Nas Bancas

Motores: Ao volante da Seat Exeo ST

Uma carrinha agradável de conduzir com pormenores requintados e que apresenta um excelente nível de equipamento.

22 de fevereiro de 2012, 01:14

As semelhanças não enganam e, de facto, o Seat Exeo continua a utilizar a carroçaria da anterior geração do Audi A4. Esta opção adotada pela marca espanhola do grupo VW tem-se revelado bem sucedida e, na minha opinião, ganha pontos com as alterações agora introduzidas. O novo Seat Exeo está mais atrativo, estreando uma nova frente onde se destacam a grelha em forma de 'favos de mel' e os novos faróis dianteiros com tecnologia Bi-xenon. Por fora e por dentro, o novo Exeo ganhou em requinte, apresenta mais equipamento de série e materiais de melhor qualidade. Também está disponível na versão berlina, mas acreditamos que a carrinha será a opção mais bem sucedida entre os condutores portugueses.
O Exeo está disponível com sete motores, com potências desde os 120 aos 210 cv. Uma das grandes novidades da gama é a nova geração de motores diesel TDI CR do grupo VW, com 120, 143 e 170 cv, com menores consumos e emissões reduzidas.  Esperimentei a opção 2.0 de 143 cv com a  caixa automática Multitronic de sete velocidades e fiquei bastante agradado com a sua capacidade de resposta. As prestações do Exeo com esta caixa automática são ligeiramente inferiores à da versão com caixa de velocidades manual, atingindo a velocidade máxima de 201 km/h e 9,6 segundos dos 0 aos 100 Km/h. Os consumos também são ligeiramente superiores, segundo a marca, este Exeo gasta 5,5 l/100 Km (consumo misto).
A nova gama Exeo está disponível em três níveis de equipamento: Reference, Style e Sport. Todas as versões apresentam sete airbags, ar condiciona bi-zona, ABS e ESP com assistente de travagem de emergência, computador de bordo, retrovisores elétricos, cruise control, rádio CD com MP3 e entrada auxiliar. Uma das novidades a nível de interior é o novo volante em couro perfurado com vários comandos incorporados. Há também novas opções ao nível do revestimento dos bancos. A unidade que ensaiámos apresentada o nível de equipamento Style, com bancos de regulação elétrica em pele bege e inserções em madeira wengé nos painéis das portas, tablier e consola central. Uma elegante combinação muito bem conjugada com a cor boal da carroçaria.

Entre os vários opcionais disponíveis, destaque para o teto de abrir elétrico com células solares e o sistema de som Bose, especialmente desenvolvido para este modelo. O sistema de navegação Seat Media System E, com ecrã a cores, revelou-se bastante intuitivo e funcional.
Concebida a pensar numa utilização maioritariamente familiar, o nova carrinha Exeo apresenta uma capacidade de carga de 442 litros, o que é bastante aceitável num veículo do seu segmento. O espaço dianteiro é bom e permite uma condução confortável, mas o mesmo não se aplica ao espaço traseiro. Os bancos são confortáveis e albergam perfeitamente três passageiros. Porém, o espaço para as pernas poderia ser melhorado.
Preços

Gasolina:

1.8 TSI Reference, 120 cv - desde 29.500 euros

1.8 TSI Style, 160 cv - desde 35.060 euros

2.0 TSI Sport, 211 cv - desde 38.677 euros

2.0 TSI Sport Multitronic, 200 cv - desde 41.287 euros
Diesel:

2.0 TDI CR Reference, 120 cv - desde 33.000 euros

2.0 TDI CR Style, 120 cv - desde 34.890 euros

2.0 TDI CR Style, 143 cv - desde 35.500 euros

2.0 TDI CR Style Multitronic, 143 cv - desde 37.558 euros (versão ensaiada)

2.0 TDI CR Sport, 143 cv - desde 36.900 euros

2.0 TDI CR Sport Multitronic - desde 38.960 euros

2.0 TDI CR Style, 170 cv - desde 37.380 euros

2.0 TDI CR Sport, 170 cv - desde 38.786 euros

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras