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5 dicas para controlar a vontade de comer chocolate

Evitar os doces fará com que tenha uma dieta mais equilibrada e, consequentemente, uma vida mais saudável.

Redação CARAS
26 de outubro de 2014, 13:00

O chocolate é uma das grandes tentações, principalmente para as mulheres que querem perder peso ou simplesmente manter a linha. Veja aqui alguns truques para controlar a vontade repentina de ‘atacar’ a tablete de chocolate que tem na dispensa e, a longo prazo, conseguir perder os quilinhos a mais.
Não passe fome
A vontade de comer chocolate ou outros doces surge habitualmente depois de um longo período sem ingerir alimentos. Por isso, comer a cada 3 horas é essencial, como explica a nutricionista norte-americana Simone Gloger: “A dica para resistir a um chocolate é fazer refeições e lanches equilibrados a cada 3 horas. Todas as 5 refeições diárias devem ser ricas em proteínas, para que consiga depois resistir aos desejos. Uma boa ideia é levar os seus lanches prontos para o trabalho, para tê-los à disposição assim que a vontade de comer um doce aparecer”.
Pense positivo
Acredite que vai conseguir resistir às tentações e perder peso, só assim vai alcançar os seus objetivos. “As palavras têm muito poder. Se pensar que vai ser difícil resistir ao açúcar, acabará mesmo por ser. Mude o seu interior, deixe de pensar de forma negativa e convença-se de que é capaz. Só assim terá o controlo absoluto da sua dieta e da sua saúde. Acredite que é capaz”, afirma ainda a nutricionista.
A vontade de comer doces pode ser sinal de desidratação
Antes de ‘atacar’ o chocolate, pense no que o seu organismo realmente precisa. “As pessoas confundem sede com fome ou desejos. A vontade repentina que a pessoa tem de um chocolate é muitas vezes um sinal de desidratação. E para se hidratar tem de beber água e não sumos ou refrigerantes. Por isso é que quem bebe pouca água tem sempre mais vontade de comer doces”, explica Tamara Mello, da Academia de Nutrição e Dieta dos Estados Unidos.
Engane o desejo
Quando tiver muita vontade de comer chocolate opte por barrinhas de cereais saudáveis, sem chocolate, mas com um sabor adocicado, ou em águas com sabor a fruta, que também são doces. Se for muito difícil ou impossível resistir, coma um quadrado de chocolate amargo.
Não se sinta culpada/o
Tentou tudo para conseguir resistir e não conseguiu? Não se sinta culpada/o! “Se perdoar e ser simpático com os outros aumenta a autoestima e combate a depressão, além de libertar endorfina (substância que desperta a euforia e o bem-estar), também o chocolate tem esse efeito. Depois de ceder à tentação, faça refeições saudáveis para compensar. A refeição seguinte deve ter fibras, frutas, legumes, cereais e também fontes de proteína magra que vão ajudá-lo a sentir-se satisfeito”, conclui Tamara Mello.


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