Nas Bancas

Motores: Ao volante do Audi A1 Sportback

Um pequeno citadino ágil, seguro e confortável. Apresentamos-lhe o mais pequeno modelo da família Audi, agora com 4 portas.

27 de julho de 2012, 02:36

Para quem gostava do Audi A1, mas via no facto de ter apenas duas portas uma condicionante, o lançamento da versão Sportback revelou-se, certamente, uma excelente notícia. A variante de quatro portas do modelo mais pequeno da Audi cresceu apenas alguns milímetros em altura e em largura, o suficiente para proporcionar o acesso ao habitáculo através das portas traseiras. Esteticamente, as diferenças não são muitas, mantendo os traços característicos da marca, com a frente a fazer lembrar os modelos de maiores dimensões. Uma das grandes diferenças em relação à versão de duas portas talves seja mesmo o tejadilho disponível em três cores de contraste, que realça o seu aspecto mais personalizado.
Por dentro, as semelhanças mantém-se, com um habitáculo onde se destacam os materiais de qualidade. Os bancos são confortáveis, apresentam um bom apoio lateral e estão disponíveis tanto em tecido como em pele, dependendo do gosto de cada um. Os lugares traseiros ganharam algum espaço em altura devido à reformulação da curvatura do tecto e os bancos podem apresentar as configurações de dois ou três lugares, opção pela qual a marca não cobra qualquer valor adicional. Quanto ao espaço, parece-nos que é suficiente para quatro adultos de média estatura. Apesar da introdução de mais duas portas, o A1 Sportback não deixa de ser um pequeno citadino, especialmente vocacionado para um público jovem e que parece reunir cada vez mais adeptos entre o público feminino. A mala apresenta uma capacidade de 270 litros.
O Audi A1 Sportback vem bem apetrechado a nível de soluções tecnológicas, começando pela nova versão do sistema de entretenimento MMI, que agora permite a ligação a redes 3G. Este equipamento opcional dispõe de um ecrã a cores de 6,5 polegadas com apresentação de mapas em 3D e comando por voz. O computador de bordo apresenta os dados relativos aos consumos e aconselha-nos para uma condução mais eficiente. O A1 Sportback está disponível em dois níveis de equipamento, advance e sport.
Tal como na primeira versão, o A1 Sportback está disponível com vários motores a gasolina e a Diesel, mas é indiscutível que os motores a gasóleo são os mais apetecíveis, até porque apresentam excelentes valores de consumos. Testámos o 1.6 TDI de 90 cv com caixa manual de 5 velocidades, mas que também pode vir equipado com a caixa automática S tronic de 7 velocidades. Quanto a consumos, a marca avança valores entre 3,8 e 4,2 l/100 km.
Não restam dúvidas de que o A1 Sportback é um carro pensado para a cidade, onde se revela bastante ágil e dinâmico, seguro e confortável. A versão ensaiada (1.6 TDI de 90 cv) está disponível desde 22.092 euros. Caso opte por um motor a gasolina, a versão de entrada (1.2 TFSI de 86 cv) apresenta preços a partir dos 19.750 euros.
 

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras