Nas Bancas

Motores: Ao volante do Fiat Freemont

Muito espaço e equipamento num carro feito a pensar na família.

26 de fevereiro de 2012, 01:44

Se já gostava do Dodge Journey, então vai gostar ainda mais do Fiat Freemont!Com a aquisição de 52% da Chrysler, o Grupo Fiat tornou a sua gama muito maiscompleta e possui agora um modelo que promete fazer sucesso junto das famíliasque procuram um carro dinâmico e versátil a um preço bastante competitivo. Amarca italiana soube, e muito bem, tirar proveito dos atributos do Journey. Masmais importante do que isso, foi a forma inteligente como detetou os pontosfracos do modelo americano, realizando um conjunto de alterações a nívelestético e mecânico que o tornam muito mais apetecível e eficaz.
O motor VW 2.0 de 140 cv foi substituído pelo eficiente motor Fiat 2.0Multijet de 170 cv, que assegura um excelente equilíbrio entre prestações,prazer de condução e consumos. É um motor muito mais silencioso e bastantesuave graças a uma moderna caixa manual de seis velocidades. Apesar de manter opeso, o Freemont parece muito mais leve e é, definitivamente, mais fácil deconduzir, mesmo em percursos mais sinuosos. Segundo os dados oficias, oFreemont atinge a velocidade máxima de 195 Km/h e faz 11 segundos dos 0 aos 100Km/h. O consumo médio apresentado é de 6,4 l/100 Km, mas durante os dias em queo conduzimos não conseguimos baixar dos 7,5 l/100 Km. No entanto, são valoresmuito melhores do que os que se verificavam no Journey.
A nível estético, a Fiat optou por não fazer grandes alterações, até porqueeste era um dos pontos fortes do modelo. Porém, também não se limitou asubstituir os logotipos. A frente ganhou uma grelha em forma de favo de mel comelementos cromados e o pára-choques, da cor da carroçaria, constrói umaelegante moldura em torno da grelha e dos faróis de nevoeiro. Na traseira, agrande novidade são os farolins com LED que se estendem ao longo da margeminferior da porta e da carroçaria. O desenho das jantes de liga leve de 17polegadas também é novo e há ainda a possibilidade de, por mais 500 euros,optar pelas jantes de 19 polegadas.
Definitivamente, é ao entrarmos no carro que encontramos as principaisalterações. Os interiores estão mais requintados e foram pensados para oferecerconforto aos passageiros, realçando o prazer de viajar. A Fiat apostou emmateriais mais macios ao toque e num tablier envolvente e com vários elementoscromados. O painel de instrumentos é completamente novo e temos agora à nossadisposição um sistema de infoentretenimento com um amplo ecrã tátil a cores de4,3 polegadas. O revestimento dos interiores pode ser em tecido ou pele, desdeos bancos aos painéis que revestem as portas.
Espaço é coisa que não falta no Fiat Freemont, com 7 lugares de série e umaverdadeira terceira fila de bancos de dimensões generosas e de fácil acesso,graças à abertura a 90 graus das portas traseiras e um sistema de deslizamentodos bancos intuitivo e de acionamento rápido. Com um simples movimento, osbancos da 3.ª fila desaparecem completamente sob o pavimento, passando para umaconfiguração de 5 lugares e criando um espaço para bagagens plano e espaçoso.Os bancos da 2.ª fila e do passageiro também são completamente rebatíveis. Eporque falamos de um carro a pensar na família, a segunda fila dispõe doinovador sistema ‘child booster’ que, graças a assentos elevatórios, permite acorreta posição de crianças. Os espaços para objetos são mais de 20 e o apoiode braços, por exemplo, aloja entradas USB e AUX-in e ainda uma tomada de 12volts. O banco do passageiro da frente oferece um cómodo compartimento sob oassento e no pavimento da segunda fila encontram-se dois espaçososcompartimentos sob os tapetes.
A segurança também esteve em lugar de destaque nas alterações efetuadaspelos engenheiros da Fiat. O Freemont assegura um comportamento em estradaconstante e previsível. Para além de um sistema de travagem de excelentesprestações, utiliza os mais sofisticados dispositivos eletrónicos de controlodo comportamento dinâmico. No Freemont contamos com seis airbags de série,apoios de cabeça ativos e fixações isofix.
Como oferta de lançamento, o Fiat Freemont vem equipado com um GPS TomTom1005 com ponto de fixação no tablier e um pack multimédia que inclui um sistemaDVD Pioneer que faz as delícias dos mais novos durante as viagens mais longas.
O Fiat Freemont está disponível  a partir de 37.000 euros.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras