Nas Bancas

Motores: Ao volante do Mercedes E 300 BlueTEC Hybrid

Uma excelente proposta que junta um motor Diesel a um elétrico. A Mercedes lançou recentemente a nova geração Classe E em Portugal. Com motores mais eficientes, novos sistemas de assistência à condução e uma nova linguagem de design.

Luís Cáceres Monteiro
9 de abril de 2013, 00:11

Esqueço por momentos os problemasdo dia-a-dia e preparo a alma para descobrir as virtudes e os defeitos destemodelo.

Aoentrar a bordo do Classe E BlueTEC Hybrid consigo encontrar facilmente aposição ideal de condução, verifico a posição dos espelhos retrovisores,liberto o travão de mão. A ausência de ruido no rolamento da carroçaria éimpressionante. O motor diesel é um 4 cilindros com 2.143 centímetros cúbicos,com 204 CV de potência, e um generoso binário de 500 NM,disponível logo desde as 1.500 rpm. O motor elétrico possui 28 CV alimentadopor uma bateria de iões de lítio com 20 kw. O Mercedes Classe E Hybridpode funcionar exclusivamente em modo elétrico durante um percurso máximo de 1km. Consegui chegar aos 40 km hora em modo exclusivamente elétrico, em reta, adosear o acelerador com mestria. Além da forma como o carro pisa a estrada, ochassis é excelente, fiquei agradavelmente surpreendido com os consumos. Fizpraticamente 400 km ao volante, em estrada nacional e autoestrada, e conseguium consumo médio de 5,5 litros aos 100 km. Claro que se pisar o acelerador, amédia sobe rapidamente para os 8 litros. A informação relativa ao funcionamentodo sistema hibrido é bem visível nos manómetros.

Acaixa de sete velocidades 7G - tronic está bem escalonada, as passagens decaixa acontecem no regime ideal, tanto em aceleração como nas reduções.
Espaço e conforto abordo

Nointerior, destaque para o painel de instrumentos, com três grandes mostradoresalojados numa consola onde é bem visível toda a informação necessária. O ClasseE tem disponíveis diferentes equipamentos tecnológicos: o sistema de prevençãode colisões, o funcional e útil alerta de manutenção na faixa de rodagem, osistema de assistência no caso de deteção de peões ou automóveis.
Oestilo interior dos Mercedes-Benz continua a ser o maior ponto de discórdia.Alguns amigos não gostam da utilização de certos materiais. Referem asimitações de madeira, em algumas versões, na parte inferior do tablier e nasportas, a opção pelo relógio analógico em vez de um digital, criticam o designdo ecrã multifunção onde visualizamos o sistema de navegação, estações derádio, telefone, etc. Gostos não se discutem! O que é consensual é o espaço, oconforto a bordo. É possível transportar três adultos nos lugares traseiros. Acapacidade da bagageira é de 505 litros.
Opreço do Mercedes Classe E 300 BlueTEC Hybrid que vê nas fotos é de 70,776euros. É importante referir que, neste caso, a unidade de ensaio possui oitomil euros de opcionais. Na minha opinião, o Classe E Hybrid ganha uma nova almacom este pack desportivo AMG.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras