Nas Bancas

Motores: Ao volante do Hyundai i30 station wagon

Uma excelente opção para jovens famílias, com muito equipamento e motores eficientes e económicos.

15 de janeiro de 2013, 01:48

Depois do sucesso da versão de cinco portas, a Hyundai aposta no i30 station wagon para atrair um número cada vez maior de consumidores no mercado europeu, principalmente entre as jovens famílias. Com mais espaço interior, devido a uma carroçaria mais longa, mas sem que isso comprometa um excelente comportamento dinâmico, a nova carrinha i30 partilha os motores e as transmissões da versão 5 portas, que, acrescento, dão muito bem conta do recado. Falo de um motor a gasolina e três a diesel, com potências entre os 90 cv e os 128 cv.
E porque um carro familiar significa espaço e capacidade de carga, a Hyundai acrescentou a esta versão as barras de tejadilho e muitas outras funcionalidades, entre elas, o rebatimento total dos bancos traseiros, que criam uma superfície plana com uma capacidade de carga de 1.642 litros. Com os bancos abertos, a i30 dispõe de uma bagageira com capacidade de 528 litros, uma das maiores do seu segmento.
Esteticamente, o i30 station wagon é um modelo bastante apelativo, seguindo a linha dos mais recentes modelos da marca. A frente é, na minha opinião, um dos pontos fortes, com destaque para os faróis em forma de diamante que ladeiam a grelha, e que ganham mais impacto com a inclusão de luzes de circulação diurna de LED.
Interessante por fora, confortável e completo por dentro, o i30 station wagon chega repleto de equipamento de série. Entre os opcionais, destaque para o sistema de navegação exibido através de um ecrã de 7 polegadas sensível ao toque. O habitáculo torna-se ainda mais interessante e luminoso com o tejadilho de abrir panorâmico em vidro, desenhado para ser totalmente aberto ou apenas parcialmente.
Como já referi, a nova geração i30 está disponível em quatro motores. Nos Diesel, o renovado 1.6 com 110 cv de potência e consumos combinados na ordem dos 4,4 l/100 Km é uma excelente opção. Porém, a estreia neste modelo do motor Diesel CRDi de 1.396 cc e 90 cv de potência promete atrair muitos clientes. Para este motor, com caixa manual de seis velocidades, a marca anuncia consumos na ordem dos 4,2 l/100 Km e uma velocidade máxima de 170 Km/h. O mais potente da gama é o 1.6 CRDi de 128 cv de potência.
Na gasolina, é proposto o motor 1.4 com 100 cv de potência e consumos na ordem dos 6,2 l/100 Km. Todos os motores podem ser combinados com caixa manual de seis velocidades ou caixa automática, dependendo da versão e nível de equipamento.
A nível de comportamento dinâmico o i30 station wagon surpreende pela positiva, algo que se deve ao inovador sistema FLEX STEER, que oferece três modos de utilização: Confort, Normal e Sport. Este sistema permite-nos adaptar o automóvel às condições da estrada ou ao nosso próprio estilo de condução, tornando as viagens mais agradáveis.

O espaço no i30 station wagon é bastante aceitável, com uma boa altura ao teto e espaço suficiente para as pernas. Os passageiros do banco traseiro também viajam de forma confortável.
E porque a segurança é cada vez mais uma prioridade para as marcas de automóveis, a Hyundai dotou o i30 das mais recentes tecnologias de segurança ativa e passiva, entre elas, o sistema de assistência ao arranque em declive ou a sinalização de travagem de emergência, que faz as luzes piscar quando uma travagem de emergência é detetada.

Para maximizar a segurança durante as manobras de marcha-atrás , está disponível como opção uma câmara com lente de grande ocular.
À semelhança do que acontece com todos os modelos da marca, o i30 station wagon tem 5 anos de garantia integral sem limite de quilometragem
Preços:

1.4 a gasolina 100 cv – desde 18.750 euros

1.4 CRDi 90 cv – desde 23.250 euros

1.6 CRDi 110 cv – desde 24.250 euros

1.6 CRDi 128 cv – desde 25.750 euros

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras