Nas Bancas

users_0_15_fccaee17.jpg

Caras

Tarte "tatin"

SUGESTÃO DO DIA

Melissa Tavanez
15 de novembro de 2010, 12:33

100 g de manteiga
100 g de açúcar
1 kg de maçãs reinetas
massa folhada de compra

Cubra o fundo de uma frigideira de barro com a manteiga e o açúcar. Disponha por cima as maçãs descascadas e cortadas em gomos. Deixe alourar até o açúcar caramelizar. Entretanto, estenda a massa folhada sobre uma bancada de trabalho, de preferência em mármore. Cubra as maçãs com uma camada de massa e faça um buraco ao centro para facilitar a saída do vapor que se vai formando. Leve ao forno bem quente, a 230ºC, até a massa cozer e alourar. Leve a frigideira de novo ao lume para derreter o caramelo. Sirva a tarte desenformada, ficando as maçãs viradas para cima.

Origem da tarte 'tatin': Esta tarte teve origem em 1898, quando Stéphanie Tatin, do Hotel Tatin, França, se enganou a fazer uma tarde de maçã. Espalhou uma mistura de maçã, manteiga e açúcar numa forma e levou-a ao forno. Ao ver que faltava a massa por baixo, espalhou-a... por cima. Ao servir, virou a tarte no prato, pondo a maça caramelizada à vista.

*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras