variante convertible (descapotável). O Corvette Stingray coupé de 1963, com tejadilho fixo ‘split window’ assinalava então a entrada da segunda geração do modelo. As vendas duplicaram e o modelo tornou-se o preferido para condução diária até por parte clientes que residiam em zonas mais frias.
- Até hoje foram produzidas cerca de 1,56 milhões de unidades do Corvette. O número 500 mil foi fabricado em 1977; o número 1 milhão em 1992; e o número 1,5 milhões saiu da linha de produção em 2009.
- Nenhum Corvette produzido em 1983 foi vendido ao público, uma vez que o anomodelo foi suprimido devido à preparação do então novo Corvette de 1984, que assinalou o início da quarta geração (C4). No entanto, 44 protótipos foram fabricados como modelos de 1983, um deles exposto actualmente no National Corvette Museum, em Bowling Green, Kentucky.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras