Nas Bancas

users_308_30831_a4-caras5-00d7[1].jpg

Audi A4 Avant e A4 Allroad

Vestida de uma forma mais elegante a pensar nos dias de trabalho ou com roupa de fim de semana pronta a enfrentar os estradões de terra batida, a carrinha A4 não deixa ninguém indiferente

Luís Cáceres
5 de julho de 2010, 15:01

Ao longo de 15 anos de história, a A4 Avant esteve sempre entre as mais vendidas e tem como grandes rivais a BMW Série 3 e a Mercedes Classe C. A primeira geração Audi A4 fez a sua estreia em1994 e partilhava a plataforma com a Volkswagen Passat. Tinha um motor longitudinal e os clientes podiam optar entre comprar o automóvel com tração dianteira ou adquirir a versão de tração integral Quattro.

Audi A4 Avant e A4 Allroad

Tenho diversos amigos fãs deste modelo. Quem não ouviu falar das aventuras de portugueses que viajavam até à Alemanha para comprar automóveis em segunda mão. A maioria em bom estado, alguns com o chassis "queimado" do gelo, enfim... Alguns bons negócios, outros mais ou menos, e, em alguns casos, claro que existem exemplos de compatriotas nossos que caíram no conto do vigário e compraram viaturas importadas com os injetores entupidos, turbo danificado, enfim, problemas mecânicos que tanto podem acontecer nos importados como nos usados lusos. Uma das mais-valias da Audi é valor comercial dos seus modelos.

Audi A4 Avant e A4 Allroad

Os senhores da marca alemã percebem do negócio, a prova disso é que todas as atualizações estéticas e o lançamento de novos modelos acontecem sempre na altura certa. Não alteraram a famosa grelha frontal sem ter a certeza absoluta que a nova é mais bonita e consensual. Recordo-me bem das anteriores gerações deste modelo. A Avant com linhas mais arredondadas, a geração anterior, utilizada pela Seat no Exeo ST, e, para terminar, a atual. Fui aliás um dos sortudos que conduzi o atual A4 na apresentação internacional que aconteceu em Ibiza. A carrinha Audi A4 Avant que vê nas imagens esconde sob o capot um motor 2.0 TDI (136 CV), nos tempos que correm, acaba por ser a opção mais racional. O"feeling" de condução não deixa margem para grandes dúvidas. Estamos a bordo de uma carrinha "premium", requintada, segura, espaçosa (uma bagageira de 1.495 litros) e um comportamento em curva muito eficaz. A posição de condução é muito boa, o eixo dianteiro contribui para bom nível de aderência e a caixa de seis velocidades é extremamente precisa. Não posso deixar de referir que a direção assistida "servotronic" contribui bastante para a dinâmica da A4 Avant em estrada. Nesta versão, esta direção é um opcional e custa 250 euros.

Audi A4 Avant e A4 Allroad

A berlina mais acessível custa 35.105 euros. Refiro-me ao A4 1.8 TFSI de 120 CV a gasolina. A carrinha mais barata, com o mesmo motor, já custa 36.615 euros. No caso do A4 Avant que vê nas imagens o preço é de 39.575 euros. A versão 2.0 TDI continua a ser a preferida e neste caso tínhamos alguns opcionais que recomendo, para quem pode...está claro! A pintura metalizada custa 915 euros, o pacote Advance constituído pelo sistema de som com CD, computador de bordo, MMI de navegação, preparação para leitores de DVD no encosto dos bancos dianteiros e o sistema de som Bang & Olufsen. Este pacote Advance vale 1.800 euros.

Audi A4 Avant e A4 Allroad

Audi A4 allroad quattro 2.0 TDI (143 CV)Muitos leitores recordam-se certamente de ouvir falar de uma senhora chamada Michèle Mouton. Sim, a francesa que conduzia de uma forma endiabrada e deixava tudo e todos para trás! Mouton foi a única mulher a vencer uma etapa do Cameponato do Mundo de Rali (WRC), em Sanremo em 1981. Grande senhora, chegou mesmo a vencer o Rali de Portugal ao volante do seu Audi Quattro com a Fabrizia Pons como navegadora. O sistema Quattro de tração integral da Audi faz 30 anos e podemos encontrar a geração mais recente deste sistema no novo Audi RS5 com o seu fabuloso motor V8 e 444 CV de potência que possui o novo diferencial central que transmite a potência adequada a cada eixo conforme as necessidades de aderência.

Audi A4 Avant e A4 Allroad

Estaciono a A4 Avant "normal" e sento-me para alguns quilómetros ao volante da A4 Allroad 2.0 TDI de 143 CV. A direção é mais pesada, a robustez da carroçaria é notória e podemos escolher o modo de amortecimento ideal de acordo com a aventura que temos pela frente.

Audi A4 Avant e A4 Allroad

O espírito e vocação "off-road" respira-se, é algo presente a cada passagem de caixa. Uma maravilha! Na minha opinião o motor 2.0 TDI de 143 CV tem alguma dificuldade em"puxar" os 1.705 kg, mais uns cavalitos eram bem vindos. O sistema de tração integral Quattro contribui para que a A4 Allroad curve sobre carris. As recuperações podiam ser mais vigorosas. É claro que esta é a versão mais acessível, vale 46.000 euros e a Allroad com o bloco de 170 CV já custa 49.000 euros, são mais 3.000 euros mas são bem investidos.

Audi A4 Avant e A4 Allroad
Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras