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Motores: Ao volante do citadino Nissan Micra

Um modelo que soube adaptar-se ao passar dos anos e que continua a ser uma proposta muito válida para quem procura um automóvel para a cidade.

18 de novembro de 2011, 00:54

Com quase 30 anos de vida e mais de 5,65 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, o Nissan Micra entra numa nova etapa da sua vida e continua a ser um caso de sucesso. Tal como os seus antecessores, o novo Micra continua a estar muito bem equipado de série e introduz vários equipamentos inovadores que tornam a condução em cidade, o seu habitat natural, mais prática e menos exigente. A gama segue o alinhamento de versões já familiar da Nissan, começando com a Visia, avançando para a Acenta e terminando na versão de topo Tekna, aquela que tivemos oportunidade de ensaiar.
Exteriormente, esta versão pode ser identificada pelos rebordos cromados nas entradas de ar inferiores, pelos faróis de nevoeiro dianteiros e pelas jantes de liga leve de 15 polegadas. Comum a todas as versões é um completo pacote de equipamento de segurança ativa e passiva. Para além do sistema ESP de série, o Micra possui airbags dianteiros, laterais e de cortina, sistemas de retenção para a cabeça na traseira e travões anti-bloqueio. O bloqueio automático das portas sensível à velocidade também está disponível de série, assim como o computador de bordo e os vidros dianteiros elétricos.

Os modelos Tekna estão dotados do Nissan Connect, um conjunto completamente integrado de informação e entretenimento que incorpora a navegação por satélite com ecrã tátil, através de um ecrã a cores de cinco polegadas, o sistema Bluetooth para conectividade com telemóvel e transmissão de áudio através de equipamento adequado, entradas Aux-in e USB, e um sistema de seis altifalantes.

Também de série são os faróis e limpa pára-brisas automáticos e os retrovisores elétricos rebatíveis ligados ao sistema opcional da Chave Inteligente, algo ainda raro no segmento dos citadinos. Inovador nesta classe é também o sistema de Assistência ao Estacionamento (PSM), que ajuda o condutor a perceber se um lugar de estacionamento é suficientemente grande para o carro. Ao abrandar junto ao lugar, o condutor activa o PSM pressionando um botão no painel e acionando em seguida o indicador de direção apropriado para indicar ao sistema qual o lado do veículo que este deve verificar. O Micra é o único automóvel na sua classe a disponibilizar o PSM.

Entre os equipamentos opcionais, um dos mais populares é certamente o tejadilho em vidro a cobrir toda a dianteira do veículo.
Motores
O novo Micra está disponível com dois motores e duas transmissões distintas. As motorizações são apenas a gasolina, assentando no novo bloco de 1.2 litros de três cilindros, disponível com dois níveis de potência, conjugado com uma caixa manual de cinco velocidades ou com uma nova versão compacta da Transmissão de Variação Contínua (CVT) da Nissan.
No lançamento, a versão de entrada de 80 cv irá emite apenas 115 g/km de CO. Valores que, no entanto, não deixam de ser superados pela segunda versão do motor. Esta unidade de 98 cv apresenta uma redução nas emissões de CO2 para  95g/km. Ambas as versões deste motor possuem 1.198 cc.
A transmissão de base em ambas as versões é uma caixa manual de cinco velocidades, mas o novo Micra também está disponível com uma caixa CVT.
O novo Micra atinge uma velocidade máxima de 160 Km/h e apresenta consumos na ordem dos 5,4 l/100 Km (ciclo combinado).
Design interior
Mal nos sentamos ao volante percebemos que o novo Micra é um automóvel com estilo. Exemplo disso é a consola, que se assemelha ao painel de instrumentos circular, apresentando um porta-luvas com forma similar na frente do passageiro. Os instrumentos são de leitura fácil.

Graças a uma distância entre eixos ligeiramente superior, o espaço interior foi melhorado e tornou-se mais fácil entrar e sair do automóvel.

Estão disponíveis quatro esquemas de cor diferentes para o interior, de forma a complementar uma paleta de cores arrojada para o exterior. A cor preta está disponível nas três versões, a cinzenta nas versões Visia e Acenta, enquanto os esquemas de cor marcantes para o interior em marfim e ameixa apenas estão disponíveis nas versões Tekna.

Preços:
1.2G (80CV) Visia - desde 11.990,00 €

1.2G (80CV) Acenta - desde 13.890,00 €

1.2G (80CV) Tekna Premium - desde 15.690,00 €

1.2G DIG-S (98CV) Visia - desde 13.990,00 €

1.2G DIG-S (98CV) Acenta - desde 14.890,00 €

1.2G DIG-S (98CV) Tekna Premium - desde 16.690,00 €

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