Nas Bancas

Motores: Ao volante do Opel Astra GTC

Um 'coupé' assumidamente desportivo para quem procura conforto e prazer de condução.

19 de janeiro de 2012, 01:01

A Opel Portugal escolheu o Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, para apresentar uma das novas estrelas da sua companhia. O novo Astra GTC, disponível no nosso país a partir deste mês, é muito mais do que uma variante desportiva do Astra de cinco portas. Aliás, em comum têm apenas três elementos: as caixas dos retrovisores, os puxadores das portas e a antena. Tudo o resto foi criado de raiz e o resultado é um coupé bastante atraente e assumidamente desportivo, destinado a quem procura pazer de condução. Para isso, a altura da carroçaria ao solo foi reduzida entre 10 a 15 mm e todas as versões possuem uma configuração especial da suspensão dianteira com HiPerStrut de elevado desempenho, o que nos transmite uma excelente estabilidade, mesmo quando curvamos a uma velocidade mais elevada.
Com um design que herda a 'lâmina' Opel do Insignia – uma linha fina e bem definida desde a porta dianteira até à parte inferior do guarda-lamas traseiro –, o GTC possui uma atitude dinâmica, também marcada pelas óticas esguias em forma de olhos de águia. Os faróis dianteiros integram luzes diurnas e o novo sistema de faróis direccionais bi-xénon. Os modelos das jantes, com as 'generosas' medidas de 18 e 20 polegadas, também são exclusivos.
No mercado português, a gama Astra GTC é composta por três motorizações – duas a gasolina e uma unidade turbodiesel – com potências entre 140 e 180 cv.

A versão que ensaiámos, com a motorização turbodiesel 2.0 CDTI, equipada com caixa manual de seis velocidades, disponibiliza 165 cv de potência. A inclusão da tecnologia Start/Stop permite uma redução considerável nos consumos, especialmente em condução urbana. Segundo a marca, consome apenas 4,8 l/100 Km e emite 127 g/Km de CO. O depósito de combustível tem uma capacidade de 56 litros, logo, este GTC tem autonomia para cerca de 1100 Km.

A motorização 1.4 a gasolina também possui o sistema Start/Stop e debita 140 cv de potência. Consome 5,9 l/100 Km e emite 139 g/Km de CO. Já a versão 1.6 Turbo, apresenta 180 cv de potência e 220 km/h de velocidade máxima.
O novo Astra GTC está dotado de avançados sistemas de auxílio à condução. Destaco a câmara dianteira Opel Eye, que possui agora a função de reconhecimento de sinais de trânsito. Para além disso, existe também a função de aviso de saída de faixa e a indicação da distância para o automóvel da frente.
Apesar de ser um coupé compacto, o Astra GTC apresenta um habitáculo espaçoso, capaz de instalar confortavelmente cinco pessoas. Há espaço suficiente para duas cadeiras de criança, o facto de ter apenas duas portas é que, como é natural, dificulta um pouco a sua instalação. A capacidade da bagageira vai dos 370 aos 1235 litros (com os bancos traseiros rebatidos) e a capacidade para arrumação no habitáculo também aumentou em relação ao modelo anterior.

O GTC é um carro confortável. Os bancos oferecem um dos mais vastos leques de ajustes do segmento, capazes de proporcionar uma condução agradável a pessoas de todas as estaturas. Os materias são de excelente qualidade e os novos tecidos e cores conferem ao GTC um ambiente mais desportivo. A consola central é bastante completa, mas a quantidade de botões requer alguma habituação. O Astra GTC vem bastante bem equipado de série, mas também estão disponíveis vários packs de equipamento opcionais.
O Astra GTC é, sem dúvida, um coupé desportivo com bastante garra, que se adapta a uma condução citadina, mas tem na estrada o seu habitat natural. Quanto a preços:
Astra GTC 1.4 Turbo Start/Stop - 25.100 €

Astra GTC 1.6 Turbo - 26. 600 €

Astra GTC 2.0 CDTI Start/Stop - 32.700 €
Na Primavera de 2012 junta-se o 1.7 CDTI de 130 cv, equipado com tecnologia Start/Stop.

A versão de alta performance OPC, com 280 cv, será igualmente lançada no decorrer deste ano.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras