O CARAS Motores visitou o Centro de Investigação da Ford, em Aachen, na Alemanha, e pôde testar algumas das novas tecnologias desenvolvidas pela marca, entre elas, o Cave Automatic Virtual Environment, que permite testar os interiores dos veículos de qualquer modelo protótipo, muito antes deste ser produzido. Com este sistema os engenheiros da Ford conseguem medir as respostas emocionais dos condutores e passageiros relativamente ao interior dos veículos, o que ajuda a ajustar e a garantir o conforto dos ocupantes futuros.
A Ford desenvolveu também um ‘Fato de Terceira Idade’, para melhor compreender as dificuldades dos condutores com mais idade. Este fato é composto por cintas de espartilhos e faixas à volta dos ombros que dificultam a mobilidade na parte superior do corpo e das ancas, juntamente com faixas nos joelhos, cotovelos e pés para simular as articulações rígidas. Para finalizar, o fato é composto por uma colar rígido que reduz o movimento da cabeça e luvas de latex que simulam um sentido de toque reduzido.
A Ford está também a desenvolver o assento ECG (Eletrocardiograma) do condutor, que permite monitorizar os impulsos elétricos do coração e informar ou alertar o mesmo sobre qualquer irregularidade que possa estar a acontecer no momento. O assento é composto por seis sensores internos que operam através do vestuário do condutor, em oposição a uma máquina convencional de ECG que opera com elétrodos diretamente ligados à pele.
A Ford tem como objectivo, ligar este sistema, ao SYNC (conectividade no carro de ativação por voz), criando assim a possibilidade do telemóvel do condutor enviar uma mensagem para um centro clínico, onde os dados serão analisados por médicos, e de imediato aconselharem o doente sobre a próxima acão a tomar.
Motores: A CARAS visitou o Centro de Investigação da Ford, em Aachen, na Alemanha
Testámos algumas das novas tecnologias desenvolvidas pelos investigadores da marca.
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