Nas Bancas

Motores: Opel ADAM chega a Portugal

O novo citadino da marca alemã chega em abril e oferece milhares de combinações diferentes de decoração do exterior ao interior. O ADAM destaca-se por estrear vários sistemas de informação e entretenimento IntelliLink, que permitem integrar smartphones e dispositivos como iPad e iPod Touch

Luís Cáceres Monteiro
25 de março de 2013, 17:19

A personalização do novo modelo pode oferecer maisde 61 mil combinações diferentes de decoração do exterior e cercade 82 mil do interior. As opções são várias, incluindo muitas coresde carroçaria e tejadilho, jantes de diferentes formatos e cores,painéis com vários temas e decorações, habitáculo com variadosmateriais, revestimentos e tipos de iluminação, incluindo motivos etexturas capazes de se ajustarem a um leque alargado de gostos epreferências.

Intellilink: integração de dispositivos móveis e 'Siri EyesFree'

O Opel ADAM destaca-se por estrear váriosequipamentos. É o caso do sistema de informação e entretenimentoIntelliLink, que permite integrar telefones inteligentes (smartphones com sistema operativo Apple iOS ouAndroid) e dispositivos como iPad e iPod Touch, transpondo para osistema do automóvel várias aplicações do aparelho portátil,nomeadamente o sistema de navegação, comunicações de voz, rádioem podcast com estações todo o mundo, etc.
O IntelliLink funciona também com o inovador software de reconhecimento de voz 'Siri Eyes Free',da Apple. Utilizando um simples comando no volante, os utilizadoresde smartphones iPhone com sistema operativo iOS6 podemrecorrer ao 'Siri' para efetuar em segurança uma série de operaçõessem tirar os olhos da estrada nem as mãos do volante.
Para além de efetuar chamadas telefónicas mãos-livresativadas por voz para os contactos memorizados, o 'Siri Eyes Free'permite ouvir, compor e enviar uma "iMessage" ou mensagem de textoou de correio eletrónico, aceder a marcações da agenda pessoal eacrescentar novas marcações, e aceder a temas musicais dabiblioteca iTunes do iPhone.
Estacionamento automático e outros equipamentosinovadores

Outros equipamentos, são, por exemplo, a maisrecente geração de estacionamento automático, o alerta de ângulocego, o volante aquecido e o porta-bicicletas integrado FlexFix.Todos os ADAM estão equipados de série com ar condicionado, volanteforrado a couro, programador de velocidade, computador de bordo,espelhos de regulação elétrica, vidros elétricos, fechocentralizado de portas e jantes em liga leve. Também no capítulo dasegurança a lista de equipamento de série do ADAM, integra, porexemplo, programa eletrónico de estabilidade ESP, sistema detravagem antibloqueio ABS,airbags frontais, airbags laterais e airbags de cortina.
A oferta do novo Opel ADAM em Portugal incluirá os motores1.2 de 70 CV de potência e 1.4 de 100 CV, ambos a gasolina. A gamaenglobará versões agrupadas em três 'ambientes': Jam (estiloativo), Glam (requintado) e Slam (desportivo). Na primeira fase decomercialização não está previsto nenhum motor diesel. 
O sistema Start/Stop, que desliga automaticamente o motorquando o automóvel está parado, é igualmente de série de todos osADAM. A média de consumo misto anunciado pela marca alemã para aversão equipada com o motor 1.2 de 70 CV é de 5,0 l/100 km e a doADAM 1.4 de 100 CV em 5,1 l/100.
O novo modelo incluirá na lista de opcionais o sistema deestacionamento automático por cerca de 550 euros. Do lado maispersonalizável do pequeno Opel pode destacar-se equipamentooriginal como o forro de tejadilho 'estrelado', iluminado com 64LED embutidos, que é proposto por apenas 280 euros.
O ADAM 1.2 Jam será proposto por 13.995 euros. Com motor 1.4,os preços iniciam-se em 15.295 euros. O lançamento em Portugal doADAM está agendado para a primeira semana de Abril.
Opel prevê lançar 23 modelos novos em 2013
A Opel tem em curso um programa de lançamento deprodutos, abrangendo um total de 23 novos modelos e 13 novosmotores no período compreendido entre os anos de 2012 e 2016. Esteano, a acrescentar ao ADAM, a Opel vai trazer ao mercado portuguêsmodelos como o SUV Mokka e o descapotável Cascada, para além denovas gerações de motores a gasolina e a gasóleo.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras