Nas Bancas

Motores: Mercedes apresenta o novo Classe A

Sem qualquer semelhança com o modelo anterior, o novo compacto desportivo da marca alemã estará à venda a partir do terceiro trimestre de 2012.

Luís Cáceres Monteiro / Visão
14 de março de 2012, 18:11

O Mercedes Classe A mudou na forma e no conceito. Logo à primeira vista, é notório que está 18 cm mais perto do chão do que o seu antecessor. Pela primeira vez, os especialistas da AMG envolveram-se no desenvolvimento desta classe compacta desde o primeiro momento. A aparência do novo Classe A reflete a nova estratégia da Mercedes-Benz em termos de design. O resultado é o chamado two-box design, um exterior desportivo e um interior de qualidade.
Motorizações: novos motores a gasolina e a Diesel

Estão disponíveis diversos motores a diesel e a gasolina. Pela primeira vez, um automóvel da Mercedes terá emissões de 99 gramas de CO2/km. A amplitude de potência da nova geração de motores a gasolina, de 1.6 e 2.0 litros, varia entre os 115 CV no A 180 e 156 CV no A 200 e os 211 CV debitados pelo A 250.
No caso dos motores a Diesel, o A 180 CDI debita 109 CV de potência e resulta num binário máximo de 250 Nm, enquanto o A 200 CDI debita 136 CV e cujo binário atinge os 300 Nm. O A 220 CDI está equipado com um motor de 2.2 litros, com uma potência de 170 CV e 350 Nm de binário.
Todos os motores do Classe A podem ser conjugados com a nova caixa manual de seis velocidades ou, opcionalmente, com a transmissão automática 7G-DCT de dupla-embraiagem.
Outros destaques: suspensão, aerodinâmica, segurança

A dinâmica de condução que o design e as motorizações deixam antever é complementada pela suspensão. Para tal, o centro de gravidade tornou-se mais baixo e foi incorporado no veículo um novo eixo traseiro de 4 braços; estas alterações permitem ainda a instalação da tração integral 4MATIC. Os clientes podem selecionar diversas configurações da suspensão, tal como a suspensão desportiva opcional com sistema Direct-Steer.
O Classe A inclui no equipamento de série um sistema de alerta de colisão baseado em radar com Brake Assist, reduzindo o risco de colisões na traseira do veículo. O sistema Collision Prevention Assist emite um sinal visual e acústico de forma a alertar o condutor para a existência de obstáculos identificados, preparando o Brake Assist para a aplicação de travão mais precisa possível. Esta aplicação inicia-se assim que o condutor pressionar firmemente o pedal do travão.
O sistema de proteção de ocupantes PRE-SAFE está disponível pela primeira vez no Classe A. Esta inovação, que teve a sua estreia no Classe S, em 2002, foi adaptado pela primeira vez nesta classe compacta. Entre as principais características deste sistema destacam-se os tensores reversíveis dos cintos de segurança, o fecho automático das janelas e do teto de abrir e o ajuste dos bancos dianteiros totalmente elétricos com função memória, de forma a posicionar os passageiros de forma ideal para a máxima eficácia dos sistemas de retenção.
Além das especificações base, que podem ser personalizadas com uma variedade de opções, estão disponíveis as seguintes linhas de design e equipamento: "Style", "Urban" e "AMG Sport".
O Classe A Sport está equipado com jantes em liga leve exclusivas AMG de 5 raios e 18 polegadas, juntamente com pneus 235/40 R18. A tonalidade preta com acabamento de alto brilho é conjugada com as pinças em tons de vermelho, que simbolizam as características de condução dinâmica do A 250 Sport e do A 220 CDI Sport. Estas duas motorizações distinguem-se, entre outros fatores, por um eixo dianteiro especial desenvolvido pela AMG e pela suspensão desportiva.
A comercialização deste modelo terá início no terceiro trimestre de 2012.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras