Nas Bancas

users_0_10_volvo-v60-2d47.jpg

Volvo

Volvo V60 - A carrinha desportiva

A sucessora das carrinhas 'best-sellers' V40 e V50 chegou a Portugal no início de 2011.

Luís Cáceres
1 de abril de 2011, 22:53

A Volvo V60 chega após a introdução no mercado da berlina S60. Estima-se que cerca de 90 por cento da produção anual da V60 (aproximadamente 50.000 unidades) tenha como destino compradores europeus. A V60 compete no segmento das carrinhas premium onde alinham a BMW Série 3, Mercedes Classe C Station e a Audi A4 Avant. A imprensa especializada "teima" em não incluir a V60 no campeonato das carrinhas da armada alemã. É verdade que o espaço para os passageiros dos lugares traseiros não é referencial, em boa parte devido ao enorme túnel central que dificulta bastante a posição das pernas para quem viaja no lugar central. Atenção que a V60 não é a única carrinha deste segmento a padecer deste mal. A capacidade da bagageira é que podia ser melhor. A mala não ultrapassa os 430 litros.

Na nossa opinião, a carrinha construída na unidade de produção da Volvo Cars, em Torslanda, na Suécia, até pode perder nestes dois capítulos mas, destaca-se na relação preço/equipamento, oferece uma decoração moderna, a escolha e a montagem dos materiais revela bom gosto.

Nota muito positiva para a insonorização e para a forma suave e previsível como esta carrinha enfrenta a estrada. É sem dúvida uma das carrinhas mais confortáveis do segmento. Apenas a Citroën C5, quando equipada opcionalmente com a suspensão pneumática, consegue competir com a Volvo V60 neste capítulo.

O motor diesel 2.0 D3 de 163 CV de potência surpreende pela disponibilidade com que liberta o binário de 400 Newton Metros a partir das 1.400 rotações. Tal como o modelo sedan S60, a nova carrinha evidencia um claro enfoque no condutor, tornando-a a companheira ideal para quem gosta de uma condução mais desportiva sem abdicar do conforto e da segurança.

O equipamento de segurança e a inovação tecnológica estão bem presentes na V60. Destacamos o sistema de deteção de peões com travagem automática. Através deste sistema é possível detetar peões que se atravessem na frente do veículo, alertar então o condutor da sua presença e aplicar automaticamente a máxima potência de travagem se o condutor não reagir a tempo. Um pack de complementos oferece ao comprador da V60 a oportunidade dar reforçar ainda mais a atitude desportiva. Disponível na gama de acessórios, o pack de opcionais inclui embaladeiras laterais, tubos de escape especiais e jantes de 18 polegadas exclusivas.



A versão mais barata da Volvo V60 custa 38.132 euros, no caso a unidade 1.6 GTDI a gasolina de 180 CV. Depois, temos a primeira unidade diesel com o motor 2.0 D3 de 163 CV com o nível de equipamento Kinetic por 39.270 euros. A carrinha que conduzimos e que mostramos nas imagens está munida do motor D3 de 163 CV com o nível de equipamento Momentum e vale 41.446 euros. A diferença está no equipamento que oferece.

A Volvo vai apresentar no Salão de Genebra, em março, uma versão híbrida plug-in da V60. A mecânica assenta no motor diesel D5, de 215 CV, e um elétrico de 70 CV, que se alimenta da energia armazenada na bateria de iões de lítio, que pode ser carregada numa tomada elétrica. A sua chegada ao mercado está prevista para meados do próximo ano.

 Volvo V60 - A carrinha desportiva
CARAS

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras