Nas Bancas

Motores: Land Rover alerta para os projetos de poupança de água e instalações sanitárias no Uganda

A marca assinala o Dia Mundia da Água.

Divulgação
22 de março de 2013, 12:19

Em fevereiro de 2012, o Land Rover Discovery “1 Milhão”saiu da fábrica de Solihull, em Birmingham, com destino à China, no projeto deangariação de fundos mais ambicioso alguma vez lançado pela marca inglesa: angariar,em 50 dias e 10 mil esgotantes milhas, um milhão de libras para apoiar oprojeto de água potável e instalações sanitárias no Uganda.
Um ano depois deste feito da Land Rover, designado de ‘Journeyof Discovery’, a conversão desse dinheiro em iniciativas concretas, para mudare melhorar a vida dos ugandeses, é já uma realidade.
A verba está a ser investida no programa de água e instalaçõessanitárias supervisionado pela Federação Internacional das Sociedades da CruzVermelha e do Crescente Vermelho (IFRC), parceiros da Land Rover em trabalhoshumanitários desde 2007.
O IFRC trabalha com a Cruz Vermelha do Uganda que tem jácinquenta e uma sucursais locais e uma rede de voluntários que trabalham diretamenteno terreno.
Nestas comunidades ugandesas, o projeto a três anos tem comoobjetivo alargar a cobertura de água potável em 15%, desenvolver o nível deacesso a práticas higiénicas e sanitárias e educar a gestão de recursos de água,das instalações sanitárias e saúde ambiental.
As populações rurais vulneráveis do Uganda travam umaluta diária contra numerosas ameaças à sua saúde causadas pelo inadequadoacesso a água potável e pela falta de instalações sanitárias. Estas são as causasmais comuns, e cada vez mais evitáveis, de contração de doenças no mundo inteiro,sendo o Uganda um dos países mais afetados. Atualmente, o objetivo é reduzir aincidência destas doenças relacionadas com a higiene, tais como a cólera e adiarreia.
Desde o início do projeto lançado pela Land Rover, emjunho de 2012, o programa já atingiu resultados muito relevantes: foram treinadosvinte e três grupos de voluntários, tiveram início as aulas sobre higiene pessoale sanitária (Personal Hygiene and Sanitation Education - PHASE), foram feitos 7novos poços/furos e foram distribuídos 7.500 folhetos e autocolantesinformativos.
Este projeto inclui ainda a divulgação de anúncios sobre higieneem rádios locais e o disponibilização de novas equipas às comunidades para apoiaro projeto, bem como computadores e material de escritório.
O Dia Mundial da Água, que se celebra anualmente no dia22 de março, é uma iniciativa das Nações Unidas e data de 1993. Nasceu com o objetivode alertar para a importância da água potável e fomentar a gestão sustentáveldos recursos naturais de água potável.
Mark Cameron, o GlobalBrand Experience Director da Land Rover, diz: “um ano depois da nossaexpedição para angariação de fundos, é fantástico ver como esta quantia está aser investida no terreno e como isso faz uma diferença real e concreta para apopulação. Sem dúvida, estes projetos vão salvar muitas vidas no Uganda”.
Joelle Tanguy,Subsecretária Geral para Valores Humanitários e Diplomacia da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do CrescenteVermelho (IFRC), afirma: “o acessoa água potável e a melhoria das instalações sanitárias são vitais para que aspessoas mais vulneráveis possam ter uma vida mais saudável. Atingir o valor de 1milhão de libras é um êxito sem precedentes e estamos muito agradecidos à LandRover e a todas as pessoas que possibilitaram este grande feito. Um ano depois,e graças a este apoio incrível, o projeto no Uganda está encaminhado e a gerarum impacto muito positivo junto das comunidades locais”.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras