Nas Bancas

Motores: Ao volante do novo Ford Fiesta

Roma foi a cidade escolhida para a apresentação internacional do novo Fiesta, que apresenta um 'design' totalmente renovado, motores novos e mais eficientes e aposta num público mais jovem.

8 de janeiro de 2013, 18:16

Com 36 anos de vida, o Ford Fiesta é o automóvel do seu segmentomais vendido na Europa. Desde o seu lançamento, em 1976, já foramvendidas mais de 15 milhões de unidades e esta nova versão chega aPortugal já no final deste mês. O lançamento oficial no nosso paísestá previsto para o próximo dia 24 de janeiro, mas já tivemosoportunidade de conduzir o novo Fiesta nas estradas da região deRoma.

As novidades a nível de design são várias. No exterior, destaca-se a nova grelhadianteira com faróis de luzes de circulação diurna e tecnologiaLED, assim como o novo capô, que lhe confere um aspeto mais'musculado'. Toda a gama terá disponíveis jantes de liga leve de 17polegadas.

Não há dúvidas de que o Fiesta está muito mais interessante anível estético e possui atributos que normalmente só estamoshabituados a encontrar em veículos de segmento superior.
O habitáculo também apresenta uma grande evolução, tanto aonível da qualidade dos materiais como em termos de ergonomia. Onovo Fiesta tem agora disponível um monitor central de 5 polegadasa cores que integra o sistema de navegação, uma novidade nestemodelo. Falando de conforto, salientamos os novos assentos, queexibem agora novos revestimentos, que vão do couro de altaqualidade ao couro parcial e tecido. Sempre úteis são também osvários espaços de arrumação que podemos encontrar no interior.
A nível de motorizações a Ford aposta forte no novo Fiesta,mas parece-nos óbvio que o bloco que melhor assenta neste modelo éo premiado 1.0 EcoBoost a gasolina, de 100 e 125 cv, com valores deconsumo de combustível a partir dos 4,3 l/100 Km. No total, o novoFiesta estará disponível em sete motorizações, entre gasolina ediesel (1.5 TDCi 75 cv e 1.6 TDCi 95 cv). Todas as versões icluem osistema Auto-Stop-Start e EcoMode. De salientar que as setemotorizações apresentam emissões de CO2 abaixo das 100 g/Km.
Neste primeiro contacto com o Fiesta tivemos tambémoportunidade de ficar a conhecer as várias opções tecnológicasagora disponíveis no Fiesta:

O sistema MyKey, uma estreia a nível europeu, permite aos paisaplicar determinadas restrições aos jovens condutores, como porexemplo, limitar a velocidade máxima ou reduzir o volume máximo doáudio.

Outra novidade é o sistema SYNC com assistência de emergência.Em caso de acidente, este sistema envia uma mensagem pré-gravadapara os sistemas de emergência do país onde estamos. Está preparadopara o fazer em 26 línguas diferentes, faladas em 40 regiões daEuropa.

O novo Fiesta tem também disponível o sistema de travagem ativaem cidade, o que também é inédito num veículo do segmento B.
Em Portugal o novo Fiesta estará disponível em três níveis deequipamento: Trend, Titanium e Titanium X. No lançamento estarátambém disponível a versão First Edition, que assenta na versãoTrend.
Os preços de comercialização ainda não foram revelados pelaFord.
 

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras