Nas Bancas

Motores: Viagem ao futuro com o Ford Evos Concept

Já imaginou um carro que escolhe a sua música preferida ou regula previamente o ar condicionado para a temperatura ideal? Já existe e fomos conhecê-lo a Milão. Veja o vídeo no final do texto.

11 de janeiro de 2012, 16:31

O convite para viajar até Milão para participar na Ford Evos Concept Experience surgiu de forma enigmática através de correio eletrónico. Efectuado o registo, fui convidado a escolher uma côr, uma bebida e uma música, seguindo-se depois a receção de um código que deveria guardar até ao dia da experiência. Calculei que não se tratava de um comum test drive, até porque na altura da apresentação do Ford Evos Concept, em setembro do ano passado, no Salão Automóvel de Frankfurt, ficou bem explícito que este não era um veículo para andar na estrada, pelo menos num futuro próximo, mas sim a representação daquilo que a Ford considera ser o automóvel do futuro.
Chegado o dia do evento, já em Milão, fui convidado a entrar numa outra dimensão. Foi-me entregue um cartão, correspondente ao código que me tinha sido enviado dias antes, que coloquei num ecrã tátil. A Ford Evos Concept Experience estava prestes a começar... Automaticamente, o fundo do ecrã ficou azul, a cor que tinha escolhido, e começou a tocar Magnificent, dos U2, a música que tinha elegido. Faltava o vinho. Estava à minha espera numa outra sala, a mesma onde o futurista Evos era o centro das atenções. Rodeado de fotógrafos e jornalistas de várias nacionalidades, ali estava ele, o Ford Evos Concept, um veículo híbrido com 4,5 metros de comprimento, quase dois de largura e quatro portas com abertura em asa de gaivota. Um objeto de design único, com especial destaque para as óticas dianteiras ultra-finas ou o espetacular grafismo criado pelos vidros dianteiro e traseiro ligados por uma fina secção em vidro no tejadilho. Futurista, sem dúvida, mas com um toque bem contemporâneo.
Algumas das principais características deste veículo do futuro não estão imediatamente à vista. Falamos das várias soluções tecnológicas que possui, principalmente a nível de conectividade e interação com o condutor, tudo através da ligação entre o carro e a 'nuvem' de informações pessoais de cada condutor. Foi para perceber isso mesmo que fui convidado a escolher, ainda em Lisboa, uma cor, uma música e uma bebida, das quais desfrutei na minha chegada a Milão.

O Ford Evos é um carro inteligente, capaz de proporcionar ao seu condutor um ambiente e uma condução o mais agradável possível, adaptando-se aos gostos de cada um. Através da conjugação da informação da nuvem com a informação sobre as nossas preferências de condução, podemos entrar no carro e estar automaticamente a ouvir a mesma música ou o mesmo noticiário que estávamos a ouvir em casa ou no escritório. O Evos é também capaz de regular automáticamente, sem qualquer ação da nossa parte, a temperatura no interior do habitáculo, a posição dos bancos ou ajustar a suspensão ou os travões. O carro conhece o condutor e adapta automaticamente os controlos de manuseamento, direção e motor para proporcionar uma experiência de condução excepcionalmente dinâmica.

Desenhado a partir de um conhecimento detalhado das preferências do condutor e dos seus hábitos de condução, O Ford Evos Concept combina esta informação pessoal com dados adicionais a partir da 'nuvem', como por exemplo, o horário de trabalho do condutor, trânsito local ou condições meteorológicas. Esta informação proporciona uma experiência personalizada e continua sempre que o condutor entra ou sai do carro.
Sempre a pensar no bem-estar do condutor, o Evos monitoriza o nosso estado físico através dos assentos com sistema de monitorização cardíaca. Em situações de condução mais dinâmicas, o veículo pode simplificar a aparência do painel de instrumentos para exibir apenas a informação necessária e mudar o telemóvel do condutor para o modo 'não incomodar', ajudando a manter a nossa atenção na estrada.
E não poderia terminar esta experiência sem me sentar ao volante do Evos Concept. O cockpit estilizado e inovador promete novos níveis de prazer de condução. Apesar de futurista, o design interior é simples e limpo, com um painel de instrumentos destacado por recortes trapezoidais. Este protótipo integra um assento do condutor em encarnado, em forma de ovo, e uma visão de interação do condutor sem precedentes, através de um avançado interface. Os dois passageiros traseiros obtém igualmente uma experiência especial, com ecrãs individuais sensíveis ao toque, que lhes permite interagir com o veículo.
Por último, o motor. O Ford Evos Concept apresenta uma motorização híbrida com baterias de iões de lítio de última geração. A arquitetura híbrida de 'separação de energia' da Ford permite que o motor elétrico e o gasolina trabalhem em conjunto ou em separado para maximizar a eficiência. Segundo a marca, o Evos oferece uma autonomia de mais de 800 km com recurso à bateria a ao motor. A monitorização através da 'nuvem' saberá automaticamente quando deve poupar energia, recorrendo à informação sobre a previsão do percurso de viagem, se existem zonas com restrições às emissões e as condições atmosféricas no momento.
Esta é a visão da Ford para o futuro: tecnologias intuitivas e completamente focadas no condutor. É natural que apenas uma pequena parte destes avanços tecnológicos chegue aos automóveis que teremos num futuro próximo. Mas também é verdade que já estivemos mais longe.

Uma coisa é certa, regressei a casa com a sensação de que, por um dia, fiz uma viagem ao futuro...

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras