Nas Bancas

João Espírito Santo

João Espírito Santo

Joaquim Norte de Sousa

'O que é e o que vale a higiene oral'

Por João Espírito Santo, da clínica Medical Art Center

João Espírito Santo
25 de julho de 2012, 13:27

Dentes bem lavados, já dizia a canção que embalava a pequenada antes de ir para a cama. Esta é uma grande verdade, mas esta regra é para todos e não pode ser esquecida. Tem que ser para toda a vida.

Mais tarde ou mais cedo, todos acabamos por ter problemas com os dentes, o segredo está em saber controlar e tratar convenientemente as situações. A higiene oral é indispensável, quase todas as doenças que afetam a nossa boca podem ser evitadas, ou, se preferirmos, atrasadas com uma boa rotina higiénica.
Não passa pela cabeça de ninguém praticar desporto e não tomar banho de seguida, com a nossa boca é o mesmo, só que pelo menos duas vezes ao dia. Ao lavarmos os dentes, para simplificar o conceito, estamos a remover as bactérias que se alojam sempre que comemos.

É importante reter uma série de conceitos: lavar obrigatoriamente antes de deitar, usar uma escova de cabeça macia para não ferir a gengiva, passar fio dentário (antes da escovagem), não devemos lavar a boca após a escovagem, mas sim cuspir o excesso de dentífrico; deste modo conseguimos prolongar a acção protectora.

A lavagem deve ser suave, lavando as laterais primeiro e a zona de mastigação depois. O uso de elixir deve ser recomendado pelo dentista, no mercado há muitos e nem todos têm a mesma função. A língua deve ser escovada suavemente detrás para a frente para se conseguir também um hálito mais fresco.
Além de tudo, não esquecer que uma boa escovagem demora entre 2 a 3 minutos. Estas são pequenas dicas que, parecendo simples, nos ajudam a ter aquele sorriso.
PARTICIPE NO PASSATEMPO SORRIA.PT E HABILITE-SE A TRATAMENTOS DENTÁRIOS

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras