Nas Bancas

Motores: Ao volante do Seat Alhambra

Um monovolume de sucesso concebido a pensar na família.

18 de dezembro de 2011, 01:48

O Seat Alhambra conduz-se de uma forma bastante fácil e intuitiva apesar dos 4 metros e 84 centímetros de comprimento. Espaço não falta, são muitos os locais para guardar a carteira, o telemóvel, os livros, os brinquedos das crianças. A situação altera-se com os sete lugares ativos onde ficamos com espaço para transportar duas malas de viagem. No caso de rebater os dois bancos da terceira fila as coisas mudam de figura e é possível transportar perfeitamente malas e bicicletas sem penalizar o espaço para cinco pessoas.
A posição de condução elevada permite uma visibilidade impecável sobre a estrada. As portas de correr são muitos úteis e funcionais. Experimentámos a versão com portas são de correr manualmente (portas elétricas custam 945 euros).
Sem dúvida que uma das mais valias do Seat Alhambra é permitir transportar quatro pessoas com o máximo conforto, levar duas bicicletas de criança, malas para um fim de semana, sem que ninguém viaje com objetos espalhados a bordo

O monovolume produzido em Portugal, nas instalações da Autoeuropa, em Palmela, combina as qualidades de um carro vocacionado para transportar a família com uma aparência moderna e motores atuais e económicos. O novo motor TDI permite "rolar" com toda a tranquilidade. É um motor 2.0 de 115 CV, quatro cilindros e sistema common-rail. O binário máximo é de 280 Nm, disponível a partir das 1.750 rotações. Puxa bem os 1.790 kg.
O Seat Alhambra equipado com esta motorização e associado a uma caixa de mudanças manual de seis velocidades acelera dos 0 a 80 km/h em 8,4 segundos, dos 0 a 100 km/h em 12,6 segundos e alcança a velocidade máxima de 183 km/h. O consumo médio que consegui aproximou-se dos 6,0 litros para percorrer 100 quilómetros.
Esteticamente a versão ensaiada distingue-se por ostentar a denominação "E-Ecomotive" na parte traseira. O depósito de 70 litros permite uma autonomia de aproximadamente 1.300 quilómetros. Esta nova motorização encontra-se disponível nas versões Reference e Style.
A moda dos monovolumes compactos de sete lugares contribuiu para que as vendas dos monovolumes de maiores dimensões caísse a pique. Modelos como o Citroën C8, o Peugeot 807 ou o Chrysler Grand Voyager são atualmente comprados pontualmente por clientes particulares.
A verdade é que MPV'S compactos como o Ford S-MAX, Renault Grand Scénic, Citroën C4 Picasso, conquistaram milhares de clientes e deixaram um pouco de lado a opção pelos grandes MPV's.

No caso do Seat Alhambra o fator Autoeuropa joga a favor deste modelo. Sabe bem chegar a uma praça de portagem e preparar o multibanco para pagar "apenas" classe 1. É importante referir que os grandes MPV´s de sete lugares na Via Verde pagam Classe 1.
Preços: 
2.0 TDI CR REFERENCE E-Ecomotive -115 CV - 35.522,00

2.0 TDI CR REFERENCE E-Ecomotive - 140 CV - 36.361,00

2.0 TDI CR STYLE E-Ecomotive - 115 CV - 39.110,00

2.0 TDI CR STYLE E-Ecomotive - 140 CV - 39.950,00

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras