Nas Bancas

A escolha de… Ricardo Ribeiro

Fadista de corpo e alma, tem uma voz única, cheia de tradição e rebeldia.

CARAS
30 de julho de 2017, 18:00

A prestigiada revista Songlines refere-se a Ricardo Ribeiro, de 35 anos, como a “melhor voz masculina de fado da sua geração”. Pela segunda vez nomeado para o prémio Melhor Artista do Ano – dois anos depois de ter dado nas vistas com Largo da Memória –, o fadista tem vindo a consolidar a sua carreira e o mais recente Hoje é assim, amanhã não sei é disso um bom exemplo. Atualmente, o fadista encontra-se em digressão mundial com o quinto álbum. Há quem lhe chame “purista”, ele não se importa. Fadista de corpo e alma, tem uma voz única, cheia de tradição e rebeldia.
CONCERTO: Vicente Amigo
Vi-o no Coliseu dos Recreios em 2013 e fiquei rendido, do início ao fim do concerto. O Vicente Amigo é um guitarrista muito criativo e emocionante.
RESTAURANTE: Versículo do Faia
Este é um dos assuntos de que mais gosto. No Versículo do Faia, mas também n’ O Farta Brutos e n’ Os Severianos servem bem comida portuguesa de qualidade.
VIAGEM: Líbano
Esta escolha é difícil, mas elejo o Líbano. É uma terra mágica que me tocou. Baalbek e Biblos são cidades lindas. Gostei das pessoas, parecia que estava em Portugal. Também gosto muito da Noruega e da beleza das suas paisagens.
LIVRO: ”O Olho e o Espírito”
São tantos os livros que me fascinam que é difícil dizer qual o meu preferido. Mas ando enamorado deste, de Maurice Merleau-Ponty. Tem a ver com a filosofia da pintura, aquilo que vemos ou pensamos que vemos e como tudo pode mudar se, por exemplo, a luz for alterada. Tudo obedece à mecânica das coisas.
BAR: Umbar
Fica no Estoril e tem um pormenor excelente: a música não atrapalha a conversa, nem a conversa atrapalha a música.
CD: ”Potro de Rabia y Miel”
É um disco fundamental que reúne Paco de Lucía e Camaron de la Isla. Um álbum muito inspirador onde se sente uma arte profunda e mágica, a arte flamenca.
FILME: ”Um Método Perigoso”
Este filme de David Cronenberg é um dos meus preferidos, porque aborda o tema da psicanálise. Do elenco fazem parte Keira Knightley, Michael Fassbender e Viggo Mortensen, que foi nomeado para o Globo de Ouro de Melhor Ator Secundário por este papel.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras