Nas Bancas

Motores: Ao volante do Mercedes GLK 200 CDI

O SUV mais compacto da marca germânica impressiona pela sua agilidade e polivalência. Veja a fotogaleria no final do texto.

1 de fevereiro de 2012, 03:41

Dono de uma identidade muito própria, marcado pelas suas tradicionais linhas quadradas, que lhe conferem um estilo robusto e musculado, o Mercedes GLK é um modelo multifacetado, confortável e ágil numa utilização mais citadina, mas não menos competente quando decidimos aventurar-nos fora de estrada, apesar da versão que testei, o GLK 200 CDI BlueEfficiency, possuir apenas tração traseira.

Esta é a versão de entrada na gama e vem equipada com um motor Diesel de 2.143 cc, com 136 cv de potência, e, neste caso, com a eficaz caixa automática de sete velocidades 7G-Tronic Plus. Gostei particularmente da suavidade com que se comporta em estrada, ideal para viagens em família. Convém não esquecer que paga apenas classe 1 nas portagens e apresenta consumos bastante aceitáveis para o seu segmento. Os valores anunciados pela marca situam-se entre os 5,8 e os 6,3 l/100 Km, respetivamente com caixa manual ou automática. Vem também equipado de série com a função ECO Start/Stop, tal como acontece com todos os modelos BlueEfficiency da marca germânica.

Em termos de prestações, este GLK 200 CDI atinge os 190 Km/h e vai dos 0 aos 100 Km/h em 10,8 segundos.
Conduzir o GLK é sinónimo de conforto, em grande parte devido à suspensão topo de gama Agility Control. Os amortecedores adaptam-se automaticamente a cada situação de condução, compensando e melhorando o efeito de amortecimento e a estabilização do automóvel, principalmente em estradas em piores condições. Para quem gosta de uma condução mais desportiva, existe a opção do Pack Desportivo Exterior, disponível por mais 2.073 euros, que inclui suspensão desportiva, com a qual a altura ao solo é rebaixada cerca de 20 mm. O melhoramento do comportamento em curva é notório.

Ainda a nível de conforto, importa salientar que os bancos têm regulação elétrica, o que faz com que encontremos facilmente uma excelente posição de condução. O modelo que conduzi vinha também equipado com o Pack Desportivo Interior, disponível por mais 1.138 euros, e que dispõe de vários extras exclusivos, tais como, os estofos dos bancos na combinação pele/tecido, volante de três raios com comandos integrados, seletor de velocidades em pele, pedais desportivos em aço inoxidável, painel de instrumentos em prateado e vários elementos ornamentais em alumínio. Detalhes que conferem ao habitáculo do GLK um toque de requinte e bom gosto, com materiais e revestimentos de muito boa qualidade.

Ao nível de tecnologia, o GLK está dotado de vários sistemas multimedia. Destaque para o intuitivo sistema de navegação Comand Aps e para o completo sistema de audio com Bluetooth, ligação USB e entrada auxiliar de série.

A segurança também é um aspeto fundamental e este modelo da Mercedes-Benz oferece padrões elevados. Dos vários airbags disponíveis, destaque para os airbags para os joelhos do condutor. Para além disso, saliento os pré-tensores nos cintos traseiros e o sistema Pre-Safe (opcional), que reconhece situações críticas de condução e, se for necessário, ativa preventivamente os sistemas de segurança reversíveis de forma a reduzir a possibilidade de ferimentos dos ocupantes do veículo.
Apesar de compacto, espaço é coisa que não falta no GLK. Com exceção para o lugar central, os bancos traseiros são espaçosos e confortáveis e todos os ocupantes dispõem de vários comportamentos de arrumação. A bagageira também é bastante generosa, com capacidade para 450 litros. Este compartimento dispõe de vários dispositivos de fixação, como ganchos para malas e vestuário e pontos de amarração para objetos mais pesados.
A versão base do Mercedes GLK 200 CDI BlueEfficiency está disponível a partir de 48.800 euros. A versão que ensaiámos, com pintura metalizada, caixa de velocidades automática, Pack's Desportivos e vários outros extras custa 57.465 euros.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras