Nas Bancas

Motores: Ao volante do Lancia Thema

Conforto e espaço à americana conjugados com luxo e sofisticação 'made in Italy'. O novo Thema é uma berlina de prestígio, para condutores exigentes e que gostam de sofisticação.

16 de maio de 2012, 02:09

Aproveitando a parceria entre o grupo Fiat e a Chrysler, a Lancia faz renascer o Thema, o topo de gama da marca. Concebido com base no Chrysler 300, o novo Thema é uma automóvel pensado para quem procura exclusividade e não dispensa o cuidado pelos pormenores, característica marcante nos modelos da Lancia. Com um design exterior tipicamente americano, de grandes dimensões e linhas robustas, o Thema impressiona pelo requinte a nível de interiores e proporciona um conforto verdadeiramente excecional, tudo muito bem conjugado com a mais modernas opções em termos de tecnologia.

Com mais de 5 metros de comprimento, 1,48 metros de altura, 1,90 metros de largura e pouco mais de 3 metros de distância entre eixos, o novo Thema apresenta vários acabamentos cromados, que lhe conferem um aspeto exclusivo e luxuoso. Os grandes faróis na zona inferior alojam luzes com tecnologia LED e proporcionam uma inconfundível presença em estrada. A sua silhueta caracteriza-se pela linha de cintura alta que acentua o estilo inconfundível de um automóvel que 'rouba' olhares por onde quer que passe. Na traseira, é impossível deixar de reparar nos imponentes grupos óticos ligados entre si por uma faixa cromada.
Habitáculo e tecnologia

Os materiais nobres e exclusivos são uma referência no habitáculo do Thema, começando pelos bancos com aquecimento revestidos a pele Nappa, pelo tablier igualmente forrado a pele e pelas várias aplicações de meadeira genuína na consola central, nos painéis, nas portas e no volante. O tablier é ainda enriquecido com discretos cromados e com instrumentos de design inovador. Num automóvel onde o espaço é coisa que não falta, os bancos dianteiros dispõem de regulação lombar em quatro posições com comandos elétricos.

Não é exagero afirmar que no interior do Thema nos sentimos numa verdadeira sala de estar, sensação que resulta do uso por parte dos engenheiros da Lancia das mais inovadoras tecnologias. Com excelentes características de dinâmica de condução e comportamento em estrada em qualquer tipo de piso e condições atmosféricas, o Thema é um carro bastante silencioso e muito fácil de manobrar, apesar das suas generosas dimensões. O sistema de travagem de altas prestações proporciona uma condução fluida e segura.
Entre as várias opções tecnológicas disponíveis, destaque para o Uconnect Touch, sistema infotelemático com o ecrã de 8,4 polegadas, o mais amplo deste segmento. Este sistema disponível de série permite-nos controlar os vários sistemas do habitáculo, entre os quais, o navegador com ecrã tátil e o ar condicionado bi-zona. O Thema vem equipado de série com um sistema de navegação Garmin combinado com um sistema áudio premium com nove altifalantes. Estão também disponíveis entradas USB e AUX que permitem a ligação dos mais variados dispositivos.
Segurança

Segundo a Lancia, o Thema oferece mais de 70 conteúdos avançados de segurança ativa e passiva, entre os quais, o sistema eletrónico de estabilidade (ESC) com os exclusivos dispositivos Ready Alert Braking, que coloca em alerta o sistema de travagem quando se liberta o acelerador, diminuindo o tempo de intervenção e o espaço de travagem, e o Rain Brake Support, que entra em função quando se ativam os limpa pára-brisas, removendo a água das pastilhas dos travões. Destaque também para o Active Pedestrian Protection, sistema que, para proteger os peões em caso de colisão, 'eleva' a parte posterior do capô.

Para facilitar o estacionamento, e volto a salientar que o Thema é um carro bastante comprido, temos o Parkview Rear Back-Up Camera, que é ativado automaticamente quando engrenamos a marcha-atrás e projeta as iamgens da estrada no ecrã integrado no tablier. O Adaptative Speed Control é muito mais do que um mero sistema de velocidade cruzeiro tradicional, já que regula a velocidade e trava de modo a manter a distância de segurança em relação ao veículo da frente de acordo com o que é pré-definido pelo condutor. Está também disponível de série um sistema de deteção de ângulo morto  e o Cross Path Detection, que previne o risco de colisão a baixa velocidade graças à presença de sensores que detetam a presença de outros veículos em movimento quando estamos a efetuar a marcha-atrás.
Motor

Conduzir o Lancia Thema revela-se uma experiência estimulante, seja em cidade ou em percursos mais longos, graças ao motor de seis cilindros, com transmissão automática e tração traseira. O topo de gama da marca italiana está dotado com um motor diesel V6 de 3,0 l, que debita a potência de 239 cv, e nos leva a atingir os 230 km/h de velocidade máxima. 7,8 segundos é o tempo necessário para chegarmos aos 100 km/h. Quanto a consumos, a marca anuncia 7,1 l/100 km em ciclo combinado, porém, durante os dias em que efetuámos este ensaio, os valores fucaram mais próximos dos 9,0 l/100 Km.
Gama

Disponível em Portugal desde novembro passado, O Lancia Thema é comercializado no nível de equipamento Executive desde 64.000 euros.
O Lancia Thema é o veículo oficial da XVII Gala dos Globos de Ouro.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras