Nas Bancas

CARAS MOTORES: Mundial de Fórmula 1 tem início no próximo fim de semana na Austrália

O pelotão mais rápido do Mundo está pronto para mais uma temporada de altas rotações. A primeira corrida realiza-se no próximo domingo, na pista de Albert Park, em Melbourne

Luís Cáceres
24 de março de 2011, 17:26

A instabilidade política no Médio Oriente obrigou a FIA - Federação Internacional do Automóvel a adiar a primeira corrida do ano que estava agendada para o Bahrein. Desta forma, o Mundial de Fórmula 1 tem início no dia 27 de março na Austrália.

O traçado semi-citadino de Melbourne costuma proporcionar corridas emotivas. O circuito é utilizado apenas uma vez por ano, as escapatórias são reduzidas e o mínimo erro de condução costuma ditar o abandono da corrida.

A equipa de Reb Bull Racing é apontada como a grande favorita. Sebastian Vettel e Mark Webber têm como principais rivais os pilotos da Ferrari, Fernando Alonso e Felipe Massa, e os McLaren de Lewis Hamilton e Jenson Button. A correr por fora, a julgar pelos tempos em pista conseguidos nos testes oficiais de pré-época em Barcelona, estão os Mercedes de Michael Schumacher e Nico Rosberg, além dos Renault tripulados por Nick Heidfeld e Vitaly Petrov.

As principais novidades no regulamento para a temporada que agora se inicia são as seguintes: o regresso do KERS - Sistema de recuperação de Energia Cinética que acumula energia e a liberta via motor elétrico, a introdução de asas móveis na traseira dos monolugares com zonas de utilização predefinidas nas corridas e a utilização dos novos pneus Pirelli. A utilização das asas traseiras ajustáveis promete bastante controvérsia. A utilização destes apêndices aerodinâmicos tem como vantagem facilitar as ultrapassagens, sobretudo nas pistas mais estreitas ou nos traçados mais técnicos, entre muros. O problema é que as zonas de utilização estão predefinidas e os pilotos que estão a ser "atacados" não podem acionar o sistema, logo vão retardar ao máximo a mudança de trajetória, optando por manobras mais bruscas, aumentando o risco de acidente.

A edição de 2011 do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 tem um total de 19 provas agendadas.

O Grande Prémio da Austrália tem transmissão na SportTV, a partir das sete horas da manhã do próximo domingo, 27 de março, na Sport TV 1 e HD.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras