Nas Bancas

Manuel Gião

Manuel Gião

João Lima

A escolha de... Manuel Gião

Os ‘hobbies’ e preferências culturais e de lazer do piloto, de 43 anos, refletem a sua experiência de três décadas no mundo do automobilismo.

CARAS
29 de março de 2015, 20:00

Manuel Gião começou cedo a correr em karts, tendo sido quatro vezes Campeão Nacional e vencido uma vez a Taça de Portugal. Mais tarde, estreou-se nos automóveis na categoria Fórmula Ford. Com várias vitórias no percurso, o piloto passou por outras importantes competições, entre as quais o Campeonato Europeu de Fórmula Opel, a Super Formula, o World Series e a Fórmu­la 3000 Italiana. Em 2004 mudou-se para as competições GT, nas quais conquistou vários títulos ao longo dos anos, tornando-se o piloto com mais vitórias de sempre neste campeonato. Casado e com dois filhos, Manuel Gião conquistou recentemente o título de Vice-Cam­peão da Seat Leon Eurocup.
A Cidade – Lisboa
Vivi muitos anos fora de Portugal e aproveitei para conhecer muitas cidades. Confesso que, até agora, não encontrei nenhuma tão bonita como Lisboa, que fica perto do rio e do mar, tem muita luz, história e cultura. Não a troco por nenhuma.
O Filme -
“Gladiador”
Já tem uns anos, mas é um filme que me inspira, pela coragem e espírito guerreiro. É um filme que tenho bem guardado em casa e ao qual recorro quando tenho desafios importantes na minha profissão.
O Circuito -
Spa Francochamps
Sou um piloto privilegiado pois, ao longo da minha carreira, tive oportunidade de competir nos melhores circuitos de todo o mundo. Tenho preferência pelos circuitos com curvas rápidas, gosto muito do Autódromo do Estoril, mas retirava-lhe a curva que se chama ‘nova variante’ e trocava-a pela famosa ‘curva do tanque’. O que mais gosto é o Spa Francochamps, na Bélgica, por ser mais desafiante!
O Livro -
“O Amor nos Tempos de Cólera“
Pela magia das palavras do autor, Gabriel García Márquez.
O Restaurante -
La Orza
Tenho vários amigos com excelentes restaurantes em Portugal e, não querendo ferir suscetibilidades, escolho um além-fronteiras. Fica em Valência, perto do Circuito de Velocidade. O dono, o Sr. Angel, é também o chef de cozinha, e os pratos do dia só são escritos na lista depois de ele chegar da montanha e da praça, por volta das 11h00. Uma vez vi-o chegar carregado de sacos e um molho de espargos no bolso da camisa! Virou-se para mim e disse “não saias daí que vou fazer uns revueltos com estes espargos que nunca mais te vais esquecer!” O que, de facto, se confirmou.
O ‘Hobby’ –
Desporto
Pratico natação, gosto das aulas de Spartans e Bosu, ando de bicicleta, faço enduro de moto e esqui aquático na Sertã, mas o favorito dos favoritos é o karting.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras