Nas Bancas

Motores: Ao volante do Volkswagen up!

Divertido de conduzir e muito fácil de estacionar, o up! é muito mais do que um simples citadino.

23 de janeiro de 2013, 02:52

A versão mais simples do up! ronda os 11 mil euros, com trêsportas e motor 1.0 de 60 cv, mas engana-se quem pensa que o pequenoutilitário da Volkswagen tem pretensões de ser apenas um automóvelbarato. A juntar à muita tecnologia desenvolvida pela marca, o up!tem o espaço muito bem aproveitado, dando perfeitamente para quatropessoas, numa superfície de 3,54 metros de comprimento.

Num segmento onde a oferta é muita, e que inclui os ‘gémeos’Seat Mii e Skoda Citigo, o up! apresenta uma interessante relaçãopreço/qualidade. É certo que não estão disponíveis motores aDiesel, mas parece-me que a unidade 1.0 a gasolina é bem adequada,tanto às suas dimensões quanto ao seu peso. É um citadino porexcelência, mas não compromete nas viagens em estrada. Aliás, com olançamento do up!, a VW estreou uma nova geração de motorizações agasolina de 3 cilindros, com potências de 60 CV e 75 CV etransmissões, manual e automática, de cinco velocidades.

Durante este ensaio, deu para perceber que a cidade é o habitatnatural do up! A sua agilidade é surpreendente, muito fácil deestacionar e divertido de conduzir, e com consumos igualmenteinteressantes, a rondar os 5,2 Km/100 Km, para uma condução mista,mas maioritariamente citadina.
Em Portugal o up! está disponível em 5 versões: Take up!,Move up!, High up!, Black up! e White Up! A versão mais bemequipada (High up!) já vem com jantes de 15 polegadas, faróis denevoeiro, volante em couro, luzes diurnas, radio com CD e MP3 eentrada Aux, espelhos retrovisores com regulação elétrica ou arcondicionado.

Quanto às versões especiais Black up! e White up!, para além dascores exteriores e interiores que o próprio nome indica, há queacrescentar as jantes de 16 polegadas, vários pormenores cromados,tapetes exclusivos e o sistema maps&more. Este sistema liga emrede todas as funções de informação e comunicação e no ecrã ficamvisíveis várias informações do veículo. Entre elas, o computador debordo, a função de reprodução MP3, entrada para cartões SD, sistemade navegação, para além da possibilidade de ligar mais do que umtelemóvel através do sistema Bluetooth. Para evitar os amigos doalheio, o ecrã é amovível. Nas restantes versões, este sistema évendido à parte como opcional por 300 euros.

Em todas as versões, o interior é personalizável através da cordo tablier ou estofos em couro. Há ainda opcionais como o teto deabrir, sensores de estacionamento, computador de bordo ou suspensãodesportiva.

A nível de segurança, o up! vem equipado com seis airbags, ABS,controlo de estabilidade ESP e fixações Isofix nos lugarestraseiros.
Quanto aos motores, resta acrescentar que os motores de 3cilindros são normalmente mais ruidosos, mas no up! não temos essasensação, já que é bastante suave, a não ser nas acelerações maisbruscas.
Preços:

- 1.0 60 cv Take up! 2 portas, desde 10.877 euros

- 1.0 60 cv Move up! 2 portas, desde 11.900 euros

- 1.0 75 cv Move up! 2 portas, desde 12.543 euros

- 1.0 75 cv High up! 2 portas, desde 14.332 euros

-1.0 75 cv White up! 2 portas, desde 14.584 euros

-1.0 75 cv Black up! 2 portas, desde 14.584 euros

As versões de 4 portas custam aproximadamente mais 500euros.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras