Nas Bancas

Motores: Lembra-se do Citroën Méhari?

O emblemático modelo da marca francesa fez 45 anos no passado dia 16 de maio.

Redação CARAS
30 de maio de 2013, 12:51

Apresentado a 16 de Maio de 1968 no golfe de Deauville, o Méhari, depois renomeado Diane 6 Méhari, espantou tudo e todos.

Criado por Roland de La Poype, o Méhari inovou pela sua carroçaria integralmente feita em plástico ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno) matizado na massa. Este novo e leve material pode tomar qualquer forma e é muito colorido. A segunda particularidade do Méhari é ser totalmente descoberto acima da linha de cintura, incluindo-se mesmo o pára-brisas, que se dobra sobre o capot.

A versão 4x4 é lançada em 1979 e destacou-se pela forma ágil como consegue ultrapassar zonas com inclinações até aos 60%. Em 19 anos de história, o Méhari apenas conheceu duas séries especiais, lançadas em 1983: o Méhari Plage (em Espanha) e os mais conhecidos, Méhari Azur (nos mercados de França, Itália e Portugal). Uma série com a carroçaria em branco e azul, este último usado nas portas, grelha, cobertura do tejadilho e anéis dos faróis, sendo os estofos em tecido listrado nas mesmas duas cores. 

Produziram-se entre 1968 e 1987 cerca de 150 000 exemplares do Méhari, modelo que é, ainda hoje, um verdadeiro fenómeno na história automóvel.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras