Nas Bancas

João Espírito Santo

João Espírito Santo

Joaquim Norte de Sousa

'A rotina é boa e recomenda-se'

Por João Espírito Santo, da clínica Medical Art Center

João Espírito Santo
31 de julho de 2012, 23:11

Se há algo nas nossas vidas de que não devemos nunca prescindir são as rotinas. Em Medicina Dentária a rotina pode ser a diferença entre o tudo ou nada, ou seja, haver ou não haver uma solução rápida e eficaz. As vantagens são muitas, desde logo, evitar tratamentos mais demorados e, até, poupar muito em termos financeiros.
A palavra rotina ganhou má fama, mas que o diga quem já viveu situações difíceis e que sabe como é bom não ter as famosas dores de dentes, nem despesas imprevistas. Devemos estabelecer parâmetros idênticos aos da chamada medicina familiar. Uma boa forma de encarar e vencer a falta de vontade passa por estabelecer que sempre que vamos a uma consulta de rotina de medicina familiar, fazemos o mesmo com o médico dentista. Esta obrigação é para todos!
O tempo entre as visitas pode variar de pessoa para pessoa. Por convenção, o período de seis meses é o mais indicado, mas alguns fatores podem influenciar neste tempo. A realização de uma consulta medico-dentária periódica é mais importante e mais complexa do que muitos imaginam. Muitas outras doenças têm sintomas que aparecem primeiro na boca, havendo também sintomas que indicam problemas na boca, apesar de aparentemente não haver ligação.

O mau hálito e boca seca, dores nas costas e dores de cabeça podem esconder, ou para ser mais exacto, podem ter origem em doenças da boca.
Na consulta periódica o dentista vai analisar, entre outros aspectos, a presença de cáries, as gengivas, verificar o estado das próteses, analisar a língua, o palato (céu-da-boca), bochechas… 

Se necessário, o médico dentista ainda pode solicitar alguns exames complementares como radiografias, análises, assim como o médico de família. Por isso, não deixe de ir ao seu médico dentista periódicamente.
PARTICIPE NO PASSATEMPO SORRIA.PT E HABILITE-SE A TRATAMENTOS DENTÁRIOS

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras