Nas Bancas

Motores: Ao volante do Jaguar XF Sportbrake

A Jaguar XF Sportbrake é uma verdadeira carrinha dois em um! Durante a manhã é possível dar um passeio com as crianças, transportar as bicicletas, depois, ao final do dia, estacionamos junto da passadeira vermelha e assistimos aos Globos de Ouro.

Luís Cáceres Monteiro
22 de maio de 2013, 12:17

O luxo e o bom gosto são dois elementos em destaque no XFSportbrake. É uma carrinha exclusiva, espaçosa, confortável, que oferece desérie muito equipamento de segurança e conforto. As rivais diretas são a AudiA6 Avant, BMW Série 5 e Mercedes Classe E.
A Jaguardebateu-se durante muito tempo com o valor de retoma algo modesto dos seusmodelos. A marca demorou muito a equipar os seus automóveis com um motor dieselcompetitivo, por outro lado, alguns modelos da gama como o S-Type tinhamtendência para um envelhecimento estético precoce.
Os ventos demudança sopraram com maior intensidade a partir do lançamento do Jaguar XK de2005/2006. O motor diesel 2.2 de 200 CV de potência contribuiu bastante paradar a volta a um cenário comercial complicado. A gama atual da Jaguar confirmaum apurar de forma em termos estéticos, o novo F-Type não deixa ninguémindiferente. Por outro lado, os concessionários partilhados com a Range Rover,o novo espaço da Carclasse, na Avenida Marechal Gomes da Costa, o centro deassistência autorizado, situado na Alameda dos Oceanos (Parque das Nações) e oconcessionário na Delfim Ferreira, no Porto, refletem bem o caminho que a marcapretende seguir no nosso país.
O XF Sportbrakeé enorme (cinco metros de comprimento). A bagageira disponibiliza umacapacidade de carga de 1.660 litros. O habitáculo é luxuoso. O pormenor daabertura automática do sistema de ventilação quando ligamos o carro édelicioso. No caso da versão que vê nas imagens, a iluminação ambiente emfósforo azul realça os interruptores.
O travão deestacionamento é elétrico. O volante em couro integra botões para o controlo develocidade de cruzeiro que é muito fácil de utilizar. Pode também escolher afonte áudio - faixas de CD, estações de rádio ou funções num leitor de MP3. Comoito opções de revestimento interior, o habitáculo do XF dispõe de uma gama deopções que podem ser personalizadas para ir ao encontro dos clientes maisdistintos.
A carrinha éimponente. O comportamento dinâmico é excelente. Ao volante, no caso destemotor 2.2 com 200 CV de potência, temos debaixo do pé um binário de 450 Nm, umbom auxílio, por exemplo, em algumas ocasiões quando chega a altura deultrapassar. Tudo acontece com relativa tranquilidade até ao momento em quepisamos no acelerador com maior vivacidade, neste caso, a média descolarapidamente dos oito litros que fiz de média. A caixa de oito velocidadesautomática é controlada através de um seletor rotativo cromado que sobe após ocondutor carregar no botão Start. Um sistema idêntico ao que encontramos, porexemplo, no Range Rover Evoque. O Jaguar Drive Control oferece dois modosadicionais adequados às preferências de condução. O modo dinâmico recalibrainstantaneamente a capacidade de resposta do motor. O sistema dinâmicoadaptativo proporciona um equilíbrio entre uma condução confortável e umcontrolo desportivo. O sistema monitoriza continuamente a velocidade, adireção e os movimentos da carroçaria do XF, analisando a resposta da suspensãopneumática traseira auto-niveladora e variando o amortecimento para se adaptaràs condições, seja em curvas, ou para viajar em velocidade cruzeiro naautoestrada. O sistema calcula a resposta adequada da suspensão 500 vezes porsegundo
A direçãoassistida Servotronic de relação variável do XF Sportbrake torna oestacionamento e as manobras mais fáceis. Quando o Controlo da velocidade decruzeiro adaptativo (ACC) está ligado, um radar instalado no para-choquesdianteiro monitoriza o veículo que segue à frente e, se este abrandar, osistema abranda automaticamente a carrinha para manter uma distância constante.Muito útil para descansar o pé! Assim que a estrada fica livre, repõe avelocidade predefinida para o automóvel. O radar opera também um alerta deavanço, que emite um aviso sonoro para alertar o condutor caso o trânsito emfrente abrande rapidamente ou se outro veículo se deslocar para a mesma faixa.O monitor de ângulo morto, disponível como opção no XF Sportbrake, utiliza umradar para eliminar as incertezas que podem surgir na mudança de faixa. Umícone de aviso amarelo é apresentado no retrovisor exterior quando o sistemadeteta veículos que não é possível observar diretamente ou através dosespelhos. Em simultâneo, os gráficos no ecrã táctil indicam a posição do objetoem relação ao veículo. O Jaguar 2.2 Diesel Luxury Sportbrake mais acessívelcusta 59.130 euros.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras