Nas Bancas

users_0_15_19d087a4.jpg

Caras

Vitela com pesto

SUGESTÃO DO DIA

Melissa Tavanez
18 de maio de 2011, 12:18

1 kg de lombo de vitela
sal, pimenta preta e azeite

Para o caldo de carne:
1 kg de ossos de vaca
azeite
½ cebola
1 cenoura
1 alho-francês
1 l de vinho tinto

Para o molho:
2 dentes de alho
1 fio fino de vinagre de Jerez
½ copo de vinho tinto
sal

Para o pesto:
50 g de cenoura
50 g de pimento verde
50 g de pimento vermelho
50 g de cebola
50 g de alho-francês
50 g de abóbora
50 g de beringela
50 g de tomate
azeite, sal e açúcar q. b.
tomilho e orégãos frescos

Para o caldo:
Asse os ossos no forno. Numa caçarola, salteie em azeite todos os legumes picados. Junte os ossos já assados e cubra com o vinho. Reduza e cubra de novo, agora com água. Repita a operação três vezes. À terceira, deixe arrefecer. Já frio, coe e reserve. Entretanto, derreta 25 g de manteiga e misture com 25 g de farinha, desfazendo-a muito bem para não se formarem grumos. Reserve.

Molho:
Leve ao lume, numa frigideira grande de selar carne, os alhos e o vinagre e deixe cozinhar até reduzir. Junte o vinho tinto e deixe reduzir de novo. Deite metade do caldo que preparou e reduza. Coe para uma tigela e junte o preparado de farinha. Leve ao lume, mexendo, e retifique de sal.

Pesto:
Corte todos os legumes em pedaços miúdos, com exceção do tomate, e leve a refogar em azeite, pela ordem indicada. Cozinhe um pouco cada ingrediente antes de juntar o seguinte. Deite uma pitada de sal e mexa de vez em quando. Quando todos estiverem cozinhados, retifique o tempero, junte uma pitada de açúcar, o tomate e as ervas finamente cortados. Refogue até ficar no ponto. Reserve.

Lombo de vitela:
Limpe a carne e corte-a em quatro porções com uma espessura mínima de 3 cm. Tempere com sal e pimenta preta e sele a carne numa caçarola com azeite, em lume forte, até ficar bem dourada. Leve ao forno (180ºC) por alguns minutos, até ficar a gosto.

Preparação:
Enquanto a carne está no forno, aqueça o pesto e o molho. Num prato de servir, monte o pesto numa forma circular e junte a carne. Regue-a com o restante caldo. Acompanhe com puré.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras