Nas Bancas

1.jpg

CARAS Motores: Ford apresenta o Evos Concept no Salão Automóvel de Frankfurt

Um espetacular 'concept car' de quatro portas e quatro lugares faz a antevisão da nova linguagem global de design da marca.

Pedro Amante
2 de setembro de 2011, 01:33

FOTOS: Ford


Fazendo a sua estreia global no Salão Automóvel de Frankfurt, que abre ao público no próximo dia 15 de Setembro, o Ford Evos Concept representa a última expressão da linguagem global de design da Ford e explora as teccnologias-chave de veículos e motorizações para o futuro. "Com o seu convincente design e tecnologia inovadora, este é uma demonstração clara da nossa visão para a marca Ford. Não será nunca um carro que irá andar nas estradas, mas as próximas gerações de produtos Ford em todo o mundo irão exibir muitas das ideias de design marcantes e tecnologias avançadas que este concept encerra", explica Derrick Kuzak, vice-presidente do grupo de desenvolvimento global de produto da Ford.

A equipa global da Ford para a Pesquisa e Inovação, liderada pelo Paul Mascarenas, foi encarregue de construir o Evos Concept como uma experiência tecnológica tão visionária quanto o design. O resultado é o indício de como a Ford pretende dar continuidade a inovações como o sistema de conectividade a bordo SYNC. A experiência tecnológica do 'concept' abarca uma nova geração de alertas e de interacção com o condutor que se encontra em desenvolvimento nos laboratórios de Pesquisa e Inovação da Ford. Uma conectividade fluida entre o veículo e a 'nuvem' de informações pessoais do condutor está no cerne das suas capacidades. "As possibilidades são fascinantes quando exploramos a interacção da comunicação entre casa, escritório e o carro, acedendo à informação pessoal do condutor," acrescentou Mascarenas.

A partir da informação existente na 'nuvem', o veículo pode proporcionar o mesmo estilo de ligação que o condutor dispõe em casa ou no escritório. O carro conhece o condutor e adapta automaticamente os controlos de manuseamento, direcção e motor para proporcionar uma experiência de condução excepcionalmente dinâmica.

Actualmente os produtos Ford disponibilizam muitas opções de personalização aos seus clientes, mas a conectividade em 'nuvem' permitirá aos veículos Ford no futuro levar esta experiência para o nível seguinte. Desenhado a partir de um conhecimento detalhado das preferências do condutor e dos seus hábitos de condução, o Ford Evos Concept combina esta informação pessoal com dados adicionais a partir da 'nuvem', como por exemplo o horário de trabalho do condutor, trânsito local ou condições meteorológicas. Pode, por exemplo, pôr a tocar automaticamente a mesma música ou noticiário que estava a ouvir em casa, ou aquecer/arrefecer o interior à temperatura ideal antes do condutor entrar no carro e sem ter de o solicitar, bastando para tal que preveja a hora de saída na sua agenda. Comunicando com os equipamentos dentro de casa por tecnologia sem fios, pode fechar o portão da garagem e desligar as luzes automaticamente assim que sair para o exterior.



Motorização híbrida optimizada via 'nuvem'

Completando a visão para o Ford Evos Concept está a motorização híbrida 'plug-in' (PHEV) com baterias de iões de lítio de última geração, disponibilizando a mesma economia de combustível e desempenho do Ford C-MAX Energi, cuja introdução no mercado norte-americano está prevista para 2012 e na Europa em 2013.


A arquitectura híbrida de 'separação de energia' da Ford permite que o motor eléctrico e o de gasolina trabalhem em conjunto ou em separado para maximizar a eficiência.



Construído para o condutor

Reflectindo o espírito divertido de conduzir do seu design exterior, o interior do Ford Evos Concept é construído para o condutor. Um cockpit estilizado e inovador promete novos patamares de prazer de condução e interacção do condutor. A arquitectura interior encerra superfícies limpas e simples, com um painel superior de instrumentos esguio, de carácter atlético e musculado. Este 'concept' integra um assento do condutor em encarnado e uma visão de interacção do condutor sem precedentes, através de um avançado interface. Os dois passageiros traseiros obtém igualmente uma experiência especial, com ecrãs dedicados, sensíveis ao toque, que lhes permite interagir com o veículo e ajustar individualmente os assentos desportivos.



Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras