Nas Bancas

Motores: Ao volante do Seat Leon FR

Testámos três das quatro motorizações disponíveis da gama 'Formula Racing' do Leon. Uma escolha acertada para quem procura conforto e boas performances com elementos estéticos à altura de um verdadeiro desportivo.

4 de fevereiro de 2012, 01:34

Com quatro motores disponíveis, dos 125 aos 210 cv de potência, a gama Leon FR faz juz ao significado das suas siglas, pois a denominação Formula Racing assenta-lhe muito bem. Com duas propostas TSI (1.4 de 125 cv e 2.0 de 210 cv) e duas TDI (2.0 de 140 e 170 cv), o Leon FR cultiva uma aparência desportiva e está muito bem apetrechado a nível de equipamento. Por fora são praticamente iguais, mas as diferenças são notórias mal pisamos o acelerador.

Tive oportunidade de conduzir as duas versões a gasolina e a versão a diesel de 140 cv. Como seria de esperar, a versão mais potente, de 210 cv, destaca-se ao nível de prestações e aceleração, e tem a opção da caixa automática DSG de seis velocidades. Porém, também fiquei muito bem impressionado com as restantes motorizações, todas elas capazes de conferir ao Leon FR um excelente comportamento em estrada, sem que sejam demasiado gastadores. O menos potente da gama, o Leon FR 1.4 de 125 cv atinge uma velocidade máxima de 197 Km/h e acelera dos 0 aos 100 Km/h em 9,9 segundos. Segundo os dados da marca, apresenta consumos médios na ordem dos 6,2 l/100 Km, que resultam em emissões de 145 g/Km de CO2.

A oferta Diesel também é bastante satisfatória e, para além do motor 2.0 TDI CR de 170 cv, com caixa manual ou automática, está também disponível desde o ano passado a versão de 140 cv com caixa manual, que apresenta uma boa capacidade de aceleração e excelentes valores ao nível dos consumos e emissões: 4,8 l/100 Km e 125 g/Km de CO2. O espírito desportivo mantém-se e este Leon FR atinge uma velocidade máxima de 205 Km/h e consegue chegar dos 0 aos 100 Km/h em apenas 9,5 segundos.
Apesar de já ter alguns anos de vida, o design do Leon mantém-se atual e continua a fazer valer as características desportivas da marca espanhola do grupo VW. Uma das novidades do Leon FR são as novas óticas traseiras com tecnologia LED, que tornam o carro bem mais apelativo. Destaque também para a saída de escape dupla, que para além do aspeto desportivo a nível visual emana um som bem característico à medida que pisamos o acelerador. As jantes de 17 polegadas e a parte exterior dos espelhos retrovisores em prateado são também elementos que destacam o FR das restantes gamas.

O espírito desportivo do Leon FR também é bem visível no seu interior. Os bancos foram redesenhados e são bastante confortáveis, mesmo quando adotamos uma condução mais nervosa. Os estofos são diferenciados em toda a gama e apresentam combinações exclusivas, como por exemplo, pele preta com tecido branco alcantara e pele preta e cognac. Com o logótipo FR na parte inferior, forrado a pele e com molduras em cor de alumínio, o volante multifunções não é totalmente esférico e apresenta uma estrutura de três braços.

Outra das novidades é o sitema multimedia Seat Media System 2.2 com ecrã tátil. Talvez pudesse ser um pouco maior, mas é bastante intuivo e fácil de utilizar. Inclui rádio, leitor audio, sistema de navegação e funciona interativamente com o ar condicionado. Conta também com o sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro, que nos mostra no ecrã a proximidade de obstáculos. Este equipamento está disponível como opcional no pacote Tecnologia Plus (1.563 euros).
Em jeito de conclusão, o Seat Leon FR é uma escolha acertada para quem procura um desportivo de 5 portas com um excelente relação preço/equipamento. Com opções muito interessantes a nível de motorizações, a gasolina ou Diesel, é um carro que convida a uma condução mais ousada, principalmente quando estamos ao volante do 2.0 TDI de 210 cv. No entanto, o 1.4 TSI de 125 cv e o 2.0 TDI de 140 cv parecem-me, no seu conjunto, as opções mais equilibradas.

Quanto a preços:

Seat Leon 1.4 TSI FR 125 cv: 24.201 euros

Seat Leon 2.0 TSI FR 210 cv: 32.448 euros

Seat Leon 2.0 TSI FR 210 cv DSG: 34.210 euros
Seat Leon 2.0 TDI FR 140 cv: 32.261 euros

Seat Leon 2.0 TDI FR 170 cv: 34.380 euros

Seat Leon 2.0 TDI FR 170 cv DSG: 37.032 euros

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras