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Motores: Ao volante do novo Citroën C4 Picasso

Conduzi o novo Citroën C4 Picasso de cinco lugares e gostei! O carro tem uma aparência bem diferente do modelo anterior e oferece um equipamento de conforto e segurança acima da média para o segmento onde está inserido.

Luís Cáceres Monteiro
21 de junho de 2013, 18:25

O design é expressivo com linhas dinâmicas. Adianteira é talvez a zona menos consensual. Baseado na novaplataforma EMP2 (Efficient Modular Platform 2) do grupo PSAPeugeot/ Citroën que será a base de diferentes modelos, o novo C4Picasso possui 4,43m de comprimento, 1,83m de largura e um volumeda bagageira de 537 litros.
O Citroën C4 Picasso integra um interface de condução 100%digital. O painel de bordo é estruturado em torno de dois ecrãs,colocados na secção central: um táctil de 7 polegadas e umpanorâmico de 12 polegadas HD. O mais pequeno integra sete botõesde pressão, que permitem comandar o conjunto das funções doveículo: climatização bi-zona, navegação, áudio, telefone, ajudas àcondução e serviços de conectividade.
O ecrã panorâmico de 12 polegadas é original e tem umaparticularidade que achei graça. O condutor pode mesmo definir umfundo de ecrã com uma imagem pessoal, carregando-a com uma " pen "através da entrada USB. O C4 Picasso dá um passo em frente nautilização das novas tecnologias. O Multicity Connect - comandado apartir do ecrã táctil de 7' polegadas disponibiliza váriasaplicações que facilitam a vida do condutor e dos seus passageiros,na busca da estação de serviço mais próxima, na procura de um hotelou de um restaurante, ou também na obtenção de informaçõesmeteorológicas ou nos alertas das zonas de circulação a evitar.Para além das funções úteis no quotidiano, como o acesso aointerior e arranque em mãos-livres, a abertura elétrica dabagageira ou ainda a câmara traseira de estacionamento, o novo C4Picasso propõe o sistema Vision 360, exclusivo no segmento: graçasa quatro câmaras colocadas em redor do veículo, o condutor podeescolher várias vistas da viatura, como a visão de pássaro, apenasvisão traseira ou visão panorâmica, esta mais prática para assaídas de garagens.
O sistema Park Assist não é uma novidade da Citroen, dequalquer forma, este sistema de auxílio de estacionamento ajuda ocondutor no processo de busca por um espaço de estacionamento que,uma vez localizado, leva à realização de uma manobra automática. Ocondutor apenas tem que gerir a aceleração e a travagem. Não possodeixar de destacar o sistema de regulação de velocidade ativo, querecorre a um radar localizado no para-choques dianteiro, o qualdeteta e alerta para qualquer desaceleração do veículo que segue àfrente, ao mesmo tempo que mantém uma distância constante atuandocom o acelerador e o travão motor, num limite de mais ou menos 25km/h. Uma vez que o caminho fique desimpedido, o automóvel retornaautomaticamente a velocidade programada. Este tipo de cruisecontrol ativo é uma novidade neste segmento e dá muito jeito quandoestamos cansados de pisar o acelerador nas viagens mais longas.

O novo Citroën oferece diferentes espaços de arrumação,distribuídos pelo interior do habitáculo. Destaque-se o espaço nasecção central do painel de bordo que contem uma entrada para "jacks ", outra USB e uma tomada de 220V, ideais para ligar oSmartphone ou Tablet, mantendo-os a salvo de olhares indesejáveis.
A marca francesa trabalhou bastante a aerodinâmica, isso énotório em estrada. O carro está mais leve, ágil. A redução depeso, associada a um tratamento aerodinâmico (SCx 0,71) e a adoçãode uma gama de motores otimizados, resultam numa diminuiçãoimportante em termos de emissões e de consumos. Ah, claro, e nopreço final deste monovolume. A redução de peso e o mais baixocentro de gravidade proporcionam um melhor equilíbrio entreconforto e rolamento em estrada. Ganharam-se, em média, 30 gramasem mais de 1 litro aos 100 km, comparativamente à anterior geração.Por outro lado, o novo C4 Picasso é o primeiro monovolume compactoequipado com motorizações térmicas que garantem menos de 100 g/kmde CO2. De facto, o bloco e-HDi 90 Airdream, dotado de uma novageração de caixas de seis velocidades pilotadas, não emite mais doque 98 g/km de CO2, obtendo-se um consumo misto - anunciado pelamarca - abaixo de 5,0 l/100 km. Tenho de fazer mais algunsquilómetros para tirar as dúvidas, as unidades diesel e gasolinaque conduzi tinha poucos quilómetros. Nas variantes Diesel, atecnologia Stop&Start equipa o conjunto dos blocos (exceto HDi90). O bloco principal da gama e-HDi 115 regista 104 gramas de CO2com a transmissão automática (105 gramas de CO2 com caixa manual) eum consumo misto anunciado de 4 l /100 km. O C4 Picasso será oprimeiro modelo da marca a integrar um motor BlueHDi, que cumprecom as normas Euro 6: o BlueHDi 150, emite 110 g/km de CO2.
A caixa de seis velocidades manual, disponível para todas asvariantes diesel (exceto HDi 90), completa-se com uma nova caixa develocidades pilotada de seis relações, garantindo melhoresprestações: a ETG6 (Efficient Tronic Gearbox 6 speeds), que estádisponível com os motores e-HDi 90 e e-HDi 115. A oferta em termosde caixas de velocidades será completada por uma transmissãoautomática de 6 velocidades, que estará disponível no primeirosemestre de 2014.
Para finalizar, e antes de falar do preço das diferentesversões. É importante referir que o Citroën C4 Picasso de setelugares promete ter uma aparência bem diferente de versão de cincolugares. A informação tem como base a opinião de Olivier Quilichini- Diretor Geral de automóveis Citroën - com quem conversei naapresentação internacional que aconteceu em Cascais. O novoTechnospace está disponível com quatro níveis de acabamentos(Attraction, Séduction, Intensive e Exclusive).
O novo modelo já está á venda com os seguintes preços:
1.6 e-HDI 90 CV Atraction, 24.900 €

1.6 e-HDi 90 CV Atraction(caixa pilotada), 25.700€

1.6 e-HDi 90 CV Seduction (caixa pilotada), 26.400€

1.6 e-HDi 115 CV Seduction 28.500€

1.6 e-HDi 115 CV Intensive, 30.400 €

1.6 e-HDi 115 CV Seduction (caixa pilotada), 29.000€ e 1.6 e-HDi 115 CV Exclusive (caixa pilotada), 33.200 €.

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