Nas Bancas

Motores: Ao volante do novo Peugeot 208 GTi

Há exatamente 29 anos chegava ao mercado nacional o Peugeot 205 GTi, um carro que na altura deu muito que falar no nosso país. Agora, com o 208 GTi, a Peugeot decidiu fazer renascer o mito. 

Luís Cáceres Monteiro
18 de abril de 2013, 23:45

O ensaio de condução aconteceu em Nice. Os organizadores destaapresentação internacional prepararam um percurso de 130 quilómetros em estradade montanha.

Ao início achei a suspensão do GTi demasiado firme para umautomóvel que no dia-a-dia tem de ser rápido em autoestrada e ao mesmo tempo deveenfrentar o trânsito citadino.
O novo GTi revelou possuirtodas as características técnicas e performances dignas de um pequenodesportivo compacto.
O Peugeot 208 GTi portou-semuito bem dinamicamente. Nunca vacilou! Rápido nas acelerações e recuperações.As jantes de 17 polegadas 'calçadas' com uns eficazes Michelin Pilot ajudaram adomar o pequeno leão. A caixa de seis velocidades muito precisa, aceleraçõesdos 0 aos 100 km/h em 6,8 segundos. Há semelhança do que já tinha acontecidocomo RCZ, o motor 1.6 THP a gasolina surpreende pelos consumos de 9,6litros/100km. Para o tipo de condução que realizámos em estrada de montanha,com curva e contra curva, o consumo que referi é muito aceitável. Referênciapara os rivais diretos do novo GTi. São eles o Ford Fiesta ST, o Renault ClioRS, o Punto Abarth, Opel Corsa OPC, Citroën DS3 e Volkswagen Polo GTi.
O preço do novo modelo éatrativo: 24.950 euros.
208 GTi: equipamento desérie

- Ailerontraseiro desportivo

- Airbagsfrontais, laterais e de cortina

- AC automáticobi-zona

- Cruise Controlcom programação

- Dupla saída deescape cromada

- E.S.P. -Electronic Stability Program (totalmente desactivável)

- Faróis denevoeiro com cornering

- Jantes em ligaleve 17" Carbone Storm

- Luzes diurnas episcas em LED

- Navegaçãointegrada

- Óculo e vidroslaterais traseiros escurecidos

- Pack Visibilidade

- Pinças detravão vermelhas

- Pneusobressalente com Jante liga leve 17"

- Retrovisoresexteriores rebatíveis eletricamente

- Sistema deajuda ao estacionamento traseiro

- Touch Screen de7", com 6 altifalantes, sistema de som Arkamys, tomada USB e Jack,Bluetooth, e comandos no volante

- Volante emcouro perfurado com monograma GTi
A Peugeot decidiu colocar já àvenda - exclusivamente online - cinco unidades do 208 GTi Limited Edition. Éuma série especial associada ao lançamento, o 208 GTi Limited Edition, que teráum volume de produção limitado a 79 veículos para toda a Europa.

A série limitada custa 26.600 euros e acrescenta ao nível deequipamento de série do 208 GTi: cor exterior Branco Nacré Satin, numeração nopainel de bordo e na parte inferior dos vidros laterais traseiros, jantes emliga leve 17" Carbone Noir Onyx e centros de roda com contorno.
Peugeot 208 XY
Em Nice, fiquei ainda a conhecer o 208 XY. É o primeiro citadinono seu segmento a propor, de série, a tecnologia Park Assist, que permiteefetuar um estacionamento semiautomático. O condutor tem apenas que controlar aprogressão do veículo e o espaço circundante.

É uma proposta que pretende conquistar o nicho de mercado dos"Premium" compactos onde concorre com modelos como o Audi A1, AlfaRomeo Mito, Opel Adam ou o Mini Cooper.
O novo 208 XY estará disponível com três motorizações - 1.6 THP156 cv, 1.6 e-HDi 92 cv e 1.6 e-HDi 115 cv - e um único nível de equipamento.
Preços XY

1.6 THP 156 cv > PVP 23.561€
1.6 e-HDi 92 cv > PVP 22.861€
1.6 e-HDi 115 cv > PVP 23.661€
A data de lançamento das duasnovidades em Portugal é 15 de maio.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras