Nas Bancas

users_308_30831_audi-a6-caras-9462.jpg

Ao volante do Audi A1

O novo automóvel compacto da Audi é divertido de conduzir e reúne todas as virtudes da marca dos quatro anéis em menos de quatro metros de comprimento

Luís Cáceres
16 de novembro de 2010, 12:56

Na minha opinião existem duas qualidades fundamentais a destacar neste automóvel. A agilidade e a qualidade de construção. Mas não só! O A1 conquista pelo estilo e também ao oferecer um preço competitivo para a maioria das versões. É certo que não é um carro familiar, espaçoso, mas também não é essa a sua principal vocação. O Audi A1 está disponível com um preço a partir de 19.230 euros nas versões a gasolina (A1 1.2 TFSI Advance) e de 22.980 euros nas variantes diesel (A1 1.6 TDI Advance). Um preço muito interessante para um carro de estilo que tem como principais concorrentes o Alfa Romeo Mito, o Citroën DS3 e o Mini.

Ao volante do Audi A1

O Audi A1 é um verdadeiro veículo urbano com um caráter desportivo. É um carro Premium e esse elemento está presente na qualidade dos materiais. As maiores lacunas, como seria de esperar, são o espaço para os passageiros dos lugares traseiros e uma bagageira limitada a 270 litros.

O desenho moderno identifica-o de imediato como um membro da família Audi. A parte dianteira com a grelha Singleframe define o seu estilo. O interior do A1 evidência semelhanças com a asa de um avião, com quatro ventiladores redondos que fazem recordar as turbinas de um reator. A Audi oferece nesta fase de lançamento Os níveis de equipamento Advance e Sport.

Ao volante do Audi A1

A oferta dos sistemas de entretenimento e multimédia foram herdados do segmento superior. Destaque para o sistema de navegação MMI plus que baseado no sistema utilizado no porta-estandarte da marca, o Audi A8, do qual herda tanto o monitor retrátil no tablier como a unidade de comando com lógica de manuseamento MMI.

O pacote Connectivity, que inclui o auto-rádio Concert com pré-instalação do sistema de navegação, oferece a possibilidade de montar posteriormente um sistema de navegação com visualização de mapas.


Ao volante do Audi A1

Fiquei surpreendido pela positiva com a agilidade do pequeno A1. Tanto em percursos urbanos como em estrada ou em autoestrada, o jovem A1 proporciona um grande prazer de condução, graças à regulação desportiva das suspensões, à repartição do peso entre eixos e a uma direção muito direta e precisa. Tem um comportamento desportivo e dá cabo das costas como acontece em alguns pequenos desportivos da nossa praça.

O programa eletrónico de estabilidade ESP com bloqueio eletrónico do diferencial desportivo XDS, incluído no equipamento de série de todas as versões, aumenta a tração e a segurança em andamento.

Ao volante do Audi A1

A Audi optou por iniciar a comercialização com quatro motorizações de quatro cilindros: dois a gasolina TFSI e outros dois diesel TDI. Todos os motores possuem injeção direta e regem-se pelo princípio do downsizing, substituindo a cilindrada pela sobrealimentação, diminuindo os consumos de combustível e aumentando a eficiência. As potências variam entre os 86 CV (63 kW) e os 122 CV (90 kW).

Ao volante do Audi A1

Conduzi a versão Sport com o motor 1.6 TDI de 105 CV da qual gostei bastante pela forma como oferece a potência e a reposta que necessitamos a cada passagem de caixa. Espero conduzir brevemente o bloco 1.6 TDI com 90 CV, que emite 99 gramas de CO2 por quilómetro, uma versão que deve chegar ao mercado português com um preço interessante. O sistema Start-Stop e o sistema de recuperação de energia nas travagens também aumentam a eficácia do Audi A1. Na versão 1.2 TFSI, um novo sistema de gestão da temperatura contribui também para a redução do consumo de combustível.

O Audi A1 está à venda com um preço que varia entre os 19.230 euros do 1.2 TFSI Advance com 86 CV e os 25.250 euros do 1.4 TFSI Sport S Tronic de 122 CV. A versão 1.6 TDI Sport de 105 CV é sem dúvida uma das mais interessantes. É o carro que vê nas fotos e custa 24.210 euros.

Ao volante do Audi A1
CARAS
Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras