Nas Bancas

Motores: Ao volante do Volkswagen Golf Cabrio

O Golf Cabrio é um automóvel informal, funcional, mas ao mesmo tempo requintado e sofisticado.

Luís Cáceres Monteiro
10 de dezembro de 2011, 13:22

O Golf Cabrio sublima o prazer da condução a céu aberto.

Desde o lançamento do primeiro Golf "aberto", em 1979 (Golf I), aVW já colocou no mercado mais de 684 mil unidades Golf Cabrio.

A nova geração de um dos descapotáveis mais bem-sucedidos de sempre a nívelmundial revela uma imagem moderna e apelativa. Com quatro "verdadeiroslugares" e um conforto acima da média para este tipo de automóveis, o novoGolf Cabrio possui um sistema de capota de lona, de acionamentoelectro-hidráulico bastante rápido e funcional, que destapa o habitáculo domodelo em aproximadamente 10 segundos. Na minha opinião faltam os comandos paraabrir os vidros traseiros.
A estética exterior do novo Cabrio segue os padrões do atual Golf de trêsportas. Tal como no Golf GTI, as luzes traseiras são de LED. O equipamento desérie é muito completo e inclui os arcos de proteção em caso de capotamento(acionamento automático), airbags dianteiros, airbags lateraispara a cabeça e tórax, airbag para o joelho (do lado do condutor) e ESP(Programa Eletrónico de Estabilidade).

O Golf Cabrio da nova geração é bastante silencioso, mesmo quando comparadocom "cabrios" de capota rígida. A capota pode ser acionada (abrir oufechar) em andamento, a velocidades até 30 km/h. A bagageira oferece 250 litrosde capacidade mesmo com a capota aberta.
Gama completa de motores

Os cinco motores disponíveis na gama (todos com turbocompressor e injeçãodireta) propõem potências entre 105 e 210 CV. No que toca aos motores agasolina (TSI), dois podem ser equipados com a caixa de velocidades de duplaembraiagem (DSG), o mesmo sucedendo com um dos motores Diesel (TDI).

Conduzi o Golf Cabrio 1.6 TDI com 105 CV BlueMotion ao longo deaproximadamente 1000 quilómetros. Um dos principais problemas dos cabrios sãoas viagens mais longas. No meu caso, gosto de utilizar o cruise control sempreque possível. Posso garantir que "rolei" a uma velocidade de 120 km/hde uma forma descontraída e segura em autoestrada. O consumo médio de gasóleofoi de 6,8 l/100 km. É pena que a VW não tenha optado por equipar esta versãocom uma caixa de seis velocidades. A condução em estrada é suave, de qualquerforma, onde o Golf Cabrio mostra todos os seus atributos é numa boa estrada àbeira mar.
O Golf Cabrio tem um preço muito competitivo quando comparado, por exemplo,com o VW Eos ou o Peugeot 308 CC. O carro que vê nas imagens custa 32. 370euros.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras